Números Racionais

Description

TESTE
Adriana Brito
Mind Map by Adriana Brito, updated more than 1 year ago
Adriana Brito
Created by Adriana Brito over 3 years ago
721
0

Resource summary

Números Racionais
  1. Algumas situações do dia a dia que usamos os números racionais são em uma receita culinária, nos andares de um prédio, diferença de temperaturas, peso e medidas, fuso horário, altitude e valor monetário.
    1. Engloba o conjunto dos inteiros, os números decimais finitos e os números decimais infinitos periódicos (que repete uma sequência de algarismos da parte decimal infinitamente), chamados também de dízimas periódicas.
      1. Exemplos: Inteiros: 6, -110 e -10. Decimais finitos: 2,6, 1,75, -2,40. Decimais periódicos: 0,444..., -0,777..., 0,333...
      2. Os números naturais estão dentro do grupo dos números inteiros, que são racionais, ou seja, a relação é que todos esses grupos são racionais.
        1. Para escrevermos um número racional na forma decimal temos que transformar esse número em uma fração irredutível. Depois temos que multiplicar o numerador e o denominador pelo mesmo valor até o denominador da fração ser 10, 100 ou 1000. Sempre de preferencia para o denominador 10, mas se não for possível tente o 100 e se ainda não for possível faça com o 1000. Se quando você transformar o número racional em fração, ele já tiver como denominador algum desses números já citados, não transforme essa fração na forma irredutível, apenas pule para o próximo passo. Se o denominador for 10, o decimal terá apenas uma casa após a vírgula, exemplo: 123/10= 12,3. Se o denominador for 100, o decimal terá duas casas após a vírgula, por exemplo: 123/100= 1,23. Se o denominador for 1000, o decimal terá três casas após a vírgula, exemplo: 123/1000= 0,123.
          1. Para facilitar podemos transformar o número racional em uma fração. Primeiro temos que localizar na reta entre quais números naturais a fração está e dividir esse espaço entre esses dois números de acordo com o denominador da fração. Depois, temos que contar os espaços de acordo com o numerador da fração. Se a fração for positiva, contamos esses espaços da esquerda para a direita e se for negativo, da direita para a esquerda a partir do 0. Se a fração for própria, ou seja, representa menos ou igual a um inteiro, ela estará posicionada entre 0 e 1 ou 0 e -1. Se a fração for imprópria podemos transformá-la em número misto e ela representará mais que um inteiro.
            1. O módulo é a distância do número em relação ao 0. O módulo é o mesmo número, mas sempre da forma positiva. É representado -/-14/ = 14 ou +14 e -/+14/ = 14 ou +14, por exemplo. Um número é chamado de oposto do outro quando eles estão à uma mesma distância em relação ao 0, ou seja, quando o módulo deles são iguais. Se um número for positivo o seu oposto é o mesmo número mas da forma negativa e o mesmo acontece ao contrário. É representado da seguinte maneira: -(-20) = +20 ou -(+64) = -64. Para fazer o inverso de um número racional, primeiramente temos que o transformar em fração. O inverso de um número racional é apenas inverter o numerador com o denominador da fração. Se a fração for positiva, seu inverso vai continuar positivo, o mesmo que se a fração for negativa, seu inverso vai continuar negativo.
              1. Para transformar um número decimal em fração devemos primeiramente olhar quantas casas esse número tem depois da vírgula. Se o número tiver uma casa depois da vírgula, o denominador da fração será 10, se tiver duas casas, o denominador será 100 e com três casas, o denominador será 1000. Para descobrirmos o numerador, devemos apenas ignorar a vírgula e escrever vesse número normalmente. Exemplos 12,3 = 123/10 * 1,749 = 1749/1000. Para transformarmos em um número fracionário devemos multiplicar a parte inteira pelo denominador e depois somar esse ao resultado ao numerador. O denominador será o mesmo da número misto e o numerador será o resultado da multiplicação pela parte inteira e a soma do numerador do número misto. Exemplo: 2 1/3 = 2.3 = 6 + 1 = 7 = 7/3. Para transformarmos o número inteiro em fração devemos colocar o número como numerador e o denominador 1, se o inteiro for positivo, a fração será positiva e ao contrário também.
                1. Atenção: Sempre reduza a fração no máximo possível em todos os casos!
                Show full summary Hide full summary

                Similar

                Tabuada
                Alessandra S.
                Matemática Básica
                Alessandra S.
                Geometria Plana
                Bruno Fernandes3682
                Como Estudar Matemática
                Alessandra S.
                Simulado de Matemática
                Alessandra S.
                Simulado Matemática
                Marina Faria
                Roteiro de Estudo - Matemática
                Luiz Fernando
                Plano de estudos ENEM - Parte 2 *Exatas/Biológicas
                GoConqr suporte .
                Geometria Plana Triângulo
                Luiz Antonio Lopes
                Matemática - Triângulos
                Felipe Perreira
                Conhecimentos de Estatística e Probabilidade
                Sem Parar