Fontes de Energia

Description

3º ano Geografia Mind Map on Fontes de Energia, created by Raíssa Mousquer on 27/02/2020.
Raíssa Mousquer
Mind Map by Raíssa Mousquer, updated more than 1 year ago
Raíssa Mousquer
Created by Raíssa Mousquer about 4 years ago
22
1

Resource summary

Fontes de Energia
  1. Não Renováveis
    1. Petróleo: é um líquido natural que é formado por hidrocarbonetos. Se forma a partir de camadas geológicas (continentais ou marítimas). Vantagens: Não necessita de muita mão de obra, matéria-prima com mais de 300 produtos, facilidade de armazenamento e transporte.Desvantagens: Produz poluição atmosférica, exaustão das jazidas, fonte esgotável de energia e degradação do meio ambiente.
      1. Carvão mineral: um fóssil que se localiza no subsolo e deriva-se de processos de mineração. Este, foi uma das primeiras fontes de energia utilizadas pelo homem,muito utilizada na revolução industrial. Vantagens: ele apresenta grande eficiência genética; produz energia por unidade de peso; é de fácil localização e é encontrado em diversos lugares do mundo; apresenta melhor custo-benefício comparada a outras fontes de energia; Desvantagens: por ser um combustível fóssil, inflama com facilidade; emite gases poluentes quando é queimado; é o combustível fóssil que mais polui no meio ambiente.
        1. Gás natural: é uma mistura de gases composta principalmente por metano e está presente em jazidas minerais. Pode ser encontrado através de decomposição de restos orgânicos. Vantagens: Distribuição é realizada por meio de tubos, sem necessidade de transporte ferroviário, hidroviário ou rodoviário;Mais seguro que o gás de cozinha por ser mais leve que o ar e se dissipar rapidamente na atmosfera;Impacto ambiental quase nulo. Desvantagens: Trata-se de uma energia não renovável; . Como produto combustível e gasoso, apresenta riscos de asfixia, incêndio e explosão.
        2. Renováveis
          1. Hidrelétrica: é a forma de obter energia elétrica através da força e do movimento das águas.Esta geração de energia só é possível por meio da construção de usinas hidrelétricas em rios que tenham um grande volume de água e que apresentem desníveis em seu curso. Vantagens: Uso de fontes renováveis de energia, uma vez que a água é considerada como uma fonte renovável; Não poluição do ar, já que as hidrelétricas não produzem poluentes para lançar na atmosfera; A energia hidrelétrica é considera limpa e barata, e não corre o risco de esgotamento. Desvantagens: Desmatamento, perda do equilíbrio do ecossistema, já que as áreas onde as hidrelétricas são construídas são amplas e, consequentemente, ocorre uma perda em relação às plantas existentes na região; Mudança do clima local. Consumo no mundo: Considerada a segunda maior fonte de energia elétrica do mundo.
            1. Solar: Energia solar corresponde à energia proveniente da luz e do calor emitidos pelo Sol. Essa fonte de energia pode ser aproveitada de forma fotovoltaica ou térmica, gerando energia elétrica e térmica, respectivamente. Vantagens: Fonte renovável e inesgotável de energia; Fonte de energia viável para lugares afastados e de difícil acesso, visto que não necessita de grandes investimentos na manutenção de equipamentos; Não poluente. Desvantagens: Durante a noite, a energia solar não é produzida; Produção variável de acordo com as condições atmosféricas. Consumo no mundo: Apesar do crescimento do uso da energia solar nos últimos anos, essa forma energética representa apenas 1,3% da energia elétrica gerada no mundo. Quando o assunto é uso de energia solar, a China aparece como líder no ranking de países que investem nesse setor, representando cerca de 26% das instalações de energia solar do mundo. Países como Estados Unidos e Japão também se destacam, com 13% da produção.
              1. Eólica: Energia eólica é a transformação da energia do vento em energia útil, tal como na utilização de aerogeradores para produzir eletricidade, moinhos de vento para produzir energia mecânica ou velas para impulsionar veleiros. Vantagens: Não polui; Diminui a emissão de gases de efeito de estufa (GEE), caso substitua métodos convencionais de geração de energia;Gera investimento em áreas desfavorecidas. Desvantagens: Impacto visual e sonoro considerável para os moradores em redor; O alto custo destes equipamentos dificulta a sua escolha como energia alternativa. Consumo no mundo: a energia eólica avança com força no alto-mar. Análise recente da consultoria Navigant Research indica que a indústria eólica global instalou 3,3 gigawatts (GW) de capacidade offshore em 2017, elevando o total mundial para quase 17 GW no acumulado.
                1. Geotérmica: Abaixo da crosta terrestre existe o magma, um tipo de rocha líquida que possui elevada temperatura. A energia geotérmica representa o aproveitamento desse calor como matéria fundamental para produção de eletricidade, para o aquecimento de edifícios, de estufas, etc. Vantagens: uma das principais vantagens da energia geotérmica é o fato de ser uma alternativa muito menos poluente para o meio ambiente. Outro aspecto positivo é a relativa facilidade para instalar uma usina geotérmica, principalmente para abastecer locais mais isolados. Desvantagens: não é facilmente renovável, fazendo com que as reservas geotérmicas sejam limitadas. Além disso, o odor e as propriedades nocivas à saúde do vapor de água que é extraído do interior terrestre também pode representar um perigo para as pessoas expostas. Consumo no mundo: Os três países com maior produção de energia geotérmica no mundo são: os Estados Unidos, as Filipinas e a Indonésia.
                  1. Biomassa: Biomassa é a matéria orgânica, que pode ser utilizada na produção de energia. Vantagens: É uma energia renovável; É pouco poluente, não emitindo dióxido de carbono (de acordo com o ciclo natural de carbono neutro);Desvantagens: Desflorestação de florestas, além da destruição de habitats; Possui um menor poder calorífico quando comparado com outros combustíveis; Consumo: a utilização de biomassa para fins energéticos é crescente no mundo. De acordo com os resultados do estudo, um número significativo de novas grandes instalações tanto para refinar e processar biomassa como para fins de transporte de energia (biocombustíveis), bem como converter biomassa em calor e energia estão sendo construídas em todo o mundo.
                  2. Energia Nuclear
                    1. Energia nuclear é a energia liberada em uma reação nuclear, ou seja, em processos de transformação de núcleos atômicos. Vantagens: Não causa nenhum efeito de estufa ou chuvas ácidas; É fácil de transportar como novo combustível;É uma fonte mais concentrada na geração de energia, uma pequeno pedaço de urânio pode abastecer um cidade inteira, fazendo assim com que não sejam necessários grandes investimentos no recurso. Desvantagens: O risco de acidente, visto que qualquer falha humana, ou técnica poderá causar uma catástrofe sem retorno, mas actualmente já existem sistemas de segurança bastante elevados, de modo a tentar minimizar e evitar que estas falhas existam, quer por parte humana, quer por parte técnica. A formação de resíduos nucleares perigosos e a emissão causal de radiações causam a poluição radioactiva, os resíduos são um dos principais inconvenientes desta energia, visto que actualmente não existem planos para estes resíduos, quer de baixo ou alto nível de radioactividade
                      1. Consumo: Os países da OCDE lideram o crescimento de energia nuclear no mundo. Fonte: INSC. Levando-se em consideração a produção total de energia elétrica no mundo, a participação da energia nuclear saltou de 0,1% para 17% em 30 anos, fazendo-a aproximar-se da porcentagem produzida pelas hidrelétricas.
                      Show full summary Hide full summary

                      Similar

                      Períodos geológicos
                      Alessandra S.
                      Projeto Med 2015: História e Geografia
                      elisacoltro
                      O Clima - Geografia
                      GoConqr suporte .
                      Simulado Geografia
                      Marina Faria
                      Geografia do Brasil
                      JOISSE DE OLIVEIRA
                      Geografia - Mapa do Brasil
                      GoConqr suporte .
                      Blocos econômicos
                      Ighor Ferreira
                      CLIMA GEOGRAFIA
                      Alice Sousa
                      Revolução Industrial século XVIIl e XIX
                      izabelamendeslop
                      Geografia- ENERGIA
                      jpedrohenriques
                      Geografia - Cartografia
                      Jessica Caroline de Macedo