''Cota não é esmola''

Description

Mind Map on ''Cota não é esmola'', created by manuella fernanda on 27/07/2020.
manuella fernanda
Mind Map by manuella fernanda, updated more than 1 year ago
manuella fernanda
Created by manuella fernanda over 3 years ago
6
1

Resource summary

''Cota não é esmola''
  1. Canção de Bia Ferreira- 2011
    1. Bia Ferreira (Carangola, 19 de abril de 1993) é uma cantora, compositora e multi-instrumentista brasileira. Iniciou as suas atividades musicais no ano de 2009, aos 15 anos de idade, na cidade de Aracaju, Sergipe, onde foi criada pela sua família.
      1. Filha de uma família tradicional evangélica, Bia estudava música desde criança. Sua mãe era cantora, regente de coral e pianista. Aos 3 anos, começou a estudar piano e entrou posteriormente no Conservatório Brasileiro de Música.
        1. O piano foi a sua base musical até o começo de sua carreira, quando passou a adotar o violão. Bia também domina outros 24 instrumentos musicais, tais como contrabaixo elétrico, cavaquinho, atabaque, djembe e bateria.
          1. Cota Não É Esmola” e “Não Precisa Ser Amélia” foram compostas em 2011 e se tornaram alguns de seus maiores sucessos por envolverem temáticas ligadas ao então inédito sistema de cotas no SISU (Ministério Da Educação, Brasil) que beneficiou crucialmente a população pobre, preta, parda e indígena brasileira e a questões estreitamente ligadas à subalternidade das mulheres negras no Brasil, que se tornaram mais críticas com o passar dos anos. Bia considera sua música como Música de Mulher Preta (MMP), por ser um foco indispensável em seu material.
            1. Entre 2015 e 2016, Bia deixa Aracaju com destino a São Paulo, visto que a cantora precisava investir mais na divulgação de seu trabalho autoral. O sucesso veio em Março de 2018, quando foi lançado o seu registro (acústico) de "Cota Não É Esmola" pela equipe brasileira do Sofar Sounds e que, hoje, ultrapassa os 8 milhões de visualizações.
    2. "Cota não é esmola" é o que afirma a música de Bia Ferreira, música esta que trata do preconceito que o negro sofre. Tal música traz uma verdade, ou seja, a cota não é um favor e sim uma forma de inclusão, uma forma de equidade. Afinal, as classes minoritárias que tem o direito de cota são inferiorizadas desde os primórdios da sociedade brasileira, assim não se deve tratá-las com igualdade e sim com equidade adaptando as oportunidades e deixando-as justas, a cota assume esse papel.
      1. Faz com que qualquer pessoa se coloque no lugar do negro no Brasil.
        1. Desmascara a realidade com a própria realidade.
          1. Música voltada para a Terceira Geração do Romantismo.
            1. Permite discutir questões de sexualidade, amor, racismo e protagonismo feminino utilizando-se de gêneros musicais diferenciados e historicamente adaptados, como o RAP e a música brasileira. Bia Ferreira utiliza-se do violão para cantar sua música que tem características do RAP americano.
      2. Aborda temas como o preconceito racial.
        1. Critica modos que não se orientam para os direitos de populações marginalizadas historicamente.
          Show full summary Hide full summary

          Similar

          Cold War (1945-1975)
          sagar.joban
          Tectonic Hazards flashcards
          katiehumphrey
          A-Level History: Nazi Germany
          cian.buckley+1
          Cognitive Psychology Key Terms
          Veleka Georgieva
          ICT Revision 2014
          11RaceyG
          New Possibilities with ExamTime's Flashcard Maker
          Andrea Leyden
          Chemistry (C1)
          Phobae-Cat Doobi
          Geography: Population
          ameliaalice
          Biology -B2
          Sian Griffiths
          Procedimientos Operacionales
          Adriana Forero
          1. Craniul – particularități structurale și compartimente. Oasele occipital, frontal, parietal şi sfenoidul.
          Hard Well