Forças e Leis de Newton2

Description

leis de newton
lavinia M F
Mind Map by lavinia M F, updated more than 1 year ago
lavinia M F
Created by lavinia M F almost 4 years ago
12
0

Resource summary

Forças e Leis de Newton2
  1. FORÇA: força é a grandeza vetorial responsável pelo movimento dos corpos, que é determinada por um módulo, sentido e direção.
    1. NEWTON: Isaac Newton foi o primeiro físico a estudar as propriedades da força, e estabeleceu as três leis de Newton, que estabelecem o comportamento das forças.
    2. TIPOS DE FORÇA: Magnética:é responsável pela atração de corpos com propriedades magnéticas, como imãs Gravitacional:essa força acontece entre dois corpos com massa, e faz com que eles se atraiam reciprocamente, como a força que mantem todos os planetas em órbita. Elétrica:atua sobre cargas elétricas, realizam sua atração ou repulsão, como no deslocamento dos elétrons. Nuclear: é responsável pela ligação das moléculas presentes no núcleo dos átomos.
      1. TIPOS DE FORÇAS MECÂNICAS: são forças como tração, atrito, empurrões, puxões, torções e forças elásticas.
      2. 1ª LEI DE NEWTON- PRINCÍPIOS DA INÉRCIA: inércia é uma propriedade de todos os corpos que possuem massa, que se opõe a qualquer força que tente alterar o seu estado de movimento.
        1. A inércia aponta a tendência de um corpo em permanecer em movimento ou repouso: "um corpo em repouso tende a permanecer em repouso, e um corpo em movimento tende a permanecer em movimento"
          1. EXEMPLO: ao puxarmos uma toalha aceleradamente de uma mesa com objetos, conseguimos deixa-los parados, pois sua inércia tende a permanece-los em repouso.
          2. 2ª LEI DE NEWTON- PRINCÍPIO FUNDAMENTAL DA DINÂMICA: essa lei afirma que para se conseguir alterar o movimento de um corpo, é necessária uma força, a aceleração.
            1. “A força resultante que atua sobre um corpo é proporcional ao produto da massa pela aceleração por ele adquirida.” essa relação é representada pela fórmula: Fr = m.a, sendo Fr - força resultante, m – massa e a – aceleração.
              1. EXEMPLO: Um corpo com massa de 20 kg se desloca com uma aceleração de 5 m/s2. Qual o módulo da força resultante que atua no corpo? Fr= 20.5= 100 N
            2. 3ª LEI DE NEWTON- PRINCÍPIO DA AÇÃO E REAÇÃO: a terceira lei nos mostra que é necessária a relação entre dois corpos, formando a ação e reação, para que a força aconteça.
              1. “A toda ação há sempre uma reação oposta e de igual intensidade: as ações mútuas de dois corpos um sobre o outro são sempre iguais e dirigidas em sentidos opostos.” Ambos os corpos possuem a mesma intensidade e direção, mas sentidos opostos.
                1. EXEMPLO: a hélice de um helicóptero empurra o ar para baixo para sua sustentação, que por consequência empurra o helicóptero para cima.
                Show full summary Hide full summary

                Similar

                Leis de Newton.
                GoConqr suporte .
                Oscilações, ondas, óptica e radiação
                Sem Parar
                Cinemática Escalar: Conceitos fundamentais
                Bruno Fernandes3682
                Fórmulas de física
                Alessandra S.
                Física moderna
                GoConqr suporte .
                Plano de estudos ENEM - Parte 2 *Exatas/Biológicas
                GoConqr suporte .
                ÁTOMO
                Hugo Fonseca
                Simulado de física
                Alessandra S.
                Ondulatória
                Leatrice Barros
                Simulado ENEM - Ciências da Natureza
                Nathalia - GoConqr
                Física - Sobre Ondas
                Helen Manzur