Industrialização e urbanização

Description

Geografia Mind Map on Industrialização e urbanização, created by kl.a.b on 16/04/2015.
kl.a.b
Mind Map by kl.a.b, updated more than 1 year ago
kl.a.b
Created by kl.a.b about 9 years ago
36
1

Resource summary

Industrialização e urbanização
  1. Indústria
    1. Histórico

      Annotations:

      • O processo de industrialização no Brasil, e, por conseguinte da mudança de uma sociedade rural e agrária para uma urbana e industrial, iniciou-se na segunda metade do século XIX, ganhou impulso nas primeiras décadas do século XX e teve um grande salto no período pós-Segunda Guerra Mundial.
      1. 1ª etapa

        Annotations:

        • Essa ocorreu entre 1500 e 1808 quando o país ainda era colônia, dessa forma a metrópole não aceitava a implantação de indústrias, salvo em casos especiais como os engenhos, e produção em regime artesanal.
        1. 2ª etapa

          Annotations:

          • Corresponde a uma fase que se desenvolveu entre 1808 a 1930, que ficou marcada pela chegada da família real portuguesa em 1808. Nesse período foi concedida permissão para a implantação de indústria no país. E a implantação de taxas de importação como a Tarifa Alves Branco.
          • Outro fator foi o declínio do café, momento em que muitos fazendeiros deixaram as atividades do campo e, com seus recursos, entraram no setor industria como a à produção de alimentos, têxtil, além de velas e sabão.
          1. 3ª etapa

            Annotations:

            • Período que ocorreu entre 1930 e 1955, momento em que a indústria recebeu muitos investimentos dos ex-cafeicultores. Foi construída no país a Companhia Siderúrgica Nacional (1942 a 1947) Criação da Petrobrás (1953)
            • No intuito de viabilizar a infra-estrutura para a indústria e garantir a integração nacional, foram desencadeadas as seguintes, políticas: A centralização do poder: vargas retirou o poder das mãos dos das oligarquias rurais. A criação de estatais: a Companhia Vale do Rio doce (CVRD), com o objetivo de viabilizar a produção de bens de produção e a CHESF. Expansão da fronteira econômica, através da marcha para o oeste, buscando a incorporação das terras do Centro-Oeste (expansão da pecuária extensiva nos cerrados). A indústria
            1. 4ª etapa

              Annotations:

              • Teve início em 1955, com JK, e segue até os dias de hoje.
            2. Surtos
            3. medidas do Governo

              Annotations:

              • O primeiro dos 50 helicópteros EC725 adquiridos pelas Forças Armadas brasileiras da Helibras acaba de ser entregue, montado e testado no país com participação da indústria local.
              • Renovação do maquinário das indústrias, em 2014. Financiamento do BNDES para obras no exterior, a exemplo, o Porto em Cubas e o metrô em Caracas.
              1. Desconcentração Ind.

                Annotations:

                • Por volta de 1970, começou a ocorrer uma relativa desconcentração industrial no Brasil, com decréscimo relativo de São Paulo e crescimento maior em outras unidades da federação (Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Bahia, Minas Gerais, Ceará, Goiás, Amazonas, Mato Grosso e ouras).
                1. Fatores

                  Annotations:

                  • As dificuldades de transporte relacionadas ao trânsito intenso nas grandes cidades impediam a agilidade na chegada da matéria-prima ou na saída da mercadoria pronta.
                  • a possibilidade de redução de custos com mão de obra. As empresas instalaram-se em regiões onde os sindicatos não estão estruturados e a população local aceita salários menores.
                  • O menor preço de terrenos fora das áreas industriais mais consolidadas e a facilidade em encontrar grandes áreas para a construção de plantas industriais de grande porte
                  • A guerra fiscal entre os Estados Foi a necessidade de redução de custos que provocou a transferência de várias indústrias para outras regiões a partir da década de 1980,
                  • Proximidade com os países do Mercosul Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná e Mato Grosso do Sul, que ficam mais próximos dos demais integrantes originais do Mercosul (Uruguai, Argentina e Paraguai), passaram a receber crescente número de fábricas, porque sua localização facilita o transporte de produtos entre os países, diminuindo os custos das empresas
                  • O aspecto geográfico também foi um dos fatores que estimularam a mudança de indústrias para o Norte e o Nordeste. Essas regiões estão mais próximas dos Estados Unidos e da Europa, os principais mercados internacionais, o que reduz o preço dos fretes
                  • Busca por cidades do interior As cidades do interior, além de isenções fiscais, estão conseguindo oferecer infraestrutura satisfatória de produção e transportes, aliado a uma mão de obra qualificada que recebe salário menor.
                  • o poder dos sindicatos dos trabalhadores ddo grandes centros, como o ABC paulista. Teria levado as empresas a buscar novas regiões do país para se instalar locais nos quais os trabalhadores estivessem menos organizados e tivessem menor poder de negociação e pressão.
                Show full summary Hide full summary

                Similar

                Períodos geológicos
                Alessandra S.
                Projeto Med 2015: História e Geografia
                elisacoltro
                O Clima - Geografia
                GoConqr suporte .
                Simulado Geografia
                Marina Faria
                Geografia do Brasil
                JOISSE DE OLIVEIRA
                Geografia - Mapa do Brasil
                GoConqr suporte .
                Blocos econômicos
                Ighor Ferreira
                CLIMA GEOGRAFIA
                Alice Sousa
                Revolução Industrial século XVIIl e XIX
                izabelamendeslop
                Geografia- ENERGIA
                jpedrohenriques
                Geografia - Cartografia
                Jessica Caroline de Macedo