APAEE

Description

Mind Map on APAEE, created by Sunnany Karla on 06/01/2020.
Sunnany Karla
Mind Map by Sunnany Karla, updated more than 1 year ago
Sunnany Karla
Created by Sunnany Karla over 4 years ago
18
0

Resource summary

APAEE
  1. EDUCAÇÃO ESPECIAL
    1. Foi elaborada segundo os preceitos de uma escola em que cada aluno tem a possibilidade de aprender, a partir de suas aptidões e capacidades.
      1. A concepção de Educação Especial como modalidade educacional excludente sugere uma modalidade de ensino direcionado aos alunos com deficiência, a qual serve de instrumento legitimação da segregação desses alunos.
      2. A Educação Especial perpassa todos os níveis, etapas e demais modalidades de ensino, sem substituí-los, oferecendo aos alunos serviços, recursos e estratégias de acessibilidade ao ambiente e aos conhecimentos escolares.
        1. Questiona a artificialidade das identidades normais e entende as diferenças como resultados da multiplicidade, e não da diversidade.
        2. Em um novo conceito, a Política enseja novas práticas de ensino, com vistas a atender as especificidades dos alunos que constituem seu público-alvo e garantir o direito à educação a todos.
          1. Práticas de reclusão familiar e institucional; Práticas de atendimento educacional disponíveis exclusivamente em escolas especiais e classes especiais;
            1. Práticas de atendimento educacional especializado com o intuito de integrar as pessoas com deficiências em salas de ensino comum; Práticas de atendimento com deficiências, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades-superdotação.
          2. AEE
            1. Sua intenção é esclarecer o leitor sobre a possibilidade de fazer da sala de aula comum um espaço de todos os alunos, sem exceção.
              1. Tratar da interface entre o direito à diferença.
                1. Serviço que identifica, elabora e organiza recursos pedagógicos e de acessibilidade, que eliminem as barreiras para a plena participação dos alunos, considerando suas necessidades especiais.
                  1. A matricula no AEE é condicionada à matricula no ensino sem fins lucrativos. O motivo principal de o AEE ser realizado na própria escola do aluno está na possibilidade de que suas necessidades educacionais específicas possam ser atendidas e discutidas no dia a dia escolar.
                2. O AEE propicia para os pais, viver uma experiência inclusiva de desenvolvimento e de escolarização de seus filhos, sem ter de recorrer a atendimentos exteriores à escola.
                  1. Os professores comuns e os da Educação Especial precisam si envolver para que seus objetivos específicos de ensino sejam alcançados.
                    1. A organização e recursos para o AEE, devem ser previstas - salas de recursos multifuncionais; matrícula do aluno no AEE; aquisição de equipamentos; indicação de professores, articulação entre professores do AEE e os do ensino comum e redes de apoio internos e externos à escola.
                3. SRM
                  1. São espaços localizados nas escolas de educação básica, onde se realiza o AEE.
                    1. O programa atende a demanda das escolas públicas que possuem matrículas de alunos especiais, disponibilizando as salas de recursos multifuncionais.
                      1. São atendidos, alunos público-alvo da Educação Especial. Alunos com deficiência, com transtornos globais do desenvolvimento e alunos com altas habilidades-superdotação.
                    Show full summary Hide full summary

                    Similar

                    GCSE PE - 3
                    lydia_ward
                    American West - Key Dates
                    Rachel I-J
                    Chemical Symbols
                    Keera
                    Present Simple vs. Present Continuous
                    Marek Mazur
                    GCSE REVISION TIMETABLE
                    haameem1999
                    CHARACTERS IN OF MICE AND MEN
                    jessicasusanevans
                    History GCSE AQA B: Modern World History - International Relations: Conflict and Peace in the 20th Century - Topic 2: Peacemaking 1918-19 and the League of Nations
                    mariannakeating
                    TOK mindmap “Without application in the world, the value of knowledge is greatly diminished.”
                    Gabriela Serpa
                    Disney's 12 Principles of Animation
                    Emiloly Bringabrolly
                    Information security and data protection
                    хомяк убийца
                    AAHI_Card set 2 (Escalation criteria)
                    Tafe Teachers SB