EDUCAÇÃO NO CAMPO

Description

Mind Map on EDUCAÇÃO NO CAMPO, created by Ana Laura Roggeri on 06/07/2020.
Ana Laura Roggeri
Mind Map by Ana Laura Roggeri, updated more than 1 year ago
Ana Laura Roggeri
Created by Ana Laura Roggeri almost 4 years ago
2
0

Resource summary

EDUCAÇÃO NO CAMPO
  1. “A Educação do Campo compreende a Educação Básica em suas etapas de Educação Infantil, Ensino Fundamental, Ensino Médio e Educação Profissional Técnica de nível médio integrada com o Ensino Médio e destina-se ao atendimento às populações rurais em suas mais variadas formas de produção da vida — agricultores familiares, extrativistas, pescadores artesanais, ribeirinhos, assentados e acampados da Reforma Agrária, quilombolas, caiçaras, indígenas e outros” (Resolução CNE/CEB nº 02 de 28/04/2008, art. 1º).
    1. No campo, 29,8% dos adultos são analfabetos, enquanto na cidade esse índice é de 10,3%.
      1. Em relação à infra-estrutura, as escolas rurais estão em desvantagem. Enquanto na área urbana, 58,6% dos estabelecimentos de ensino têm biblioteca, essa é a realidade em apenas 5,2% das escolas do campo. O mesmo cenário é verificado quanto a laboratórios de informática (27,9% e 0,5%), microcomputadores (66% e 4,2%) e laboratórios de Ciências (18,3% e 0,5%).
        1. Outro desafio é a formação dos professores que atuam nas escolas do campo. Segundo dados do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), aproximadamente 160 mil (44%) não possuem sequer ensino superior.
        2. A classe de estudantes desse tipo de educação, normalmente são residentes de lugares afastados e muitas dessas escolas não possuem nem energia elétrica e nem um docente devidamente capacitado para dar aulas para os mesmos. Uma escola do campo carece de profissionais capazes de fazer a diferença e de, muitas vezes, se adaptar ao modo de vida dos alunos para assim planejar a aula devidamente
          1. Com mudanças na maneira que essa educação é ofertada, um projeto político-pedagógico realmente voltado para as pessoas dessa comunidade, juntamente com um profissional devidamente qualificado e disposto a fazer a diferença e que consiga recursos para a educação dessas pessoas, é possível que essa educação passe a ser de qualidade e ofertada para todos.
            1. Um dos princípios é garantir a elas o direito de acesso ao conhecimento sobre o local onde vivem, que garante sua sobrevivência social e material, além dos saberes universais, para que decidam se querem ficar ali ou, caso contrário, tenham condições de viver na cidade.
            Show full summary Hide full summary

            Similar

            AQA GCSE Physics Unit 2.3
            Matthew T
            HSC Maths: Algebra Quiz
            Brad Hegarty
            FCE Opposites Practice
            miminoma
            Using GoConqr to study Maths
            Sarah Egan
            Types of Learning Environment
            Brandon Tuyuc
            Macbeth Quotes/Themes
            Michael LEwis
            A Christmas Carol (Key Quotes)
            Samira Choudhury
            Core 1.3 Energy Generation, Storage and Use
            T Andrews
            AAHI_Card set 5 (Vital sign terminology)
            Tafe Teachers SB
            MAPA MENTAL DISEÑO GRAFICO
            Lizbeth Domínguez