LEI Nº 11.416, DE 15 DE DEZEMBRO DE 2006

Description

LEI Nº 11.416, DE 15 DE DEZEMBRO DE 2006 Dispõe sobre as Carreiras dos Servidores do Poder Judiciário da União; revoga as Leis nos 9.421, de 24 de dezembro de 1996, 10.475, de 27 de junho de 2002, 10.417, de 5 de abril de 2002, e 10.944, de 16 de setembro de 2004; e dá outras providências.
Bruna_ Concursada
Mind Map by Bruna_ Concursada, updated more than 1 year ago
Bruna_ Concursada
Created by Bruna_ Concursada over 5 years ago
12
0

Resource summary

LEI Nº 11.416, DE 15 DE DEZEMBRO DE 2006
  1. DISPOSIÇÕES GERAIS (ART. 1º ao 6º)
    1. Art. 1o As Carreiras dos Servidores dos Quadros de Pessoal do Poder Judiciário da União passam a ser regidas por esta Lei.
      1. Art. 2o Os Quadros de Pessoal efetivo do Poder Judiciário são compostos pelas seguintes Carreiras, constituídas pelos respectivos cargos de provimento efetivo:
        1. Analista Judiciário;
          1. atividades de planejamento; organização; coordenação; supervisão técnica; assessoramento; estudo; pesquisa; elaboração de laudos, pareceres ou informações e execução de tarefas de elevado grau de complexidade;
            1. Analista Judiciário - área judiciária cujas atribuições estejam relacionadas com a execução de mandados e atos processuais de natureza externa, na forma estabelecida pela legislação processual civil, penal, trabalhista e demais leis especiais, serão enquadrados na especialidade de Oficial de Justiça Avaliador Federal.
              1. (Redação dada pela Lei nº 12.774, de 2012) - Altera a Lei no 11.416, de 15 de dezembro de 2006, que dispõe sobre as Carreiras dos Servidores do Poder Judiciário da União, fixa os valores de sua remuneração e dá outras providências.
              2. Analista Judiciário – área administrativa - cujas atribuições estejam relacionadas às funções de segurança são conferidas as denominações de Inspetor
              3. Técnico Judiciário;
                1. execução de tarefas de suporte técnico e administrativo;
                  1. Carreira de Técnico Judiciário – área administrativa cujas atribuições estejam relacionadas às funções de segurança são conferidas as denominações de Agente de Segurança Judiciária
                  2. Auxiliar Judiciário.
                    1. atividades básicas de apoio operacional.
                  3. Art. 3o Os cargos efetivos das Carreiras referidas no art. 2o desta Lei são estruturados em Classes e Padrões, na forma do Anexo I desta Lei, de acordo com as seguintes áreas de atividade
                    1. área judiciária
                      1. serviços realizados privativamente por bacharéis em Direito, abrangendo processamento de feitos, execução de mandados, análise e pesquisa de legislação, doutrina e jurisprudência nos vários ramos do Direito, bem como elaboração de pareceres jurídicos;
                      2. área de apoio especializado
                        1. serviços para a execução dos quais se exige dos titulares o devido registro no órgão fiscalizador do exercício da profissão ou o domínio de habilidades específicas, a critério da administração;
                        2. área administrativa
                          1. serviços relacionados com recursos humanos, material e patrimônio, licitações e contratos, orçamento e finanças, controle interno e auditoria, segurança e transporte e outras atividades complementares de apoio administrativo.
                          2. Parágrafo único. As áreas de que trata o caput deste artigo poderão ser classificadas em especialidades, quando forem necessárias formação especializada, por exigência legal, ou habilidades específicas para o exercício das atribuições do cargo.
                          3. Art. 5o Integram os Quadros de Pessoal dos órgãos do Poder Judiciário da União as Funções Comissionadas, escalonadas de FC-1 a FC-6, e os Cargos em Comissão, escalonados de CJ-1 a CJ-4, para o exercício de atribuições de direção, chefia e assessoramento.
                            1. Cada órgão destinará, no mínimo, 80% (oitenta por cento) do total das funções comissionadas para serem exercidas por servidores integrantes das Carreiras dos Quadros de Pessoal do Poder Judiciário da União
                              1. podendo designar-se para as restantes servidores ocupantes de cargos de provimento efetivo que não integrem essas carreiras ou que sejam titulares de empregos públicos, observados os requisitos de qualificação e de experiência previstos em regulamento.
                                1. § 2o As funções comissionadas de natureza gerencial serão exercidas preferencialmente por servidores com formação superior.
                                  1. funções comissionadas de natureza gerencial aquelas em que haja vínculo de subordinação e poder de decisão, especificados em regulamento, exigindo-se do titular participação em curso de desenvolvimento gerencial oferecido pelo órgão.
                                    1. § 4o Os servidores designados para o exercício de função comissionada de natureza gerencial que não tiverem participado de curso de desenvolvimento gerencial oferecido pelo órgão deverão fazê-lo no prazo de até um ano da publicação do ato, a fim de obterem a certificação.
                                      1. § 5o A participação dos titulares de funções comissionadas de que trata o § 4o deste artigo em cursos de desenvolvimento gerencial é obrigatória, a cada 2 (dois) anos, sob a responsabilidade dos respectivos órgãos do Poder Judiciário da União.
                                        1. § 6o Os critérios para o exercício de funções comissionadas de natureza não gerencial serão estabelecidos em regulamento.
                                          1. § 7o Pelo menos 50% (cinqüenta por cento) dos cargos em comissão, a que se refere o caput deste artigo, no âmbito de cada órgão do Poder Judiciário, serão destinados a servidores efetivos integrantes de seu quadro de pessoal, na forma prevista em regulamento.
                                            1. § 8o Para a investidura em cargos em comissão, ressalvadas as situações constituídas, será exigida formação superior, aplicando-se o disposto nos §§ 3o, 4o e 5o deste artigo quanto aos titulares de cargos em comissão de natureza gerencial.
                                            2. Art. 6o No âmbito da jurisdição de cada tribunal ou juízo é vedada a nomeação ou designação, para os cargos em comissão e funções comissionadas, de cônjuge, companheiro, parente ou afim, em linha reta ou colateral, até o terceiro grau, inclusive, dos respectivos membros e juízes vinculados
                                              1. salvo a de ocupante de cargo de provimento efetivo das Carreiras dos Quadros de Pessoal do Poder Judiciário, caso em que a vedação é restrita à nomeação ou designação para servir perante o magistrado determinante da incompatibilidade.
                                            3. DO INGRESSO NA CARREIRA (ART. 7º e 8º)
                                              1. Art. 7o O ingresso em qualquer dos cargos de provimento efetivo das Carreiras dos Quadros de Pessoal do Poder Judiciário dar-se-á no primeiro padrão da classe “A” respectiva, após aprovação em concurso público, de provas ou de provas e títulos.
                                                1. Parágrafo único. Os órgãos do Poder Judiciário da União poderão incluir, como etapa do concurso público, programa de formação, de caráter eliminatório, classificatório ou eliminatório e classificatório.
                                                2. Art. 8o São requisitos de escolaridade para ingresso:
                                                  1. cargo de Analista Judiciário
                                                    1. curso de ensino superior, inclusive licenciatura plena, correlacionado com a especialidade, se for o caso;
                                                    2. cargo de Técnico Judiciário
                                                      1. curso de ensino médio, ou curso técnico equivalente, correlacionado com a especialidade, se for o caso;
                                                      2. cargo de Auxiliar Judiciário
                                                        1. curso de ensino fundamental.
                                                        2. Parágrafo único. Além dos requisitos previstos neste artigo, poderão ser exigidos formação especializada, experiência e registro profissional a serem definidos em regulamento e especificados em edital de concurso.
                                                      3. DO DESENVOLVIMENTO NA CARREIRA (ART. 9º e 10)
                                                        1. DA REMUNERAÇÃO (ART. 11 ao 33)
                                                          1. ANEXO I – CARREIRAS DOS QUADROS DE PESSOAL DO PODER JUDICIÁRIO DA UNIÃO
                                                            Show full summary Hide full summary

                                                            Similar

                                                            Repartição Constitucional de Competências
                                                            Washington Brusgui
                                                            Órgãos do Poder Judiciário
                                                            Dito Póvoa
                                                            QUIZ - CONJUNTOS
                                                            Clean Maria Reis
                                                            Competências STF , STJ e TRFs
                                                            Carolina Duboc
                                                            Poder Judiciário
                                                            Raquel Ribeiro
                                                            Jurisdição
                                                            Edson Aparecido
                                                            Probabilidade
                                                            Yan de Castro
                                                            Sistema Politico Brasileiro
                                                            francisco leal
                                                            Competência Art. 21
                                                            jose roberto amorim junior
                                                            Programa de Direito Constitucional
                                                            Carolina Paniz