Sistema Político de Atenas e Esparta

Description

Mapa Mental em Sistema Político de Atenas e Esparta, criado por Lorenzo Mores em 15-06-2019.
Lorenzo Mores
Mind Map by Lorenzo Mores, updated more than 1 year ago
Lorenzo Mores
Created by Lorenzo Mores almost 5 years ago
49
0

Resource summary

Sistema Político de Atenas e Esparta
  1. ESPARTA:
    1. A política espartana era focada em pessoas mais velhas por conta de sua sabedoria. A divisão era assim:
      1. Reis: a cidade de Esparta era governada por dois reis que possuíam funções militares e administrativa. Tinham vários privilégios.
        1. Assembleia: constituída pelos cidadãos, que se reuniam na Apela (ao ar livre) uma vez por mês para tomar decisões políticas como, por exemplo, aprovação ou rejeição de leis.
          1. Gerúsia: formada por vinte e oito gerontes (cidadãos com mais de 60 anos) e os dois reis. Elaboram as leis da cidade que eram votadas pela Assembleia.
            1. Éforos: formado por cinco cidadãos, tinham diversos poderes administrativos, militares, judiciais e políticos. Atuavam na política como se fossem verdadeiros chefes de governo
    2. ATENAS:
      1. A Democracia Ateniense foi um regime político criado e adotado em Atenas, no período da Grécia Antiga. Ela foi essencial para a organização política das cidades-estados grega, sendo o primeiro governo democrático da história.
        1. O termo “Democracia” é formado pelo radical grego “demo” (povo) e de “kratia” (poder), que significa “poder do povo”. Resumidamente o representante era escolhido pela sociedade, mas somente os que tinham cargos superiores na mesma poderiam votar
          1. por volta de 510 a.C. a democracia surge em Atenas através da vitória do político aristocrata grego Clístenes. Considerado o "Pai da Democracia", ele liderou uma revolta popular contra o último tirano grego, Hípias, que governou entre 527 a.C. e 510 a.C..
            1. Após esse evento, Atenas foi dividida em dez unidades denominadas chamadas “demos”, que era o elemento principal dessa reforma e, por esse motivo, o novo regime passou a se chamar “demokratia”. Atenas possuía uma democracia direta, onde todos os cidadãos atenienses participavam diretamente das questões políticas da pólis.
              1. Características da Democracia Ateniense: •Democracia direta •Reformas políticas e sociais •Reformulação da antiga Constituição •Igualdade perante a lei (isonomia) •Igualdade de acesso aos cargos públicos (isocracia) •Igualdade para falar nas Assembleias (isegoria) •Direito de voto aos cidadãos atenienses
      Show full summary Hide full summary

      Similar

      OCR GCSE Latin Vocab flash cards - all
      jess99
      To Kill a Mockingbird- Quotes for Scout (Jean Louise)
      poppysullivan0
      BIOLOGY B1 5 AND 6
      x_clairey_x
      American West - Key Dates
      Rachel I-J
      Basic Insurance Concepts & Principles (Fourth Edition - 2013) from SCI website
      shuiziliu
      GCSE Music revision 1
      georgie.proctor
      Cell Structure
      megan.radcliffe16
      GCSE Chemistry C2 topic notes
      imogen.shiels
      B1 Conditionals recap
      Esther Alabart
      Conclusion Paragraph
      Amber Carter