FÍSICA

Description

Vestibular Fuvest (Física) Mind Map on FÍSICA, created by Lucas Cassemiro on 23/03/2015.
Lucas Cassemiro
Mind Map by Lucas Cassemiro, updated more than 1 year ago
Lucas Cassemiro
Created by Lucas Cassemiro about 9 years ago
22
2

Resource summary

FÍSICA
  1. •Grandezas Físicas: grandeza física, grandezas fundamentais e derivadas, medida de uma grandeza física, unidades de medida, Sistema Internacional de Unidades, noções de algarismos significativos, adição e decomposição de vetores no plano, representação gráfica de relações entre grandezas.
    1. •Cinemática: referencial, distância percorrida, deslocamento, velocidade escalar e vetorial, aceleração escalar e vetorial, movimentos retilíneos uniforme e uniformemente variado, queda livre, lançamento de projéteis sob a ação exclusiva da gravidade uniforme, movimento circular uniforme.
      1. •Dinâmica: leis do movimento aplicadas a movimentos retilíneos e ao movimento circular uniforme, forças de atrito entre superfícies planas, descrição qualitativa da ação da força de atrito num meio viscoso (força de arrasto) proporcional à velocidade e à velocidade ao quadrado, trabalho e potência, energia cinética, energia potencial gravitacional e elástica, conservação de energia, quantidade de movimento linear e sua conservação, impulso de uma força, Lei da Gravitação Universal, Leis de Kepler, movimento de satélites em órbitas circulares.
        1. •Equilíbrio Mecânico: momento de uma força (torque), condições de equilíbrio mecânico para um ponto material e para um corpo rígido, condições de equilíbrio nas alavancas, no plano inclinado e nas roldanas fixas e móveis.
          1. •Mecânica dos Fluidos: massa específica, pressão, Princípio de Pascal, pressão atmosférica e sua medida, empuxo hidrostático e o Princípio de Arquimedes, vazão de um fluido, relação entre vazão e velocidade para um fluido incompressível, relação qualitativa entre a velocidade de um fluido e a pressão por ele exercida.
            1. •Termologia: temperatura e movimento molecular, escalas Celsius, Fahrenheit e Kelvin, dilatação térmica de sólidos e líquidos, descrição qualitativa dos diferentes processos de transferência de energia térmica (condução, convecção e radiação), capacidade térmica e calor específico de sólidos e líquidos, calor latente e mudanças de fase, equação de estado do gás ideal na descrição das transformações isobárica, isométrica e isotérmica, transformação adiabática, Princípios da Termodinâmica.
              1. •Oscilações e Ondas: conceitos de elongação, amplitude, período, frequência e fase de um movimento oscilatório, pêndulo simples, conceito de onda longitudinal e transversal, reflexão, refração, difração, polarização e interferência de ondas, ondas estacionárias, ressonância e batimento, velocidade de propagação de uma onda, qualidades fisiológicas do som, eco e reverberação, descrição qualitativa do efeito Doppler, propriedades da propagação da luz, óptica dos espelhos planos e esféricos, das lentes delgadas e dos prismas, descrição qualitativa da dispersão da luz e das cores dos objetos.
                1. •Eletromagnetismo: processos de eletrização (por atrito, contato e indução), linhas de força de um campo eletrostático, lei de Coulomb, diferença de potencial elétrico (tensão), superfícies e linhas equipotenciais, campo e potencial elétrico num condutor isolado, conceito de capacitância, corrente elétrica, gerador de força eletromotriz, resistência elétrica e resistividade, variação da resistividade com a temperatura, associação de resistores, potência elétrica e efeito Joule, medidas de tensão e corrente num circuito elétrico simples, vetor indução magnética, linhas de indução magnética, campo magnético de um longo condutor retilíneo e de um longo solenóide, ação de um campo magnético sobre cargas elétricas em movimento e sobre condutores retilíneos percorridos por corrente, caracterização qualitativa do paramagnetismo, diamagnetismo e ferromagnetismo, fluxo magnético, indução eletromagnética, lei de Faraday-Lenz, transformador, gerador de tensão alternada, conceito de indutância, de
                  1. •Física Moderna: descrição qualitativa de aspectos gerais da teoria da relatividade restrita; quantização da energia eletromagnética; efeito fotoelétrico; relação entre a energia e a freqüência de um fóton; dualismo ondapartícula; comprimento de onda associado a uma partícula; efeito fotovoltaico; radiatividade; relação massaenergia; fusão e fissão nucleares.
                    Show full summary Hide full summary

                    Similar

                    Leis de Newton.
                    GoConqr suporte .
                    Provas anteriores de Vestibular - Fuvest 1
                    GoConqr suporte .
                    Cinemática Escalar: Conceitos fundamentais
                    Bruno Fernandes3682
                    Fórmulas de física
                    Alessandra S.
                    Física moderna
                    GoConqr suporte .
                    Plano de estudos ENEM - Parte 2 *Exatas/Biológicas
                    GoConqr suporte .
                    ÁTOMO
                    Hugo Fonseca
                    Oscilações, ondas, óptica e radiação
                    Sem Parar
                    Simulado de física
                    Alessandra S.
                    Ondulatória
                    Leatrice Barros
                    Simulado ENEM - Ciências da Natureza
                    Nathalia - GoConqr