COAGULOGRAMA E COAGULOPATIAS.

Description

Mind Map on COAGULOGRAMA E COAGULOPATIAS., created by caio Oliveira herenio on 07/06/2020.
caio Oliveira herenio
Mind Map by caio Oliveira herenio , updated more than 1 year ago
caio Oliveira herenio
Created by caio Oliveira herenio almost 4 years ago
29
0

Resource summary

COAGULOGRAMA E COAGULOPATIAS.
  1. O coagulograma corresponde a um grupo de exames de sangue solicitado pelo médico para avaliar o processo de coagulação do sangue, identificando qualquer alteração e indicando, assim, o tratamento para a pessoa de modo a evitar complicações.
    1. O coagulograma deve ser feito com o paciente em jejum de 2 a 4 horas e consiste na recolha de uma amostra de sangue que é encaminhada para análise, com exceção do Tempo de Sangramento (TS), que é feito na hora e consiste na observação do tempo que leva para o sangramento parar.
      1. O coagulograma é constituído por alguns exames que avaliam a presença de todos os fatores envolvidos na coagulação sanguínea
        1. 1. Tempo de sangramento (TS)
          1. 2. Tempo de Protrombina (TP)
            1. 3. Tempo de Tromboplastina Parcial Ativado (TTPA)
              1. 4. Tempo de Trombina (TT)
                1. 5. Quantidade de plaquetas
                  1. Quando há uma lesão tecidual, as plaquetas dirigem-se rapidamente para o local da lesão, com o objetivo de auxiliar no processo de estancamento do sangue. As plaquetas ativadas fixam-se no endotélio do vaso lesado por meio do fator de von Willebrand e, em seguida, alteram o seu formado e liberam substâncias no plasma para recrutar mais plaquetas para o local da lesão e, assim, formar o tampão plaquetário primário.
                  2. Esse teste é muito sensível e é feito a partir da adição da trombina em baixas concentrações no plasma sanguíneo, sendo o tempo de coagulação influenciado pela quantidade de fibrinogênio presente no plasma.
                  3. O TTPA normalmente é importante para acompanhar os pacientes que fazem uso de Heparina, que é um anticoagulante, ou que apresentam problemas na coagulação sanguínea, sendo útil para identificar alterações relacionadas aos fatores de coagulação.
                  4. Esse exame tem como objetivo verificar o funcionamento da via extrínseca da coagulação, já que consiste na avaliação do tempo em que o sangue leva para formar o tampão secundário após a exposição à tromboplastina cálcica, que é o reagente usado no teste.
                  5. Por meio do resultado do TS é possível avaliar a hemostasia e a presença ou ausência do fator de von Willebrand, que é um fator presente nas plaquetas que possui papel fundamental no processo de coagulação sanguínea.
            2. As coagulopatias ou distúrbios hemorrágicos são condições que afetam a forma como os coágulos sanguíneos se formam, gerando sangramentos mais fáceis e abundantes que o normal ou ante condições que normalmente não os produzem.
              1. As coagulopatias podem ser herdadas ou adquiridas
                1. Exemplos de distúrbios hemorrágicos hereditários incluem hemofilia A e B e doença de von Willebrand.
                  1. As adquiridas podem ser devidas a deficiências e defeitos nas plaquetas sanguíneas e/ou nos fatores de coagulação ou ao uso de medicações antiplaquetárias e anticoagulantes que são tomadas para a profilaxia e tratamento de condições médicas potencialmente produtoras de trombos, como fibrilação atrial, trombose venosa profunda, acidente vascular cerebral, embolia pulmonar e infarto do miocárdio.
                    1. As coagulopatias também podem ocorrer devido a condições como anemia, deficiência de vitamina K, leucemia, cirrose hepática e HIV.
                      1. o corpo produz 13 fatores de coagulação que atuam em cascata, juntamente com as plaquetas sanguíneas, para deter as hemorragias. A coagulação do sangue é afetada se algum desses fatores estiver deficiente ou defeituoso
                        1. Distúrbios genéticos, como hemofilia e doença de Von Willebrand, podem causar uma redução nos fatores de coagulação. Os anticoagulantes também impedem a formação adequada de coágulos. A coagulopatia também pode ocorrer como resultado de disfunção ou níveis reduzidos das plaquetas.
                          1. As coagulopatias são caracterizadas por sangramentos prolongados e excessivos após lesões acidentais ou procedimentos médicos e odontológicos. Em alguns casos, podem ocorrer sangramentos espontâneos no interior das articulações, músculos ou outras partes do corpo, os quais podem causar dores, inchaço e rigidez.
                            1. Outros sinais e sintomas dos distúrbios hemorrágicos incluem manchas roxas como consequência de contusões simples, púrpura, sangramentos nasais, sangramento nas gengivas, menorragia e sangue na urina ou fezes.
                  Show full summary Hide full summary

                  Similar

                  Reducing the Impact of Earthquakes
                  siobhan.quirk
                  Pythagorean Theorem Quiz
                  Selam H
                  Biology 2b - Enzymes and Genetics
                  Evangeline Taylor
                  Korean Grammar Basics
                  Eunha Seo
                  Organic Chemistry Functional Groups
                  linpubotwheeds
                  Novidades: Mapas Mentais de ExamTime
                  miminoma
                  GCSE Statistics
                  Andrea Leyden
                  Biological Definitions
                  Yamminnnn
                  Key Biology Definitions/Terms
                  courtneypitt4119
                  Relationships in Streetcar
                  Alanna Pearson
                  Carbohydrates
                  Julia Romanów