Filo Basidiomycota

Description

Mind Map on Filo Basidiomycota, created by Victória Holanda on 26/09/2019.
Victória Holanda
Mind Map by Victória Holanda, updated more than 1 year ago
Victória Holanda
Created by Victória Holanda almost 5 years ago
11
0

Resource summary

Filo Basidiomycota
  1. O segundo maior registro de fungos pertence ao Filo Basidiomycota, com 31.515 espécies de basidiomicetos registrados. Dentre a espécies popularmente conhecidas estão os cogumelos e orelhas de pau, mas há aqueles não populares, como fungos gelatinosos, gasteromicetos, ferrugens e carvões, estes dois últimos patógenos devastadores de plantações importantes economicamente. Alguns cogumelos comestíveis são bem conhecidos, como o shimeji (Pleurotus sp.) e shiitake (Lentinula edodes), outros são tóxicos, ou alucinógenos.
    1. Os basidiomicetos possuem grande aparato enzimático, degradando principalmente compostos lignocelulíticos presente em madeiras; ou xenobióticos, substâncias sintéticas de difícil degradação. Com isso, estes fungos se tornam úteis em setores industriais voltados à biorremediação de solos contaminados e no tratamento de efluentes, em indústrias têxteis e de celulose.
    2. O conjunto de hifas forma o basidioma, estrutura referida antigamente como corpo de frutificação; são estruturas de reprodução sexuada, macroscópica e com período curto de duração em um ciclo de vida.
      1. Os basidiomas formam basídios, estruturas cilíndricas semelhantes a uma clava e responsáveis pela produção de basidiósporos, esporos deste grupo. Há duas outras características importantes para identificar estes fungos, a presença de um septo nas hifas, cuja estrutura é complexa e a formação de ansas, projeções que conectam uma hifa a outra.
        1. A reprodução sexuada envolve o encontro de dois indivíduos diferentes geneticamente. Desta forma, os basidiósporos são liberados no ambiente e ao germinarem originam um micélio monocariótico haploide (n). Posteriormente, ocorre o encontro destes indivíduos onde há a fusão das hifas (plasmogamia) e o micélio se torna dicariótico (n + n); com o auxílio de ansas que se encarregam de transportar um núcleo de cada tipo para as hifas do micélio.
          1. Assim como os ascomicetos, os basidiomicetos se reproduzem assexuadamente. Este tipo de reprodução ocorre após a liberação do basidiósporo que germina e forma um micélio, este se diferencia em um conidioma (estrutura assexuada) subdividido em conidióforos, células conidiogênicas e conídios.
      2. Basidiomas (corpo de frutificação) de basidiomicetos (forma sexuada) da espécie Amanita muscaria.
        Show full summary Hide full summary

        Similar

        CHEMISTRY C1 7
        x_clairey_x
        Input Devices
        Jess Peason
        GCSE Physics Revision notes
        Megan McDonald
        GCSE Chemistry C4 (OCR)
        Usman Rauf
        The Berlin Crisis
        Alina A
        A-LEVEL ENGLISH LANGUAGE : Key Theorists
        Eleanor H
        1PR101 2.test - Část 14.
        Nikola Truong
        OP doplnovaci otazky
        Helen Phamova
        Část 4.
        Gábi Krsková
        Specific topic 7.5 Timber (Stock forms)
        T Andrews
        AAHI_Card set 3 (Vital sign parameters - Adult)
        Tafe Teachers SB