Politica Nacional de Resíduos Sólidos

Description

Mind Map on Politica Nacional de Resíduos Sólidos, created by Douglas Lypczinski on 02/03/2020.
Douglas Lypczinski
Mind Map by Douglas Lypczinski, updated more than 1 year ago
Douglas Lypczinski
Created by Douglas Lypczinski about 4 years ago
26
0

Resource summary

Politica Nacional de Resíduos Sólidos
  1. TÍTULO I
    1. DO OBJETO E DO CAMPO DE APLICAÇÃO
      1. Art. 1° Esta Lei institui a Política Nacional de Resíduos Sólidos, dispondo, objetivos e instrumentos, as diretrizes relativas à gestão integrada e ao gerenciamento de resíduos sólidos, incluídos os perigosos, às responsabilidades dos geradores e do poder público e aos instrumentos econômicos aplicáveis.
        1. Art. 2° Aplicam-se aos resíduos sólidos, além do disposto nesta Lei, nas Leis nos 11.445, de 5 de janeiro de 2007, 9.974, de 6 de junho de 2000, e 9.966, de 28 de abril de 2000, as normas estabelecidas pelos órgãos do Sistema Nacional do Meio Ambiente (Sisnama), do Sistema Nacional de Vigilância Sanitária (SNVS), do Sistema Unificado de Atenção à Sanidade Agropecuária (Suasa) e do Sistema Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Sinmetro).
          1. Art. 3° Para os efeitos desta Lei, entende-se por: I - acordo setorial; II - área contaminada; III - área órfã contaminada; IV - ciclo de vida do produto; V - coleta seletiva; VI - controle social; VII - destinação final ambientalmente adequada; VIII - disposição final ambientalmente adequada: distribuição ordenada de rejeitos em aterros; IX - geradores de resíduos sólidos; X - gerenciamento de resíduos sólidos; XI - gestão integrada de resíduos sólidos; XII - logística reversa; XIII - padrões sustentáveis de produção e consumo; XIV - reciclagem; XV - rejeitos; XVI - resíduos sólidos;XVII - responsabilidade compartilhada pelo ciclo de vida dos produtos; XVIII - reutilização; XIX - serviço público de limpeza urbana e de manejo de resíduos sólidos.
        2. TÍTULO II
          1. DA POLÍTICA NACIONAL DE RESÍDUOS SÓLIDOS
            1. Art. 4° A Política Nacional de Resíduos Sólidos reúne o conjunto de princípios, objetivos, instrumentos, diretrizes, metas e ações adotados pelo Governo Federal, isoladamente ou em regime de cooperação com Estados, Distrito Federal, Municípios ou particulares, com vistas à gestão integrada e ao gerenciamento ambientalmente adequado dos resíduos sólidos.
              1. Art. 5° A Política Nacional de Resíduos Sólidos integra a Política Nacional do Meio Ambiente e articula-se com a Política Nacional de Educação Ambiental.
                1. Art. 6° São princípios da Política Nacional de Resíduos Sólidos: I - a prevenção e a precaução; II - o poluidor-pagador e o protetor-recebedor; III - a visão sistêmica, na gestão dos resíduos sólidos, que considere as variáveis ambiental, social, cultural, econômica, tecnológica e de saúde pública; IV - o desenvolvimento sustentável;V - a ecoeficiência,bens e serviços qualificados que satisfaçam as necessidades humanas e tragam qualidade de vida e a redução do impacto ambiental; VI - a cooperação entre as diferentes esferas do poder público, o setor empresarial e demais segmentos da sociedade; VII - a responsabilidade compartilhada pelo ciclo de vida dos produtos; VIII - o reconhecimento do resíduo sólido reutilizável e reciclável como um bem econômico e de valor social, gerador de trabalho e renda e promotor de cidadania; IX - o respeito às diversidades locais e regionais; X - o direito da sociedade à informação e ao controle social; XI a razoabilidade e a proporcionalidade.
                  1. Art. 7° São objetivos da Política Nacional de Resíduos Sólidos: I - proteção; II - não geração;III - estímulo; IV - adoção; V - redução; VI - incentivo à indústria da reciclagem; VI - incentivo à indústria da reciclagem; VIII - articulação; IX - capacitação técnica continuada na área de resíduos sólidos; X - regularidade; XI - prioridade; XII - integração dos catadores de materiais reutilizáveis e recicláveis; XIII - estímulo à implementação da avaliação do ciclo de vida do produto; XIV - incentivo ao desenvolvimento de sistemas;XV - estímulo à rotulagem ambiental e ao consumo sustentável.
                    1. Art. 8° São instrumentos da Política Nacional de Resíduos Sólidos, entre outros: I - os planos de resíduos sólidos; II - os inventários e o sistema declaratório anual de resíduos sólidos; III - a coleta seletiva; IV - o incentivo; V - o monitoramento e a fiscalização ambiental, sanitária e agropecuária; VI - a cooperação técnica e financeira; VII - a pesquisa científica e tecnológica; VIII - a educação ambiental; IX - os incentivos fiscais, financeiros e creditícios; X - o Fundo Nacional do Meio Ambiente e o Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; XI - o Sistema Nacional de Informações sobre a Gestão dos Resíduos Sólidos (Sinir); XII - o Sistema Nacional de Informações em Saneamento Básico (Sinisa); XIII - os conselhos de meio ambiente e, no que couber, os de saúde; XIV - os órgãos colegiados municipais destinados ao controle social dos serviços de resíduos sólidos urbanos; XV - o Cadastro Nacional de Operadores de Resíduos Perigosos; XVI - os acordos setoriais.
                  2. TÍTULO III
                    1. DAS DIRETRIZES APLICÁVEIS AOS RESÍDUOS SÓLIDOS
                    Show full summary Hide full summary

                    Similar

                    Lei da Política Nacional de Resíduos Sólidos
                    Marcelo barros
                    Lei n°12305/2010 - Política Nacional de Resíduos Sólidos
                    Juliana Batista
                    POLÍTICA NACIONAL DE RESÍDUOS SÓLIDOS - Sustentabilidade
                    Erika Lins
                    Chemistry Edexcel C2 topic 1+topic 2 notes
                    isabellaoliver
                    Psychology Exam review
                    emaw757
                    Psychology 115 Final Exam Review
                    HighBounce
                    AQA GCSE Physics Unit 2 Mindmap
                    Gabi Germain
                    Art & Design in Context
                    Chloe Scott
                    Answering Unseen Poetry questions
                    mcglynnsiobhan
                    Two years and no baby
                    Zahra Habeeb
                    Organizadores Gráficos
                    Eunice Sabaján