Evolução da Gestão de Pessoas

Description

Mapa Mental referente a evolução da gestão de pessoas na história.
Carlos Felipe
Mind Map by Carlos Felipe, updated more than 1 year ago
Carlos Felipe
Created by Carlos Felipe over 3 years ago
130
0

Resource summary

Evolução da Gestão de Pessoas
  1. Administração de Pessoal
    1. Até a década de 30, as organizações não tinham um departamento específico para cuidar de seus funcionários. Essa tarefa muitas vezes era do "chefe" e basicamente era conferir os registros das horas trabalhadas, faltas e atrasos, com a finalidade de calcular os pagamentos e descontos necessários.
      1. Departamento Pessoal
        1. Entre 1930 e 1950, após a 1ª Guerra Mundial, surgiu a necessidade de um profissional mais especializado só para trabalhar no setor, surgia assim o Departamento de Pessoal a quem cabia cuidar de todos os aspectos administrativos e jurídicos relacionados aos funcionários de uma empresa.
          1. Administração de Recursos Humanos
            1. A década seguinte (1950-1960) começou a valorizar um pouco mais as relações humanas e sociais nos ambientes laborais. Mesmo que ainda precários, processos de recursos humanos como recrutamento, seleção, treinamento, desenvolvimento, avaliação de desempenho e carreira e remuneração, como conhecemos hoje, começaram a ser estruturados. O Departamento de Pessoal começaria a ser chamado de Departamento de Recursos Humanos.
              1. Gestão de Pessoas
                1. Os anos 80 marcaram um novo contexto empresarial e de negócios. Tanto a globalização, quanto uma mudança no perfil do consumidor, exigiram uma mudança nas organizações. Um cenário mais competitivo provocou muitas mudanças na cultura organizacional, e o funcionário passou a ser visto mais como um parceiro da empresa, na busca por alcançar seus objetivos. Dessa forma, a Administração ou Departamento de Recursos Humanos não conseguia mais definir a nova forma de lidar com as pessoas no ambiente de trabalho. Assim surgiu o termo “gestão de pessoas”, com a finalidade de enfatizar o aspecto “parceiro” dos trabalhadores das organizações e reconhecendo suas habilidades e competências como necessárias para alcançar as metas organizacionais. Foi nesse período também que as denominações “funcionários” e “empregados” foram substituídas por “colaboradores”
                  1. Gestão Estratégica de Pessoas
                    1. Nos anos 90 a competitividade empresarial se tornou ainda mais acirrada, comprometendo, inclusive, a sobrevivência das organizações. Nesse contexto, o meio corporativo precisou criar vantagens competitivas sustentáveis, e isso dependia de as organizações conseguirem identificar e explorar suas competências. Para isso, era preciso que se diferenciassem por meio de fatores de desempenho como qualidade, custo, flexibilidade e inovação. E quem abastecia —e abastece— as organizações com essas competências? Os colaboradores. Assim, a gestão de pessoas passou a um patamar estratégico nas empresas, pois são os colaboradores que contribuem diretamente para que elas consigam se manter competitivas no mercado.
    Show full summary Hide full summary

    Similar

    Os três pilares de uma gestão eficaz
    Liliane Tubino
    Revolução Industrial século XVIIl e XIX
    izabelamendeslop
    A Revolução Industrial
    Tania Lacerda
    Terceira Revolução industrial
    lepereir1
    Revolução industrial
    Danilo Silva
    Gestão de Pessoas: 6 dicas para ser mais eficiente
    Liliane Tubino
    GESTÃO DE PESSOAS
    cesarfabr
    Evolução Biológica: os mecanismos. A formação de novas espécies I
    Bruno Fernandes3682
    Liderança
    Liliane Tubino
    Projeto Med 2015: História e Geografia
    elisacoltro
    2º Guerra Mundial
    João Gabriel