Gêneros e estilos teatrais

Description

De que forma você classifica os espetáculos que já viu? Eles tem final feliz ou triste? fizeram rir ou chorar? Para entender melhor vamos classificá-los neste mapa mental.
Nilma Pereira
Mind Map by Nilma Pereira, updated more than 1 year ago
Nilma Pereira
Created by Nilma Pereira over 3 years ago
58
0

Resource summary

Gêneros e estilos teatrais
  1. Comédia e a farsa
    1. O riso é uma ação natural do ser humano.
      1. A comédia grega - Se originou das festas em nome do deus Dionísio. O teatro era muito importante para a vida grega.
        1. Aristófanes - Ficou conhecido por fazer sátiras poli´ticas, do sistema judicial e da religião grega. Característica do seu espetáculo era a interação com o público
          1. Menandro - Surge depois menos focado em políticas e religião, e voltado para os tramas do cotidiano do seu povo.
            1. Os romanos, que foram os maiores herdeiros da cultura grega na Antiguidade, foram bastante influenciados pelo teatro de Menandro, principalmente os atores latinos como Plauto e Terêncio, que tratavam o contraste entre ricos e pobres em suas obras.
              1. Com a queda do Império Romana e a ascensão da igreja Católica o espaço da comédia e do teatro reduz bastante - As paróquias investem em peças teatrais para a catequizar a população, em sua grande maioria analfabeta.
                1. Os autos - Na Península Ibérica surgem os primeiros AUTOS - Peças teatrais destinadas a satirizar ou ensinar uma lição de moral, podendo ou não ter humoe - Esse tipo de peça curta, ganha força e sai das igrejas e passa a ocupar as praças das cidades. Peças geralmente escrita em versos, e seus personagens representavam uma parcela da população e não possuíam nomes próprios eram identificados por suas profissões ou característica: sapateiro, padeiro, enamorado, anjo, etc.
                  1. Gil Vicente - O auto da barca do inverno - De uma forma simbólica o autor faz uma crítica á hipocrisia de seus contemporâneos
      2. A farsa
        1. Na Idade Média surgem as primeiras farsas - Que ao contrário dos autos tinham personagens, com nome e sobrenome ancorados na realidade.
          1. As peças farsescas eram estruturadas de forma a favorecer o engano - Sempre havia uma situação na qual uma pessoa fazia tudo para enganar a outra, e com isso atingir seu obejtivo.
            1. A commedia dell'arte - Criada na Itália, teve muito sucesso na Europa - Herdeira um pouco distante da comédia romana, tinha como base a ação de trupes que se apresentavam em estalagens, feiras e praças.
              1. Uma das suas principais características era a improvisação, feita a partir e uma estrutura narrativa bem definida. As peças são guiadas por um conovaccio - roteiro com as primeiras ações da história. A cenas são chamas de lazzi - Escritas de maneira superficial, para dar espaço aos diálogos pelos atores. Os personagens são bem parecidos com a commedia dell' arte tipos: os servos (Zanni) espertos, como o arlequim e a colombina; o falso intelectual (Dottore); o velho pão duro (Pantaleone); o militar covarde (capitano); e o casal apaixonado (innamorati), os únicos que não usam mascaras.
      3. A tragédia
        1. Tragédia grega
          1. Coros de cantores com máscaras de bode saíam pelas cidades para agradar os deuses, especialmente Dionísio, o deus do vinho, a dança e a poesia foram adicionadas a esses rituais, com isso a tragédia. se desenvolveu.
            1. A origem da palavra tragédia veio do "tragos", que significa "bode" animal que era sacrificado para o ritual dionísico..
              1. A tragédia teve uma grande contribuição para o teatro. A registros que um homem chamado Téspis, representou o deus Dionísio em um ritual, tornando-se o primeiro ator cujo nome chegou aos dias de hoje.
                1. Os primeiros autores de tragédias - Sófocles, Ésquilo e Eurípides, cada uma tinha características únicas, embora seus espetáculos tivessem elementos comuns como: Hamartia (falha trágica), Hybris (orgulho); Peripécia (forma inesperada); Pathos ("patético" punição por desobedecer às ordens) e Catarse (purificação descarga de emoções de terror ou piedade)
                  1. A tragédia surge juntamente com a comédia, sendo que a tragédia possui um caráter nobre dentro das comemorações ao deus da fertilidade, pois capturava a essência humana e suas relações com os sentimentos profundos de amor, ódio, medo e traição.
                    1. As tragédia também trazem uma forma bem definida dos heróis - para Aristóteles - É alguém de alta posição social, como um rei ou um nobre encontrava-se em uma situação na qual desafiava alguma força poderosa, como os deuses ou autoridades.. o que seria do cinema e os quadrinhos sem a existência do super-heróis, que tem superpoderes à sua disposição para fazer o bem.
                      1. Shaskespeare e as tragédias - Onze das 38 peças chegaram aos dias atuais, temas que atravessaram o tempo com a impossibilidade do amor, inveja, vingança, ganância, e a ingratidão, que encontramos em suas principais histórias como: Romeu e Julieta, Hamlet, Otelo e o Rei Lear.
                        1. Diferente da tragédia grega, para Shakespeare, a trajetória dos personagens não está mais baseada na relação com os deuses, pois, possuem maior decisão sobre o seu destino, fazendo o espectador refletir sobre a humanidade de forma serena e bem-humorada.
        Show full summary Hide full summary

        Similar

        8°Ano - Drama e melodrama/Teatro moderno e contemporâneo
        Nilma Pereira
        Crime and Deviance with sociological methods key terms
        emzelise1996
        AS Unit 1 Physics Flashcard Deck
        Callum McClintock
        Chemistry Module C1: Air Quality
        James McConnell
        Themes in Macbeth
        annasc0tt
        GCSE AQA Biology - Unit 3
        James Jolliffe
        GCSE AQA Biology 1 Nerves & Hormones
        Lilac Potato
        GCSE AQA Biology 2 Plants & Photosynthesis
        Lilac Potato
        Organic Chemistry
        Megan Tarbuck
        AQA GCSE Product Design Questions
        Bella Statham
        Japanese Hiragana
        pangcaberte