Recompensas financeiras

Description

Mapa mental referente a recompensas financeiras.
Thays Vieira
Mind Map by Thays Vieira, updated more than 1 year ago
Thays Vieira
Created by Thays Vieira over 3 years ago
4
0

Resource summary

Recompensas financeiras
  1. Remuneração fixa
    1. A forma de remuneração mais tradicional, os esquemas de remuneração fixa, prevém o pagamento de um salário mensal fixo a despeito do desempenho do colaborador.
      1. Vantagens: O valor é acertado antecipadamente e independe do resultado obtido pelo vendedor. A principal vantagem é permitir ao profissional receber pelo desempenho de várias tarefas que não se refletem imediatamente no seu volume de vendas, permitindo que ele dedique mais tempo para conquistar clientes sem prejudicar sua renda. Além disso, facilita o equilíbrio interno (consistência dos salários dentro da organização) e o equilíbrio externo (consistência dos salários da organização com os do mercado); homogeneíza e padroniza os salários dentro da organização, viabilizando a administração dos salários; facilita a administração dos salários e o seu controle centralizado.
        1. Desvantagens: A remuneração fixa pode não motivar os vendedores a se esforçarem o suficiente para maximizar suas vendas, por exemplo. Pode desmotivar os vendedores que gostam de desafios e que desejam sempre mais. Este tipo de remuneração não apresenta motivação intrínseca, funcionando apenas como fator higiênico; sem incentivar o espírito empreendedor, nem a aceitação de riscos e responsabilidades, atua como elemento de conservação da rotina.
          1. Fim.
    2. Remuneração variável
      1. Chamamos de remuneração variável, móvel ou flexível a parcela do salário atrelada ao desempenho profissional do trabalhador, do setor ou da empresa, e que pode variar ao longo do tempo. A parte móvel pode ter várias modalidades, tais como sugestões premiadas, participação acionária, participação nos lucros e resultados, bônus, comissões e prêmios.
      2. Vantagens x desvantagens
          1. Vantagens: Nesse modelo, o valor a ser recebido pelo vendedor depende totalmente dos negócios concretizados por ele e propicia à empresa que tal quantia seja 100% variável em função das vendas ou faturamento. Este tipo de remuneração reajusta a remuneração às diferenças individuais das pessoas, ao seu desempenho e ao alcance de metas e resultados, funcionando como motivação intrínseca, ou seja, como fator motivacional, dando ênfase à auto realização pessoal, na medida em que premia o bom desempenho e incentiva o desempenho excepcional.
            1. Desvantagens: O problema começa quando executivos ao invés de trabalhar sob controle dos objetivos da organização ou daquilo que essa organização deve produzir para a sociedade, começam a orientar seus trabalhos para os indicadores de desempenho relacionados à sua própria remuneração. Aquilo que garantirá a sustentabilidade da empresa ao longo do tempo deixa de ser algo importante, para ser valorizado apenas as consequências financeiras mais imediatas.
            Show full summary Hide full summary

            Similar

            Gestão do Capital Humano
            Luan Braga
            Recompensas Financeiras e não Financeiras
            Juliana nunes
            Recompensas
            Ana Eliza
            Recompensas
            Alyson Rocha
            Recompensas Financeiras
            elenice santos
            Recompensas
            Luana Marques
            Recompensas financeiras
            Tatiane Coelho
            Recompensas
            Luana Marques
            Untitled
            Helane Lima
            Untitled
            Tatiane Coelho
            GCSE Foundation Maths Revision
            Mia Jones