Citologia - Citoplasma (Hialoplasma)

Description

Concursos Públicos Biologia Mind Map on Citologia - Citoplasma (Hialoplasma), created by Lucas Oliveira on 13/02/2019.
Lucas Oliveira
Mind Map by Lucas Oliveira, updated more than 1 year ago
Lucas Oliveira
Created by Lucas Oliveira about 5 years ago
172
1

Resource summary

Citologia - Citoplasma (Hialoplasma)
  1. No citoplasma ocorrem intensas reações químicas. La ocorre a síntese, armazenamento e o transporte de macromoléculas. O citoplasmas também é responsável pelo movimento das células, e é nele que ocorre a produção de energia para as células.
    1. COMPOSIÇÃO DO CITOPLASMA
      1. CITOSOL
        1. É uma mistura formada por água, proteínas, aminoácidos, açúcares, ácidos nucleicos e íons minerais presentes em todas as células. É o local onde ocorre muitas reações do metabolismo celular.
        2. ORGANELAS CITOPLASMÁTICAS
          1. São estruturas membranosas ou não, que realizam funções necessárias à manutenção da célula
            1. RIBOSSOMOS
              1. Não possuem uma membrana lipoproteica. Fazem a fabricação de proteínas para uso interno da célula. Obs: É a única organela presente tanto em células Eucariontes quanto nas Procariontes.
              2. RITÍCULO ENDOPLASMÁTICO GRANULOSO (RUGOSO)
                1. É um conjunto de tubos e bolsas com ribossomos aderidos. Ele também é responsável pela síntese de proteínas que geralmente são enviadas para fora da célula
                2. RETÍCULO ENDOPLASMÁTICO AGRANULOSO (LISO)
                  1. Conjunto de bolsas e tubos que fabricam lipídeos e são responsáveis pela desintoxicação alimentar, ou seja, boa parte daquilo que é tóxico para a célula, vai ser metabolizado dentro do retículo endoplasmático agranuloso.
                  2. COMPLEXO GOLGIENSE
                    1. Conjunto de bolsas achatadas umas sobre as outras, chamadas de sisternas, que são responsáveis pela sacreção celular, ou seja, enviam coisas úteis para fora da célula, geralmente proteínas que estão vindo do retículo endoplasmático granuloso. Ela também é responsável por formar o acrossomo do espermatozóide (Cabeça) que vai ajuda-lo a penetrar no óvulo da fêmea. Além disso, atua na síntese de alguns carboidratos, principalmente polissacarídeos, que tem uma estrutura física maior.
                    2. LISOSSOMOS
                      1. São bolsas com enzimas dentro que fazem a digestão intracelular. Digerir algo que veio de fora Heterofagia, digerir algo de dentro da célula Autofagia.
                      2. PEROXISSOMO
                        1. Eles tem um enzima dentro deles chamada de catalase, responsável pela quebra da água oxigenada (Peroxido de Hidrogênio - H2O2).
                        2. MITOCONDRIAS
                          1. São organelas com uma dupla membrana que possuem ribossomos e DNA próprio. Elas fabricam suas proteínas. Sua função é respiração celular, ou seja, fabricam ATP.
                          2. CLOROPLASTOS
                            1. Não estão presentes em todas as células eucariontes, somente são encontradas em células vegetais e células de algas. Eles também possuem os próprios ribossomos e DNA, e tem membrana dupla. Dentro deles tem alguns pigmentos, por exemplo: A clorofila. A função dos cloroplastos é fazer clorofila.
                            2. CENTRIOLOS
                              1. São organelas não membranosas presentes nas células eucariontes por microtúbulos, e que estão envolvidos no processo de divisão celular, formando as fibras do fuso, e também são responsáveis pela formação dos cílios e flagelos que por sua vez atuam na locomoção. Não está presente em alguns protistas e não estão presentes em vegetais superiores (Angiospermas e Gimnospermas)
                              2. NÚCLEO
                                1. A função do núcleo e abrigar material genético. É dentro dele que encontramos a maior parte do material genético, o DNA. O núcleo funciona como um centro de comando da célula, e é ele quem vai controlar o metabolismo celular. Nele é feita a fabricação de ácidos nucleicos como é o caso do RNA, RNA mensageiro, RNA ribossômico e o DNA que precisa ser fabricado para que a célula possa se dividir. Quando o núcleo está em uma célula que não está fazendo divisão celular, ele vai ter 4 estruturas básicas: A CARIOTÉCA, O NUCLEOPASMA, A CROMATINA E O NUCLEOLO.
                                  1. CARIOTÉCA
                                    1. Também conhecida como envelope nuclear ou envoltório. Tem como função revestir e selecionar as substâncias que entram e saem do núcleo. Quem tem cariotéca é classificado como Eucarionte. E formada por duas camadas de membranas lipoproteicas.
                                    2. NUCLEOPLASMA
                                      1. Liquido encontrado dentro do núcleo.
                                      2. CROMATINA
                                        1. A cromatina é o dirigente da célula, pois e nela que se encontra o DNA com as informações necessárias ao funcionamento celular. Ela é formada pelo conjunto de filamentos formados por DNA e proteínas (Histonas)
                                        2. NUCLÉOLOS
                                          1. São estruturas esféricas não membranosas, esponjosas. E no núcleo que é feita a formação dos ribossomos que fazem a fabricação de proteína no citoplasma da célula. E formado por moléculas de RNA ribossômicos.
                                  2. CITOESQUELETO
                                    1. É um conjunto de fibras e túbulos proteicos responsável pela sustentação e movimentação das organelas nas células EUCARIÓTICAS. É também responsável por manter o formato da célula. Existem 3 tipos de estruturas que formam o cito esqueleto.
                                      1. MICROFILAMENTOS
                                        1. São formados pela proteína Actina (Proteína altamente contrátil). Um dos processos mais importantes em que os microfilamentos estão envolvidos é num fenômeno chamado de CICLOSE; Que é uma movimentação citoplasmática para o reposicionamento de organelas como por exemplo: Cloroplastos e as Mitocôndrias.
                                        2. FILAMENTOS INTERMEDIÁRIOS
                                          1. Formam o esqueleto celular para fazer duas coisas dentro da célula, dar sustentação e principalmente, resistência a célula. A proteína que forma os filamentos Intermediários é chamada de Queratina. A queratina forma o citoesqueleto do tecido epitelial (Pele). Apenas células de organismos pluricelulares terão na composição do seu citoesqueleto celular os filamentos intermediários.
                                          2. MICROTÚBULOS
                                            1. São formados por uma proteína chamada de Tubulina. Esta proteína pode ser extremamente rígida, mas caso seja necessário, ela pode se tornar maleável através de um processo químico. São os microtúbulos que formam o citoesqueleto de alguns tipos celulares que dão a movimentação aos cílios e flagelos de células eucarióticas, além disso, são esses microtúbulos que participam na formação dos centríolos.
                                      Show full summary Hide full summary

                                      Similar

                                      Características
                                      Caroline Souto
                                      A Célula
                                      Nathalia - GoConqr
                                      Mitose
                                      Igor -
                                      Evolução Biológica: os mecanismos. A formação de novas espécies I
                                      Bruno Fernandes3682
                                      Quiz Sobre Genética
                                      Marerodrigues
                                      Glossário de Biologia
                                      GoConqr suporte .
                                      Sistema Respiratório - Biologia
                                      GoConqr suporte .
                                      Sistemas do Corpo Humano
                                      GoConqr suporte .
                                      2a Lei de Mendel
                                      Andrea Barreto M. Da Poça
                                      Reino Monera
                                      nathaliaires