Construindo um TCC_1

Description

modelo de construção de tcc
Gi Oliveira
Mind Map by Gi Oliveira, updated more than 1 year ago More Less
Gi Oliveira
Created by Gi Oliveira about 9 years ago
Gi Oliveira
Copied by Gi Oliveira about 9 years ago
9
0

Resource summary

Construindo um TCC_1

Annotations:

  • 1
  1. Parte externa
    1. Lombada - Opcional
      1. Capa - Obrigatório
        1. Elementos pré-textuais
          1. Folha de rosto - Obrigatório
            1. Folha de aprovação - Obrigatório
              1. Elemento obrigatório em Monografias, Dissertações e Teses. A folha de aprovação deve constar logo após a folha de rosto, e dispor das seguintes informações: - nome completo do(s) autor(es) do trabalho; - título do trabalho; - subtítulo do trabalho (se houver): logo abaixo do título, precedido de dois pontos e um espaço (: ); - natureza do trabalho; - data de aprovação; - nome, titulação e assinatura dos componentes da banca examinadora e Instituições a que pertencem (a data de aprovação e assinaturas dos membros componentes da banca examinadora são colocados após aprovação do trabalho).
                1. Resumo em português (elemento obrigatório)
                  1. Sumário - Obrigatório
                    1. Dedicatória - Opcional
                      1. Agradecimentos - Opcional
                        1. Epígrafe - Opcional
                          1. Lista de ilustrações - Opcional
                            1. Listas de abreviaturas e siglas - Opcional
                              1. Listas de notações - Opcional
                          2. Se forem inseridos, esses elementos devem aparecer na seguinte ordem: - dedicatória: página onde o autor presta uma homenagem ou dedica seu trabalho. Pode ser destinada a uma ou várias pessoas. Deve ser inserida após a folha de apresentação. - agradecimento: página onde o autor presta um agradecimento a uma ou mais pessoas. Deve ser inserida após a dedicatória. - epígrafe: é uma citação, seguida de indicação de autoria, relacionada com a matéria tratada no corpo do trabalho. Pode constar também nas folhas de abertura das seções primárias. Deve ser inserida após os agradecimentos.
                        2. O sumário é o último elemento pré-textual. Constitui-se de uma relação dos capítulos, partes ou seções do trabalho com as suas respectivas páginas e que deve constar em página distinta. O título Sumário deve ser escrito na primeira linha, com a mesma fonte e tamanho utilizada nos títulos dos capítulos, centralizado e negrito. Os elementos pré-textuais não devem constar no sumário. Os elementos (capítulos e sub-capítulos) devem ser transcritos na ordem em que aparecem no texto, seguindo a mesma grafia e sempre alinhados a esquerda.
                        3. Elemento obrigatório nas Monografias, Dissertações e Teses. Constitui-se de uma sequência de frases concisas, objetivas e sem ser uma enumeração de tópicos, onde o autor deve expor o objetivo, o método, os resultados e as conclusões do trabalho, sendo precedido pela referência do documento. O resumo tem um limite mínimo de 150 e máximo de 500 palavras, seguido, logo abaixo, das palavras-chave (palavras representativas do conteúdo do trabalho), ou descritores. É redigido em um único parágrafo e sem margens.
                          1. Resumo em língua estrangeira (elemento obrigatório)
                          2. Elemento obrigatório, com as mesmas características do resumo em língua portuguesa, digitado ou datilografado em folha separada (em Inglês, Abstract; em espanhol, Resumen; em francês Résumé, por exemplo). Deve ser precedido pela referência do documento (em língua estrangeira) e seguido das palavras-chave e/ou descritores (também em língua estrangeira).
                            1. Resumo - Obrigatório
                        4. A Folha de rosto, também obrigatória, contém todas as informações essenciais para identificação da obra. Deve conter as seguintes informações:
                          1. No anverso da folha:
                            1. - nome completo do(s) autor(es); - título do trabalho; - subtítulo do trabalho (se houver): logo abaixo do título, precedido de dois pontos e um espaço (: ); - número de volumes (se houver mais de um, deve constar em cada folha de rosto a especificação do respectivo volume); - natureza: tipo do trabalho (se é uma tese, uma dissertação, um trabalho de conclusão de curso ou outros), objetivo, nome da instituição a que é submetido, área de concentração; Exemplos de naturezas de trabalhos:
                              1. Trabalho de Conclusão do Curso de Pós-graduação em Supervisão e Orientação Educacional, na Faculdade Pitágoras.
                                1. - nome do professore orientador e também do coorientador (se houver); - cidade onde se localização a instituição em que o trabalho foi apresentado; - ano da entrega do trabalho;
                                  1. No verso da folha:
                                    1. No verso da folha de rosto deve constar a Ficha Catalográfica, conforme o Código de Catalogação Anglo-Americano (AACR), sendo a mesma elaborada pelo bibliotecário responsável. Observação: no fim deste manual, consta um exemplo da ficha no modelo de apresentação das partes do TCC.
                        5. 11
                        6. A capa deve conter os elementos abaixo na seguinte ordem: - Nome da Instituição na primeira linha superior (opcional);- Nome do Autor; - Título, no meio da página; - Subtítulo (se houver, dever ser precedido por dois pontos, evidenciando sua ligação com o título); - Número do volume quando houver mais que um (se houver, deve constar em cada capa a especificação do respectivo volume); - Cidade da Instituição onde será apresentado o trabalho; - Ano de entrega do trabalho. Observação: Não se usam bordas na apresentação dos trabalhos, sendo as bordas dos exemplos utilizados somente para efeito de ilustração e referência ao tamanho da página, ou, como o texto deve ser encaixado na página.
                        7. Lombada (elemento opcional) Em trabalhos encadernados com capa dura, a lombada deve conter os seguintes elementos: - Nome do autor, impresso longitudinalmente do alto para o pé da lombada, escrito de forma direta, com o prenome abreviado. Se houver mais de um autor, separar os nomes por um sinal de pontuação (por exemplo ; ); - Título do trabalho, impresso da mesma forma que o nome do autor e abreviado quando necessário; - Elementos alfanuméricos de identificação, como volume, fascículo e data, se houver (ex.: v. 2).
                        8. I
                        9. Elementos textuais
                          1. Introdução - Obrigatório
                            1. Desenvolvimento - Obrigatório
                              1. Conclusão ou Considerações finais - Obrigatório
                                1. - conclusão: parte final do texto, onde se apresentam as conclusões correspondentes aos objetivos e hipóteses da pesquisa. Deve ser claro e objetivo e fazer referência a projeções ou possíveis estudos futuros.
                                2. - desenvolvimento: parte principal do texto contém a exposição ordenada e pormenorizada do assunto e que detalha a pesquisa ou estudo realizado. Divide-se em capítulos, partes e/ou seções, devidamente numerados.
                                3. - introdução: parte inicial do texto, onde deve constar a delimitação do assunto tratado, os objetivos do trabalho, as razões de sua elaboração e outros elementos necessários para situar o tema do trabalho.
                                4. III
                                5. Elementos pós-textuais
                                  1. Índice (elemento opcional)
                                    1. Apêndices - Opcional
                                      1. Anexos - Opcional
                                        1. Glossário - Opcional
                                          1. Referências - Obrigatório
                                            1. Referência é o “[...] conjunto padronizado de elementos descritivos, retirados de um documento, que permite sua identificação individual” (ABNT, 2002, p. 2) no todo ou em parte, impressos ou registrados em diversos tipos de suporte. Trata-se de uma lista apresentada ao final do trabalho ou em notas de rodapé, em folha distinta, que possibilita a identificação das obras citadas no texto.
                                              1. Para a elaboração das referências, é importante atentar para as seguintes orientações:  Incluir na lista apenas as fontes que efetivamente foram utilizadas para a elaboração do trabalho;  Pode-se incluir, também, uma BIBLIOGRAFIA RECOMEDADA onde são indicadas outras referências para aprofundamento do assunto;  As referências devem ser listadas em ordem alfabética única de autor(es) e/ou título(s);  Quando for utilizada mais de uma obra de um mesmo autor, substituir o seu nome por um traço equivalente a 6 (seis) toques e um ponto (______.), nas referências seguintes à primeira;  As referências devem aparecer de forma padronizada, sempre, alinhadas somente à margem esquerda e de forma a se identificar individualmente cada documento, em espaço simples e separadas entre si por um espaço duplo;  Os elementos da referência devem ser obtidos na folha de rosto, no próprio capítulo ou artigo e, se possível, em outras fontes equivalentes.
                                                1. Elementos essenciais de uma referência  autor: refere-se à pessoa ou às pessoas responsáveis pela criação do conteúdo intelectual da obra. São indicados pelo último sobrenome em letras maiúsculas e prenomes, separados por vírgula. Se houver mais de um autor, os mesmos são separados por ponto-e-vírgula. Em caso de existirem mais de três autores, indica-se somente o primeiro seguido da expressão latina et al. Os prenomes podem ser abreviados, porém, deve-se padronizar todas as referências abreviando ou não todos os prenomes.  autor entidade: instituição, organização, empresa, responsável pelo conteúdo intelectual da obra quando não há indicação de autoria pessoal. São indicados por seu próprio nome por extenso em letras maiúsculas.  autor desconhecido: Quando não há indicação de autoria, a entrada é feita pelo título da obra, usando a primeira palavra em letras maiúsculas.  título e subtítulo: devem ser colocados da mesma forma em que aparecem no texto, separados por dois pontos.  e
                                                  1. edição: quando houver deve ser indicada pelo número seguido de ponto, mais a abreviatura da palavra “edição” seguida de ponto. Em caso de primeira edição, não se indica na referência.  local: indica-se no nome da cidade onde foi publicada a obra. Se houver mais de um local, usa-se somente o primeiro. Em caso de o local não estar especificado na obra, utiliza-se a abreviatura “[s. l.]” (sine locum).  editora: instituição ou pessoa responsável pela produção editorial da obra. Indica- se o nome da editora logo após o local, separados por dois pontos, abreviando prenomes, e excluindo indicações de natureza jurídica ou comercial. Havendo mais de uma editora, indica-se somente a primeira, se não houver indicação de editora utiliza-se a abreviatura “[s. n.]”.
                                                    1. data: ano em que a obra foi publicada. Dever ser indicado após a editora, separado desta por uma vírgula. Se não houver indicação de data, deve-se mencionar uma data aproximada entre colchetes: [200-]. No caso de documentos consultados pela internet, é necessário informar a data de consulta do mesmo. Nesse caso, a data deve ser padronizada da seguinte forma: dia mês (abreviado com três letras e um ponto – exceção: maio) ano (com quatro dígitos). Exemplos: 9 out. 2010 (9 de outubro de 2010); 14 maio 2007 (14 de maio de 2007).
                                            2. Elemento opcional elaborado em ordem alfabética. Quando colocado no trabalho apresenta-se, após as referências, acompanhada das definições das palavras utilizadas no trabalho. Exemplo: Deslocamento: Peso da água deslocada por um navio flutuando em águas tranquilas. Duplo Fundo: Robusto fundo interior no fundo da carena.
                                              1. Formas de apresentação de autores segundo a NBR 6023/2002
                                                1. Três autores:
                                                  1. CASTRO, Cláudio Moura; CERVO, Amado Luiz; BERVIAN, Pedro Alcino. CASTRO, C. M.; CERVO, A. L.; BERVIAN, P. A.
                                                    1. Mais de três autores
                                                      1. CASTRO, Cláudio Moura et al. CASTRO, C. M. et al. CAMPOS, Gastão Wagner Sousa et al. Tratado de saúde coletiva. 2. ed. São Paulo: Hucitec, 2006. ou CAMPOS, G. W. S. et al. Tratado de saúde coletiva. 2. ed. São Paulo: Hucitec, 2006.
                                                        1. Autor como organizador, compilador, etc.
                                                          1. D’ANTOLA, Arlette (Org.). D’ANTOLA, A. (Org.).
                                                            1. Autor entidade coletiva
                                                              1. UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL. Faculdade de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação. SÃO PAULO (Estado). Secretaria do Meio Ambiente. BRASIL. Ministério da Educação. CONSELHO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO (RS).
                                                                1. Eventos (congressos, conferências, encontros...)
                                                                  1. CONGRESSO BRASILEIRO DE EDUCAÇÃO PRÉ-ESCOLAR, 6., 1995, Porto Alegre.
                                                                    1. Referência Legislativa (leis, decretos, portarias...)
                                                                      1. BRASIL. Constituição (1988). BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996.
                                                                        1. Título (autoria não determinada)
                                                                          1. AVALIAÇÃO da universidade, poder e democracia.
                                                                            1. Modelos de referências: em outro tutorial
                                              2. O anexo é um elemento que contém informações que foram utilizadas para a produção do trabalho. Ele diferencia-se do apêndice, por ser parte retirada de outros trabalhos que não foram elaborados pelo próprio autor. Os anexos devem ser precedidos pela palavra ANEXO e identificado por letras maiúsculas consecutivas, travessão e por seus títulos (sem caixa alta). Quando esgotadas as 23 letras do alfabeto, utilizam-se letras maiúsculas dobradas. Exemplo ANEXO A - Perfil dos municípios brasileiros. Meio ambiente 2002 ANEXO B - Perfil dos municípios brasileiros. Meio ambiente 2003
                                              3. O apêndice é um elemento que contém informações que foram utilizadas para a produção do trabalho. Ele diferencia-se do anexo, por ser elaborado pelo próprio autor. Os apêndices devem ser precedidos pela palavra APÊNDICE e identificado por letras maiúsculas consecutivas, travessão e por seus títulos (sem caixa alta). Quando esgotadas as 23 letras do alfabeto, utilizam-se letras maiúsculas dobradas. Exemplo: APÊNDICE A – Questões da nova lei trânsito e o uso do etilômetro. APÊNDICE B – Avaliação dos resultados na fiscalização da nova Lei Seca.
                                              4. Relação de palavras ou frases, ordenadas através de algum critério, que localiza e remete para as informações contidas num texto. Os índices podem ser elaborados utilizando a ordem alfabética, sistemática, cronológica, numérica ou alfanumérica. Além disso, eles devem claramente definir sua função e/ou conteúdo. Os índices podem ser organizados por autores, assuntos, títulos, pessoas ou entidades, nomes geográficos, citações, anunciantes e matérias publicitárias ou também combinando duas ou mais dessas categorias.Os indicativos dos índices devem ser apresentados por página, volume seguido de página ou seção. Exemplos: Inconfidência Mineira, v. 4, 179; v. 5, 303 Vale do Paraíba, 221 Astrofísica, 4.7.1
                                              5. IV
                                              6. Elaborado por: Gisele Referencias: Manual de orientações para elaboração de Trabalho de Conclusão de Curso - Poços de Caldas-MG
                                                Show full summary Hide full summary

                                                Similar

                                                Artigo Científico p/ TCC
                                                Candido Gabriel
                                                Artigo Científico elaboração
                                                Candido Gabriel
                                                Elaboração de TCC
                                                pininga.net
                                                TCC - ELABORAÇÃO DE PARÁGRAFOS
                                                dtybel
                                                Artigo Científico X Ensaio Teórico
                                                mayara.sampaio
                                                Direito - Direito Constitucional e Estado
                                                Natanael Lima
                                                Psicologia Geral
                                                gustavoantonioli
                                                TGA - Teoria Clássica
                                                Natanael Lima
                                                Direito - Direito de Família
                                                Natanael Lima
                                                TGA - Administração Científica
                                                Natanael Lima