MAPA MENTAL GERAL

Description

Ana Célia
Flavio Junior
Mind Map by Flavio Junior, updated more than 1 year ago
Flavio Junior
Created by Flavio Junior over 3 years ago
25
0

Resource summary

MAPA MENTAL GERAL
  1. ANGINA PECTORIS
    1. A angina é causada pelo estreitamento das artérias que conduzem o sangue ao coração e tem como sintomas grande desconforto e pressão no peito, com a dor mais intensa durante a atividade física.
      1. FATORES DE RISCO: obesidade, sedentarismo, tabagismo, hipertensão arterial, diabetes, alterações no colesterol e triglicérides e fatores genéticos.
      2. Edema agudo de pulmão.
        1. O edema agudo de pulmão (EAP) é uma síndrome clínica em que ocorre acúmulo de fluido nos espaços alveolares e intersticiais dos pulmões.
        2. DRENOS
          1. Drenos de sucção: HEMOVAC, PORTOVAC, JACKSON-PRATT, BLAKE. sistema fechado de drenagem por sucção contínua e suave, fabricado em polietileno ou silicone.
            1. Técnicas • Higienizar as mãos; • Reunir material; ✓ Solução Fisiológica a 0,9% ✓ Seringa de 10cc; ✓ Gase e atadura de crepe no tamanho adequado e se necessário; ✓ Cúpula; • Explicar para o paciente o procedimento; • Retirar a cobertura anterior; • Realizar a limpeza da ferida em movimentos unidirecionais do menos contaminado para o mais contaminado;
            2. Penrose: É um sistema de drenagem aberto, com composição à base de borracha tipo látex, utilizado em procedimentos cirúrgicos com potencial para o acúmulo de líquidos, infectados ou não.
              1. Técnicas • Higienizar as mãos; • Reunir o material: ✓ Soro fisiológico ✓ Gase esteril ✓ Bolsa coletora(se o dreno não estiver ocluido) ✓ Cupula (para quantificar o fluidos) • Fita adesiva(micropore).
              2. Drenos de Tórax: são empregados em cirurgias torácicas ou cardíacas, destinando-se à retirada de conteúdo líquido e/ou gasoso da cavidade torácica
                1. Técnicas • Higienizar as mãos; • Reunir os materiais; ✓ Gases cirurgicas; ✓ Esparadrapo; ✓ Luvas cirurgica; ✓ Álcool a 70% ✓ Soro fisiológica de 500ml se for adulto, 250 ml se for criança e 100 ml se for RN; ✓ Frasco graduado. • Explicar o procedimento ao paciente;
              3. Manobra de Heimlich
                1. CRIANÇA
                  1. ADULTO
                    1. A manobra de Heimlich é um procedimento rápido de primeiros socorros para tratar asfixia devido à obstrução das vias respiratórias superiores por objetos estranhos como alimento, brinquedo ou outro objeto.
                    2. HIPERTENSÃO ARTERIAL
                      1. FATORES DE RISCO: dieta rica em sal (a substância faz o corpo reter líquido, elevando a carga sobre o coração e a pressão arterial), sedentarismo, consumo abusivo de álcool, cigarro, estresse, diabetes, história familiar (filhos cujo um dos pais é hipertenso apresentam 25% de chances de desenvolver a doença. Se o pai e a mãe são hipertensos a probabilidade aumenta para 60%) e idade avançada.
                        1. Condição em que a força do sangue contra a parede das artérias é muito grande.
                        Show full summary Hide full summary

                        Similar

                        Antianginosos
                        Drive Med
                        Coração
                        Thais Souza
                        DISFUNÇÕES CARDIOVASCULARES
                        Melissa Rosiane
                        Coração
                        Daiane Gomes
                        1_Coração
                        Thais Souza
                        INFARTO
                        Filipe Brito
                        Chemistry General Quiz - 2
                        lauren_johncock
                        Phrasal Verbs
                        Felipe Veintimilla
                        Power and Conflict Poetry
                        Charlotte Woodward