Planejamento Dialógico

Description

GESTÃO
Aluisio Ricardo
Mind Map by Aluisio Ricardo, updated more than 1 year ago
Aluisio Ricardo
Created by Aluisio Ricardo over 3 years ago
9
0

Resource summary

Planejamento Dialógico
  1. planejamento é uma técnica que pode ser usada com várias interesses e objetivos, para mascarar ou impor soluções. (GARCIA 1991, p.41) (p.17)
    1. Planejar: * Fazer politica ao fazer educação (p 19); * Politica em seus viés Social (p. 21); * Pilitica como relação de poder, politicamos em todos os ambientes (p. 24)
      1. * É um processo de busca de equilíbrio; * é tomada de decisão; É reflexão; * É previsão e racionalização; * É se preocupar para onde ir e como chegar; * É analisar e ampliar consciencia; * é sistematizar e projetar nas relações politicas;-sociais-administrativas.
      2. Planejamento Dialógico: para uma Escola Cidadã, com resistencia alternativa (p.25)
        1. O diálogo não se esgota da relação do eu-tu oque seria estritamente limitador. O diálogo é esse encontro dos homens, mediatizados pelo mundo, para pronuncia-lo.= (p. 27)
          1. Planejamento é ambíguo, da ciência ao senso comum
            1. Planejamento é um processo de tomada de decisão sobre a ação.
          2. Tipos de Planejamento: * Coletivo; * Educacional; * Sistema de Educação: * Curricular; Ensino; * Participativo; * Aulas;
            1. O que é Plano? * É sistematizador e justificador de quem, o que,, quando vaia atender ao planejamento, é um guia de orientação das Diretizes e os meios de realização do trabalho docente.. Assim é a formalização da diferentes momentos desse processo de planejar qie é permeado de desafios e contradições (FUSARI,) (p.37)
              1. Plano: * Curricular define e expressa a filosofia da ação da escola. Apartir dele, é planejado de maneira sistematica e global de toda ação escolar MENGOLLE & SANT ANNA, 1993, p.48) (p.36).
                1. Plano de de aula é a previsão de conteúdo para uma aula, ou conjunto de aulas e tem um caráter bastante especifico (LIBÂNEO, 1992, p. 48) (p. 35)
                  1. Plano de curso: é o planejamento geral para o ano ou semstre, deve funcionar como orientador, rota do individuo e coletividade educacional (p.37)
                    1. Plano de disciplina: é um instrumento sistematizador da ação concreta do professor a fim de que os objetivos da disciplina sejam atingidos (p.38))
                      1. Plano de unidade também chamado de Planejamento por temas geradores, feito de acordo com a duração do tema de aprendizagem (dias,meses (MST, 1995, p.21)
                2. Plano de Ensino: é a documentação de processo educacional escolar como um todo, ouseja, elaborado por docentes, com propostas de trabalho na area e ou disciplina especifica (FUSARI,) (p. 46)
                  1. Plano escolar é um documento síntese do planejamento escolar global das propostas e ações da unidade escolar com diagnostico da realidade (p. 39)
                    1. Plano municipal conjunto de planos setoriais comporá o plano municipal de forma justificada.
                    2. Plano Geral SME o conjunto de planejamentos com indicação doas necessidades e comporá o plano setorial do município (p. 40)
                    3. Plano nacional é onde se reflete toda a politica educacional de um povo inserido em um contexto histórico é mensurado em longo, médio e curto prazo (MENEGOLLE & SANT ANNA, 1993, p. 48) ( p.40)
                    4. PROGRAMA: é constitúido de um ou mais projetos de determinados orgãos ou setores (p. 42)
                      1. PROJETO é um modelo capaz de conduzir a ação e execução dos seus objetivos projeto é um conceito polissêmico de análise sincrônica (p. 42)
                        1. Projeto de Ação é uma imagem antecipada e finalizante de squencia ordenada da operação aplicável de forma a conduzir a um novo estado de realidade - objetivo e ação (BARBIER, 1993, p 66) (p. 43)
                          1. Projeto Educativo (PAE) é mais utilizado para designar as atividades educativas no quadro das disposições ministeriais e um plano global da instituição.
                          2. Projeto de finalidade ou educativo, estabelece sobretudo, valores, grandes perspectivas, invariavelmente encontra-se ideologias politicas, atingindo certio grau de generalidade dos seus enunciados (p. 43)
                            1. PROJETO POLITICO PEDAGOGICO; é m um orientador de como se posicionar na cotidiano da instituição escolar., gerando póssibilidades de gerenciamente gestacional de manira democratica e coletiva.
                            Show full summary Hide full summary

                            Similar

                            A INTEGRAÇÃO DAS TDIC À PEDAGOGIA: UMA CONCEPÇÃO DE WEB CURRÍCULO
                            Malton Fuckner
                            Tecnologia na Educação
                            Alessandra S.
                            16 Dicas para o Professor Criativo
                            Alessandra S.
                            Sala de Aula Invertida
                            GoConqr suporte .
                            Ensinando com as ferramentas GoConqr
                            GoConqr suporte .
                            7 Tendências Educacionais
                            GoConqr suporte .
                            6 ideias para Dinamizar a Sala de Aula
                            Maria José
                            13 motivos para usar Tecnologia na Educação
                            Alessandra S.
                            PROTAGONISMO DO ALUNO
                            Alessandra S.
                            Paulo Freire Pedagogia da Autonomia
                            lb.roberto
                            Psicologia da Educação
                            rsgomes88