SISTEMA ENDÓCRINO 02

Description

Fechamento de caso
Isabela Reis
Mind Map by Isabela Reis, updated more than 1 year ago
Isabela Reis
Created by Isabela Reis over 3 years ago
5
0

Resource summary

SISTEMA ENDÓCRINO 02
  1. TIREOIDE
    1. É uma importante glândula endócrina, responsável pela produção de tiroxina (T4), triodotironina (T3) e por calcitonina.
      1. Por um lado, favorecem a síntese de enzimas oxidativas, o que provoca um maior consumo celular de oxigénio e posterior aumento da produção de calor, favorecendo a absorção intestinal de glicose e também a sua utilização como combustível pelas células
        1. A síntese dos hormônios tireoidianos requer iodo. O iodo, ingerido na alimentação e na água como iodeto, é ativamente concentrado pela tireoide e convertido em iodo orgânico dentro das células foliculares pela peroxidase tireoidiana.
      2. Está localizada na região anterior do pescoço posteriormente aos músculos esterno-tiroideu e esterno-hioideu, ao nível das vértebras C5 e T1
        1. BÓCIO: O termo bócio designa a dilatação da tiróide que, por vezes, pode crescer excessivamente, provocando uma evidente proeminência no pescoço.
        2. O hipotireoidismo é uma afecção em que a glândula tireóide tem um funcionamento anômalo e produz muito pouca quantidade de hormonal.. O hipotireoidismo muito grave denomina-se mixedema.
          1. O hipertireoidismo, uma perturbação em que a glândula tireóide está hiperativa, desenvolve-se quando a tireoide produz demasiada quantidade de hormônios.
            1. A tiróide é uma glândula endócrina do tipo folicular.
              1. No menor aumento, pode-se observar a cápsula de tecido conjuntivo denso e os delicados septos conjuntivos derivados da cápsula, dividindo a glândula em lóbulos.
                1. Ao maior aumento, observa-se o parênquima da tireóide constituído de folículos tireoidianos e células C ou células parafoliculares.
                2. Os folículos tireoidianos são revestidos por células epiteliais cuboides dispostas em uma única camada caracterizando o epitélio simples cúbico, cujas células foliculares secretam para o interior dos folículos uma substância denominada colóide, que contém os precursores do hormônio tiroidiano.
              2. PARATIREOIDE
                1. As glândulas paratireoides atuam no organismo de modo a auxiliar na regulação de nutrientes, como o cálcio e fosfatos.
                  1. As paratireoides estão localizadas na região do pescoço, atrás da tireoide.
                  2. Cada paratireoide é revestida por uma espécie de cápsula de tecido conjuntivo, que trazem como função sustentar os grupos de células secretoras
                    1. A paratireoide sintetiza e secreta o paratormônio (ou PTH), que mantém os níveis sanguíneos de cálcio (calcemia) mediante aumento da taxa de atividade dos osteoclastos, mobilizando, assim, o cálcio a partir do tecido ósseo.
                      1. O PTH liga-se a receptores de membrana em células-alvo e atua estimulando a captação de cálcio para o meio extracelular, aumentando a concentração sérica de cálcio e diminuindo a de fosfato. Além de exercer essa função, o PTH regula, nos rins, uma enorme gama de funções na célula epitelial, incluindo a ativação de uma enzima envolvida na síntese de calcitriol
                    2. O parênquima da glândula adulta consiste em dois tipos de células – as células principais e as células oxífilas.
                      1. CÉLULAS PRINCIPAIS- As células principais, de formato poliédrico e ligeiramente basófilas, são mais numerosas e formam cordões irregularmente anastomosados sustentados por delicados septos conjuntivos compostos principalmente de fibras reticulares. Essas células são a fonte de PTH
                        1. CÉLULAS OXÍFILAS- As células oxífilas, que aparecem após a primeira década de vida, são células maiores e mais acidófilas que se encontram irregularmente distribuídas e ocorrem isoladamente ou em agregados.
                        2. Nos ossos, o PTH determina a ativação e recrutamento de osteoclastos (células que participam do processo de absorção e remodelação da matriz óssea), o que resulta em reabsorção óssea.
                          1. HIPOPARATIREOIDISMO- O hipoparatireoidismo é quando o nível de PTH está abaixo do necessário para o organismo.
                            1. HIPERPARATIREOIDISMO- O hiperparatireoidismo é quando o nível PTH está acima do necessário e uma de suas principais causas pode estar relacionada à queda de cálcio no sangue ou pelos baixos níveis de vitamina D e/ou magnésio.
                            2. GLÂNDULA ADRENAL
                              1. São duas glândulas triangulares encontradas superiormente aos rins. Elas têm uma aparência amarelada e estão localizados entre os aspectos súpero-mediais dos rins e do diafragma
                                1. As glândulas são divididas em duas partes, o córtex suprarrenal e a medula suprarrenal. O córtex suprarrenal é a parte externa da glândula suprarrenal e produz hormonas vitais à vida, como os glicocorticoides - as hormonas hidrocortisona (cortisol) e corticosterona.
                                  1. A HIDROCORTOSINA- Regula a produção de energia, a pressão arterial e a função cardíaca.
                                    1. A CORTICOSTERONA- Desempenha um papel na resposta imunitária e na redução da inflamação.
                                    2. A medula suprarrenal é a porção interna da glândula. Na verdade, é uma massa de tecido nervoso contendo muitos capilares e sinusoides. A medula produz hormonas como a adrenalina.
                                      1. As adrenais são duas glândulas achatadas com forma de meia-lua, cada uma situada sobre o polo superior de cada rim e, por isso, também são chamadas de suprarrenais.
                                        1. Ao menor aumento observa-se de fora para dentro as seguintes estruturas: cápsula, camada cortical ou córtex da adrenal e a camada medular.
                                          1. A cápsula é constituída de tecido conjuntivo denso que envia septos delgados ao interior da glândula.
                                          2. REGIÃO CORTICAL- Localiza-se abaixo da cápsula e é constituída por três camadas: zona glomerulosa, zona fasciculada e zona reticulada.
                                            1. º ZONA GLOMERULOSA- Está logo abaixo da cápsula e é composta de células piramidais ou colunares, organizadas em cordões que têm forma de arcos envolvidos por capilares sanguíneos
                                              1. º ZONA FASCICULADA- É formada por células cuboides que se dispõem em cordões paralelos entre si e perpendiculares à cápsula. Suas células contêm muitos lipídeos que nos preparados dissolvem-se dando um aspecto vacuolizado e, devido a tal fato, também são conhecidas como espongiócitos.É formada por células cuboides que se dispõem em cordões paralelos entre si e perpendiculares à cápsula. Suas células contêm muitos lipídeos que nos preparados dissolvem-se dando um aspecto vacuolizado e, devido a tal fato, também são conhecidas como espongiócitos.
                                                1. º ZONA RETICULADA- É a zona mais interna da região cortical, as células dispõem-se em cordões irregulares, formando um aspecto de rede, entremeados por capilares sinusóides. Essas células são menores do que das outras duas camadas, com menos gotas de lipídeo no citoplasma e são acidófilas pela abundância de lisossomas.
                                                2. REGIÃO MEDULAR- A medula da adrenal é composta de células poliédricas organizadas em cordões ou aglomerados arredondados, sustentados por uma rede de fibras reticulares.
                                                  1. Além das células do parênquima, há células ganglionares parassimpáticas. Todas essas células são envolvidas por uma abundante rede de vasos sanguíneos.
                                              Show full summary Hide full summary

                                              Similar

                                              INFLAMAÇÃO
                                              Ketlyn Caroline
                                              Sistema Digestório - Anatomia
                                              Teka Araujo
                                              Cromatografia
                                              Kléber Vinicius Paulino
                                              FÁRMACOS
                                              Kathy Matiello
                                              Simulado para a AV de Bases da Biomedicina
                                              Gabriel Barreto
                                              SETOR DE COAGULAÇÃO - Algumas definições
                                              Angélica Ferreira
                                              Anemia Falciforme: Abordagem Diagnóstica Laboratorial
                                              carvalhothaiza
                                              Exames físicos - Urinálise
                                              Lucas Mariz
                                              SISTEMA NERVOSO CENTRAL (SNC)
                                              Evelyn Viviani
                                              O córtex suprarrenal: cortisol
                                              Lucas Mariz