Mapa Mental - Física 3º Ano

Description

Mapa Mental para disciplina de Física do 3º Ano EM do Colégio Estadual Roberto Langer Júnior (Curitiba - PR) Por: Rhaabe Hayara.
Rhaabe Paulo
Mind Map by Rhaabe Paulo, updated more than 1 year ago
Rhaabe Paulo
Created by Rhaabe Paulo almost 4 years ago
59
0

Resource summary

Mapa Mental - Física 3º Ano
  1. Eletro Física
    1. Carga Elétrica: Carga elétrica é uma propriedade física fundamental que determina as interações eletromagnéticas. Esta carga está armazenada em grande quantidade nos corpos ao nosso redor, mas a percepção dela não ocorre facilmente.
      1. Lei de Coulomb: A Lei de Coulomb é uma lei da física que descreve a interação eletrostática entre partículas eletricamente carregadas. Foi formulada e publicada pela primeira vez em 1783 pelo físico francês Charles Augustin de Coulomb e foi essencial para o desenvolvimento do estudo da Eletricidade.
        1. Processos de Eletrização: Processos de eletrização é um processo Eletrostático de acrescentar ou retirar elétrons de um corpo neutro para que passe a estar eletrizado.Quando um corpo eletrizado estiver com número diferente de prótons e elétrons, ou seja, quando não estiver neutro, denomina-se eletrização.
          1. Campo Elétrico: Um campo elétrico é o campo de força provocado pela ação de cargas elétricas, ou por sistemas delas. Cargas elétricas colocadas num campo elétrico estão sujeitas à ação de forças elétricas, de atração e repulsão.
            1. Força Elétrica: A força elétrica é uma força fundamental da natureza, manifestando-se na presença de uma carga elétrica sob efeito de um campo elétrico. É dada pela função vetorial
            2. Potencial Elétrico: Potencial elétrico é a capacidade que um corpo energizado tem de realizar trabalho, ou seja, atrair ou repelir outras cargas elétricas. Com relação a um campo elétrico, interessa-nos a capacidade de realizar trabalho, associada ao campo em si, independentemente do valor da carga q colocada num ponto desse campo.
              1. Corrente Elétrica: Corrente elétrica é o fluxo ordenado de partículas portadoras de carga elétrica ou o deslocamento de cargas dentro de um condutor, quando existe uma diferença de potencial elétrico entre as extremidades. Tal deslocamento procura restabelecer o equilíbrio desfeito pela ação de um campo elétrico ou outros meios.
              2. Modelo atômico de Rutherford: O modelo atômico ou modelo atómico de Rutherford é um modelo atômico proposto pelo físico neozelandês Ernest Rutherford. Para montar sua teoria, Rutherford analisou os resultados do experimento de Geiger-Marsden.
                1. Leis de Newton: É uma expressão designada às três leis que possibilitam e constituem a base primária para compreensão dos comportamentos estático e dinâmico dos corpos materiais, em escalas quer celeste quer terrestre.
                  1. 1º Lei - Inércia: “Todo corpo continua em seu estado de repouso ou de movimento uniforme em uma linha reta, a menos que seja forçado a mudar aquele estado por forças aplicadas sobre ele.”
                    1. 2º Lei - Superposição de Forças: “A mudança de movimento é proporcional à força motora imprimida e é produzida na direção de linha reta na qual aquela força é aplicada.”
                      1. 3º Lei - Ação e Reação: “A toda ação há sempre uma reação oposta e de igual intensidade: as ações mútuas de dois corpos um sobre o outro são sempre iguais e dirigidas em sentidos opostos.”
                      Show full summary Hide full summary

                      Similar

                      Oscilações, ondas, óptica e radiação
                      Sem Parar
                      Cinemática Escalar: Conceitos fundamentais
                      Bruno Fernandes3682
                      Fórmulas de física
                      Alessandra S.
                      Física moderna
                      GoConqr suporte .
                      Plano de estudos ENEM - Parte 2 *Exatas/Biológicas
                      GoConqr suporte .
                      ÁTOMO
                      Hugo Fonseca
                      Simulado de física
                      Alessandra S.
                      Ondulatória
                      Leatrice Barros
                      Mapa Mental de GoConqr
                      GoConqr suporte .
                      Aplicações do Mapa Mental
                      Alessandra S.
                      Como criar um Mapa Mental
                      GoConqr suporte .