Desigualdades e Preconceitos.

Description

Desigualdades e Preconceitos.
Allan Da Silva Almeida
Mind Map by Allan Da Silva Almeida, updated more than 1 year ago
Allan Da Silva Almeida
Created by Allan Da Silva Almeida over 3 years ago
9
0

Resource summary

Desigualdades e Preconceitos.
    1. Desigualdade - Desigualdade social é a diferença econômica que existe entre determinados grupos de pessoas dentro de uma mesma sociedade.
      1. Causas - Má distribuição de renda Má administração dos recursos Lógica de acumulação do mercado capitalista (consumo, mais-valia) Falta de investimento nas áreas sociais, culturais, saúde e educação Falta de oportunidades de trabalho Corrupção
        1. Consequências - Fome, desnutrição e mortalidade infantil, Aumento das taxas de desemprego Grandes diferenças entre as classes sociais Marginalização de parte da sociedade Atraso no progresso da economia do país Aumento dos índices de violência e criminalidade
        2. Tipos de Desigualdades - Desigualdade econômica: desigualdade entre a distribuição de renda. Desigualdade racial: desigualdade de oportunidades para as diferentes raças: negro, branco, amarelo, pardo. Desigualdade regional: disparidades entre regiões, cidades e estados. Desigualdade de gênero: diferenças entre homens e mulheres, homossexuais, trans e demais gêneros.
          1. Curiosidades - Segundo a ONU, o Brasil é o oitavo país com o maior índice de desigualdade social e econômica do mundo. O "Coeficiente de Gini" é uma medida utilizada para mensurar o nível de desigualdade dos países segundo renda, pobreza e educação. Na União Europeia, o país que apresenta maior desigualdade social é Portugal. Os países com menor desigualdade social são: Noruega, Japão e Suécia. Os países que apresentam maiores desigualdades sociais são do continente africano: Namíbia, Lesoto e Serra Leoa.
        3. Preconceito - O Preconceito trata-se de um conceito associado à discriminação e as diferenças que existem no mundo.
          1. Existem diversos tipos de preconceito, por exemplo, contra as mulheres (machismo, misoginia ou sexismo), os judeus (antissemitismo), os deficientes físicos, a aparência (estereótipos), o peso (gordofobia), os nordestinos, população negra, LGBTs, dentre outros.
            1. Classificação das formas de preconceito - Preconceito Racial, Preconceito Social, Preconceito Cultural, Preconceito linguístico, Preconceito Religioso, Preconceito Sexual ou de gênero, etc...
            2. Preconceito é uma opinião desfavorável que não é baseada em dados objetivos, mas que é baseada unicamente em um sentimento hostil motivado por hábitos de julgamento ou generalizações apressadas. A palavra também pode significar uma ideia ou conceito formado antecipadamente e sem fundamento sério ou imparcial.
            Show full summary Hide full summary

            Similar

            Educação Inclusiva
            Ricardo Oliveira
            Carandiru
            Raphaela Ribeiro
            DESIGUALDADE
            Maria Paula Bastos
            Discriminação Social
            Joana Pinto3215
            4 MITOS SOBRE FILHOS DE HOMOSSEXUAIS
            lis alves
            estratificação social
            Maria Paula Bastos
            Preconceitos
            Rudner M. Di Rubim
            Discriminação Social
            Joana Pinto3215
            Fluxograma Racismo
            Camila Fraga
            Midiatização dos Movimentos Sociais:Produção Audiovisual e InteraçõesMidiatizadas em Função daMobilização Emocional
            Joel Willian