Geografia

Description

Matérias
Rafael  Alvim
Mind Map by Rafael Alvim, updated more than 1 year ago
Rafael  Alvim
Created by Rafael Alvim over 9 years ago
40
1

Resource summary

Geografia
  1. Localizando-se no Espaço
    1. Orientação e localização: coordenadas geográficas e fusos horários e cartografia: a cartografia e as visões de mundo, as várias formas de representação da superfície terrestre, projeções cartográficas, escalas e convenções cartográficas.
    2. O Espaço Natural
      1. Estrutura e dinâmica da Terra: evolução geológica, deriva continental, placas tectônicas, dinâmica da crosta terrestre, tectonismo, vulcanismo, intemperismo, tipos de rochas e solos, formas de relevo e recursos minerais; As superfícies líquidas: oceanos e mares, hidrografia, correntes marinhas; Tipos e influência sobre o clima e a atividade econômica, utilização dos recursos hídricos e situações hidroconflitivas; A dinâmica da atmosfera: camadas e suas características, composição e principais anomalias, El Niño, La Niña, buraco na camada de ozônio e aquecimento global: elementos e fatores do clima e os tipos climáticos; Os domínios naturais: distribuição da vegetação e características gerais das grandes paisagens naturais; e Impactos ambientais: poluição atmosférica, erosão, assoreamento, poluição dos recursos hídricos e a questão da biodiversidade.
      2. O Espaço Político e Econômico
        1. indústria: o processo de industrialização, primeira, segunda e terceira revolução industrial, tipos de indústria, a concentração e a dispersão industrial, os conglomerados transnacionais, os novos fatores de localização industrial, as fontes de energia e a questão energética, impactos ambientais; Agropecuária: sistemas agrícolas, estrutura agrária, uso da terra, agricultura e meio ambiente, produção agropecuária, comércio mundial de alimentos e a questão da fome; Globalização e circulação: os fluxos financeiros, transportes, os fluxos de informação, o meio tecnocientífico-informacional, comércio mundial, blocos econômicos e as migrações internacionais; e 30, A Divisão Internacional do Trabalho (DIT) e as trocas desiguais; poder global.
        2. O Espaço Humano:
          1. Demografia: teorias demográficas, estrutura da população, crescimento demográfico; transição demográfica e migrações; Urbanização: processo de urbanização, espaço urbano e problemas urbanos; e Principais indicadores socieconômicos
            Show full summary Hide full summary

            Similar

            Períodos geológicos
            Alessandra S.
            Projeto Med 2015: História e Geografia
            elisacoltro
            O Clima - Geografia
            GoConqr suporte .
            Simulado Geografia
            Marina Faria
            Geografia do Brasil
            JOISSE DE OLIVEIRA
            Geografia - Mapa do Brasil
            GoConqr suporte .
            Blocos econômicos
            Ighor Ferreira
            CLIMA GEOGRAFIA
            Alice Sousa
            Revolução Industrial século XVIIl e XIX
            izabelamendeslop
            Geografia- ENERGIA
            jpedrohenriques
            Geografia - Cartografia
            Jessica Caroline de Macedo