Heitor Villa-Lobos

Description

Mind Map on Heitor Villa-Lobos, created by sofia.marchetti on 27/02/2015.
sofia.marchetti
Mind Map by sofia.marchetti, updated more than 1 year ago
sofia.marchetti
Created by sofia.marchetti about 9 years ago
24
1

Resource summary

Heitor Villa-Lobos
  1. Villa-Lobos músico
    1. Iniciou aos 6 anos, sua carreira como músico, utilizando um Violoncelo adaptado ao seu tamanho
      1. Aos 13 anos de idade, compõe seu primeiro trabalho, "Panqueca" (1900), peça para violão em homenagem à sua mãe. Começa também a tocar em cafés e teatros, aproximando-se cada vez mais do gênero popular conhecido como "choro".
        1. Sua estréia como compositor profissional aconteceu no Rio de Janeiro, em 1915. O concerto não foi bem visto pela imprensa, mas garantiu a Villa-Lobos o reconhecimento do público. Quanto mais famoso se tornava, maior era a admiração que causava entre os colegas. Tornou-se amigo do compositor francês Darius Milhaud e do célebre pianista Arthur Rubinstein, que passaram a executar suas obras pelo mundo.
        2. Villa-Lobos educador
          1. Villa-Lobos, além de músico, era educador. Formulou um projeto de educação musical e o apresentou a diversos políticos da época, em busca de patrocínio. Com o golpe de 1930, Getúlio Vargas toma o poder e o faz viajar pelo Brasil, dando aulas e cursos especializados. O objetivo do programa educacional apoiado por Vargas era, na verdade, reforçar o clima de exacerbado nacionalismo vivido no país pós-30.
            1. Villa-Lobos aproveitou o momento político e tornou o canto orfeônico um meio eficaz de educação em massa. É célebre sua citação: "O canto orfeônico integra o indivíduo dentro da herança social da Pátria; é a solução lógica para o problema da educação musical nas escolas, não somente na formação da consciência musical, mas também como um fator de orgulho cívico e disciplina social".
              1. A convite da Secretaria de Educação do Rio de Janeiro, assume em 1932 a direção da SEMA (Secretaria de Educação Musical e Artística). Nesse período, é instituído o ensino obrigatório de música nas escolas. Como forma de contribuir com a nova lei, Villa-Lobos cria o Guia prático (temas populares harmonizados) e organiza uma orquestra com fins cívicos e educativos.
              2. Villa-Lobos carioca
                1. Nasceu em 5 de março de 1887, no bairro de Laranjeiras, Rio de Janeiro/RJ
                  1. Seus pais são Noêmia e Raul Villa-Lobos
                    1. Raul era violoncelista amador
                      1. Aos 12 anos, Villa-Lobos perde o pai e se torna um autodidata. Passa a ler obras de grandes mestres da música, como Wagner e Puccini, além de seus ídolos Johann Sebastian Bach e Vincent d'Indy.
                  2. Villa-Lobos brasileiro
                    1. Fascinado por temas regionais, Villa-Lobos resolve viajar pelo Brasil afora. Queria conhecer a fundo as tradições e costumes do país. Transformou-se num verdadeiro andarilho, garimpando a cultura popular. Nessas idas e vindas, conhece a pianista Lucília Guimarães, com quem se casa em 1913.
                      1. "Sim sou brasileiro e bem brasileiro. Na minha música deixo cantar os rios e os mares deste grande Brasil. Eu não ponho mordaça na exuberância tropical de nossas florestas e dos nossos céus, que transporto instintivamente para tudo que escrevo"
                    2. Villa-Lobos viajante
                      1. Em 1893, Heitor Villa-Lobos viaja com a família para o interior de Minas Gerais, onde começa a receber influência da música do sertão, modas de viola e canções folclóricas. Ao mesmo tempo, a tia Fifinha, que sempre le incentivava musicalmente, o apresenta alguns trabalhos consagrados, como os prelúdios e fugas de "O cravo bem temperado", de Bach.
                      Show full summary Hide full summary

                      Similar

                      C6 Flash cards
                      Anna Hollywood
                      American West - Key Dates
                      Rachel I-J
                      Business Studies Unit 1
                      kathrynchristie
                      History- Home Front WW1
                      jessmitchell
                      UNIT 1 DIGITAL MEDIA SECTORS AND AUDIENCES
                      carolyn ebanks
                      Business Studies GCSE
                      phil.ianson666
                      F211- Module 1 Cells, exchange and transport
                      eilish.waite
                      English Basic Grammar
                      tvazacconcia
                      GCSE REVISION TIMETABLE
                      nimraa422
                      PSBD TEST # 3
                      yog thapa
                      Core 1.5 Mechanisms
                      T Andrews