Espectroscopia

Description

17\10\19
Camila Maria
Mind Map by Camila Maria, updated more than 1 year ago
Camila Maria
Created by Camila Maria over 4 years ago
28
0

Resource summary

Espectroscopia
  1. Cor e temperatura das fontes de radiaçao
    1. A forma mais simples das ondas eletromagnéticas corresponde ao espectro eletromagnético que o nosso olho consegue enxergar. A luz é produzida por corpos que estão com alta temperatura (como o filamento de uma lâmpada) e pela reorganização dos elétrons em átomos e moléculas.
      1. Os limites do espectro visível variam de pessoa para pessoa, mais ou menos, sendo assim, os olhos dos seres humanos tem uma faixa definida, se limitando entre 350nm a 700nm dos comprimentos de ondas para a luz visível.
      2. a luz é uma oscilação e se propaga no vácuo com uma certa variação no tempo (frequência). Podemos associá-la como um exemplo para o som, sem caracterizar muitos detalhes o som é uma vibração mecânica do ar, onde frequências diferentes caracterizariam sons graves e agudos. Assim como o som, as frequências determinam as cores para a luz, para uma determinada faixa de frequências podemos observar as cores, e essa faixa de cores é chamada de espectro de luz visível.
      3. Espectros; continuos e discretos
        1. Espectro é o conjunto de cores obtido através da dispersão dos componentes de uma luz; ele pode ser contínuo ou descontínuo.
          1. As linhas ou raias de cada cor eram espaçadas, claras e finas. Sendo, portanto, espectros descontínuos
            1. Espectro contínuo é um espectro que possui energias distribuídas continuamente em uma certa faixa de valores, em oposição ao espectro discreto ou de linhas, que contém apenas energias de certos valores bem definidos. Ocorre, por exemplo, na emissão da radiação beta[1], nos raios-X de aparelhos médicos[2] e também emissão térmica de materiais incandescentes quando aquecidos, por exemplo, emite um espectro contínuo.
          2. Espectros de absorçao
            1. Espectro de absorção é o espectro constituído por um conjunto de riscas ou bandas negras, que se obtém num espectroscópio quando se faz passar a luz proveniente de uma fonte luminosa - a qual fornece um espectro contínuo - através de um gás.
              1. uando o meio absorvente é um sólido ou um líquido, o espectro da luz transmitida mostra regiões ou bandas negras largas, que não podem ser resolvidas em riscas finas. Também podem ser obtidos espectros de absorção característicos nos domínios do ultravioleta e dos raios X.
            2. galaxias e expansao do universo
              1. O big bang
                1. Big Bang ou Grande Expansão[1] é a teoria cosmológica dominante sobre o desenvolvimento inicial do universo.[2] Os cosmólogos usam o termo "Big Bang" para se referir à ideia de que o universo estava originalmente muito quente e denso em algum tempo finito no passado
              Show full summary Hide full summary

              Similar

              Espectroscopia e a Química
              Rafaela Martins
              Estrutura da matéria
              Thamires Beatriz
              Espectrômetro de Absorção Atômica (EAA)
              jhonata dos santos paulo
              Espectroscopia e a Química
              Natália Ferreira
              Mapa mental
              Faby Freitas
              Cognitive Psychology Key Terms
              Veleka Georgieva
              Biological Psychology - Stress
              Gurdev Manchanda
              GCSE REVISION TIMETABLE
              TheJileyProducti
              RadioTelefonia
              Adriana Forero
              2PR101 1.test - 7. část
              Nikola Truong
              Specific Topic 7.2 Timber
              T Andrews