8°Ano - Drama e melodrama/Teatro moderno e contemporâneo

Description

8°Ano Arte - Drama e melodrama Teatro moderno e contemporâneo
Nilma Pereira
Flashcards by Nilma Pereira, updated more than 1 year ago
Nilma Pereira
Created by Nilma Pereira over 3 years ago
21
0

Resource summary

Question Answer
Qual foi a importância de Stanislavski para a carreira do ator Ele revolucionou a profissão do ator por ter sido o primeiro a criar um sistema de atuação que qualquer ator poderia usar como referência. O sistema criado por Stanislavski chegou aos Estados Unidos e foi adaptado por famosos professores de teatro que, por sua vez, treinaram muitas estrelas de Hollywood. É o caso de nomes como Marlon Brando e Robert de Niro. Até hoje, o sistema criado por Stanislavski é usado como referência em escolas de teatro do mundo inteiro.
O que era efeito de distanciamento usado por Brecht e de forma esse crítico levava o público a refletir? Em suas peças, Brecht não queria que o público tivesse um envolvimento emocional com os personagens, como no melodrama, mas sim que usasse a razão para perceber que as escolhas feitas pelos personagens poderiam ser diferentes.
O que muitos dos espetáculos do teatro do absurdo têm em comum? Em comum, as peças dessa tendência teatral parecem não ter enredo, ou seja, um começo, um meio e um fim definidos. Além disso, as ações dos personagens parecem não ter um sentido e as situações nas quais eles se colocam aparentam não ter solução.
A partir do que estudamos, que significado a palavra "drama" pode ter. Na linguagem coloquial, é comum ouvir que alguém é “muito dramático” ou “faz drama”; nos meios de comunicação, também vemos ou ouvimos histórias que contam “o drama dos refugiados” ou “o drama dos desempregados”. No entanto, no teatro, “drama” pode significar tanto “ação” quanto uma forma específica de texto teatral, literário ou audiovisual que não é cômico e que traz uma história compatível com a vida real.
Quais são as semelhanças e diferenças entre o drama e a tragédia? Nas tragédias clássicas, víamos as desgraças que aconteciam com reis e nobres; o drama mostra histórias de pessoas comuns, em uma linguagem de prosa, mais próxima do cotidiano. Antes disso, tanto as tragédias quanto as comédias eram escritas em versos. Por outro lado, há uma característica que une drama e tragédia: a empatia que temos com os personagens. No drama, também acompanhamos os conflitos e nos emocionamos.
Qual é a relação das novelas com o melodrama? Nas novelas, acompanhamos a história de heróis, que representam o bem, na luta contra o mal, personificado pelos vilões. Os espectadores são levados a torcer pelos protagonistas, mesmo sabendo que eles terão final feliz. Além disso, as cenas são, muitas vezes, acompanhadas por músicas. Vários personagens têm, inclusive, uma música-tema.
Show full summary Hide full summary

Similar

Gêneros e estilos teatrais
Nilma Pereira
Characteristics and Climate of a hot desert
Adam Collinge
AS Pure Core 1 Maths (AQA)
jamesmikecampbell
CPA Exam Flashcards
joemontin
Enzymes and Respiration
I Turner
GCSE REVISION TIMETABLE
gracemiddleton
ENG LIT TECHNIQUES
Heloise Tudor
Rights and Responsibilities Flashcards - Edexcel GCSE Religious Studies Unit 8
nicolalennon12
AQA GCSE Biology B1- Quiz
Ethan Beadling
Whole Number Glossary L1
Lee Holness
Specific Topic 7.3 Timber selection
T Andrews