Uso do fogo

Description

Mind Map on Uso do fogo, created by helena seribelli de souza on 07/23/2020.
helena seribelli de souza
Mind Map by helena seribelli de souza, updated more than 1 year ago
helena seribelli de souza
Created by helena seribelli de souza over 2 years ago
9
0

Resource summary

Uso do fogo
  1. METALURGIA
    1. A história da metalurgia começa quando os homens encontram os elementos de sua existência nas realizações de seus antepassados. Com o surgimento da escrita, por volta de 4000 a.C. houve: a utilização da pedra como arma e ferramenta; a criação da linguagem oral; o surgimento da arte; a utilização e o domínio da produção do fogo; a domesticação e a criação dos animais; a prática da agricultura e surge a criação da metalurgia.
    2. CERAMICA
      1. A origem da cerâmica remonta aos antigos povos do Oriente, que a 7000 anos atrás já tinham tradição da indústria cerâmica. Quando o homem deixou de utilizar as cavernas, necessitou de objetos que deveriam ser resistentes, impermeáveis e de fácil fabricação, essas facilidades foram encontradas na argila (barro), que misturadas a água e endurecida após a queima. Há registros de objetos cerâmicos brasileiros com cerca de 2000 anos produzidos por aldeias instaladas próximos a rios.
      2. REVOLUÇÃO
        1. Com a chegada da Revolução Industrial acontece o auge do aprimoramento humano em relação ao fogo, surgindo as máquinas a vapor cuja fonte de energia era o carvão. Esta nova tecnologia provocou uma grande mudança na sociedade, pois as indústrias se multiplicaram criando a necessidade de se utilizar novos combustíveis.
        2. PRIMEIROS HUMANOS
          1. A capacidade de controle de fogo foi uma mudança dramática nos hábitos dos primeiros seres humanos. Fazer fogo para gerar calor e luz tornou possível às pessoas cozinhar alimentos, aumentando a variedade e disponibilidade de nutrientes. O calor produzido também ajudou as pessoas a manterem-se aquecidas no frio, permitindo-lhes sobreviver em climas mais frios e manteve predadores noturnos afastados.
            1. COMUNICAÇÃO
              1. Ao redor da fogueira, os seres humanos participavam. Homens, mulheres, crianças permaneciam mais tempo juntos. Olhavam-se, faziam gestos, usavam a voz para buscar uma forma de comunicação. Demorou ainda muito tempo até o homem formular sons que seriam as primeiras palavras. Tudo aconteceu ao redor da fogueira, onde, com o passar do tempo, os mais velhos começaram a transferir seus conhecimentos aos mais novos.
          2. TORTURA
            1. O fogo também foi usado por séculos como um método de tortura e execução, como evidenciado pela morte na fogueira, bem como em instrumentos de tortura, como a bota malaia, que poderia ser preenchida com água, óleo, ou mesmo chumbo e, em seguida, aquecida em fogo aberto para agonia do que a calçava.
            2. FOGOS FRIOS
              1. Fogos frios são geralmente realizados na primavera e no outono. Eles limpam a vegetação rasteira, queimando biomassa que pode provocar um incêndio quente que o deixaria muito concentrado. Oferecem uma maior variedade de ambientes, o que estimula a caça e a diversidade de plantas.
              2. USO NA AGRICULTURA
                1. O cultivo baseado em corte e queima ainda é comum em grande parte da África tropical, Ásia e América do Sul. "Para os pequenos agricultores, é uma forma conveniente para limpar áreas cobertas de vegetação e liberar nutrientes da vegetação restante de volta para o solo".
                Show full summary Hide full summary

                Similar

                The Digestive System
                cian.buckley
                Tsarist Russia 1861 - 1918
                emilyyoung212
                Tir na nOg - Treithe an bhealoidis
                08aliso.burge
                AQA GCSE Biology Unit 2.3
                Matthew T
                Biology Unit 4: Respiration and Photosynthesis
                Charlotte Lloyd
                Mind Map 1_1
                n.marment
                Physical Geography
                clongworth25
                GCSE Chemistry C1 (OCR)
                Usman Rauf
                AS Biology Unit 1
                lilli.atkin
                Science Final Study Guide
                Caroline Conlan
                maths notes
                grace tassell