Componentes Elétricos

Description

Por Ana Raquel Da Costa Woiciechovski
Ana Raquel da Costa Woiciechovski
Mind Map by Ana Raquel da Costa Woiciechovski, updated more than 1 year ago
Ana Raquel da Costa Woiciechovski
Created by Ana Raquel da Costa Woiciechovski over 3 years ago
10
0

Resource summary

Componentes Elétricos
  1. Para Armazenar Energia
    1. Capacitores: Capaz de armazenar e fornecer cargas elétricas, formado por duas placas paralelas, quando ligado a uma tensão fixa, passa por ele uma pequena corrente, até que suas placas fiquem carregadas, positiva e negativa.
      1. Podem acumular certa quantidade de cargas quando estão ligados a uma tensão, quando essa é desligada, é capaz de continuar fornecendo essa tensão durante um periodo, funcionando como bateria de curta duração.
      2. Pilhas E Baterias
        1. Dentro das pilhas e das baterias há duas peças de metal, os eletrodos, que ficam imersos em um meio líquido chamado de eletrólito. Cada eletrodo tem uma ponta, chamada terminal, que se projeta para fora da pilha ou bateria.
          1. Os terminais precisam ser conectados por uma fiação externa. Quando se conectam, os elementos químicos no eletrólito provocam o fluxo de elétrons de um eletrodo para o outro. Esse fluxo origina uma corrente elétrica.
      3. Para Gerar Calor
        1. Resistores: Usador para controlar a passagem de corrente elétrica em circuitos, convertendo energia elétrica em térmica. Quando inserimos um resistor em um circuito ocorre uma diminuição da corrente elétrica, alem disso, a presença dele acarreta redução ou queda do potencial elétrico
          1. Resistores que conseguem manter sua resistência elétrica constante, mesmo em um grande intervalo de tensões elétricas são ôhmicos
        2. Para Gerar Movimento
          1. Motores Elétricos
            1. Uma máquina destinada a converter energia elétrica em energia mecânica,condutores situados num campo magnético e atravessados por corrente elétrica, sofrem a ação de uma força mecânica, força essa chamada de torque.
              1. Corrente Continua x Corrente Alternada
                1. Corrente Continua: Esses motores são mais caros, pois é necessário um dispositivo que converte a corrente alternada em corrente contínua. Corrente contínua: corrente na qual possui fluxo contínuo e ordenado de elétrons sempre na mesma direção.
                  1. Corrente Alternada: são mais baratos e os mais utilizados, pois a energia elétrica é distribuída em forma de corrente alternada, reduzindo assim seu custo. É uma corrente cuja magnitude e direção varia ciclicamente. Ou seja, há variação de corrente elétrica.
                  2. Motor Monofásico: Quando o transformador é monofásico, a ligação entre ele e o local abastecido pela energia elétrica é feita apenas com dois fios: uma fase e um neutro
                    1. Motor Bifásico: A rede bifásica é basicamente utilizada na zona rural. A ligação entre o local abastecido pela energia elétrica e o transformador é feita com três fios: duas fases e um neutro.
                      1. Motor Trifásico: O fornecimento trifásico, utilizado nas regiões urbanas e por indústrias, é a ligação feita por quatro fios: três fases e um neutro.
                  3. Para Realizar Medidas Elétricas
                    1. (i)Amperímetro: usado para determinar a intensidade da corrente elétrica que percorre por circuitos e fios condutores. Os amperímetros podem ser digitais ou analógicos.
                      1. Os amperímetros ideais não possuem resistência elétrica, ou seja, eles não possuem a capacidade de se oporem à corrente elétrica, e devem ser conectados em série ao circuito, desse modo, a corrente elétrica pode atravessá-lo sem sofrer nenhuma queda de potencial.
                        1. i=P/V
                        2. Voltímetro: Aparelho utilizado para medir a diferença de potencial entre dois pontos; por esse motivo deve ser ligado sempre em paralelo com o trecho do qual se deseja obter a tensão elétrica. Para não atrapalhar o circuito, sua resistência interna deve ser muito alta.
                          1. Se sua resistência interna for muito alta, comparada às resistências do circuito, consideramos o aparelho como sendo ideal.
                        3. Para Controle/Manobra
                          1. Interruptores: Sua função é ligar ou desligar um circuito elétrico. Quando apertamos o interruptor, ele aciona internamente o botão que libera a energia. Já quando apertamos para o lado oposto, ele bloqueia a passagem de energia. Existem vários tipos de interruptor que se adequam melhor a cada situação.
                            1. Simples: possui uma ligação interna mais simplificada e comanda uma única lâmpada ou conjunto de lâmpadas.
                              1. Paralelo:sua funcionalidade é acionar a iluminação em pontos distintos.
                                1. Intermediário:suporta mais acionamentos que o paralelo, podendo ser utilizado em circuitos com três ou mais pontos diferentes.
                                  1. Duplo: permite que as lâmpadas sejam acionadas separadamente. Ou seja, cada tecla do interruptor, é responsável por acender ou apagar uma lâmpada ou conjunto de lâmpadas diferentes. Isso sem interferir no funcionando da outra lâmpada ou conjunto.
                                2. Para Proteção/Segurança
                                  1. Fusível: dispositivo de proteção contra sobrecorrente em circuitos. Consiste de um filamento ou lâmina de um metal ou liga metálica de baixo ponto de fusão que se intercala em um ponto de uma instalação elétrica, para que se funda quando a intensidade de corrente elétrica que o percorre superar um determinado valor, devido a um curto-circuito, o que poderia danificar a integridade dos condutores.
                                    1. Disjuntor:interruptor automático, destinado a proteger uma determinada instalação elétrica contra possíveis danos causados por curto-circuitos. A sua função básica é a de detectar picos de corrente que ultrapassem o adequado para o circuito, interrompendo-a imediatamente antes que os seus efeitos térmicos e mecânicos possam causar danos à instalação elétrica.
                                    Show full summary Hide full summary

                                    Similar

                                    Matéria e Energia
                                    Andre Brito
                                    Perfil seguro numa rede social
                                    Zita Adriana Soutelo de Barros
                                    CALORIMETRIA
                                    Isabelle Oliveira
                                    1º lei da termodinâmica
                                    Ana Abreu
                                    Conhecimentos Gerais
                                    Roni Lima Lacerda
                                    Geografia- ENERGIA
                                    jpedrohenriques
                                    Termodinâmica.
                                    Giovanna Coelho Menezes
                                    REGISTRO DO ATENDIMENTO
                                    dcviana25
                                    Sucessão Ecológica
                                    Teo R,
                                    Funções básicas da administração
                                    Luanna Cavalcanti
                                    Metabolismo
                                    andrewtheskyshooter