Módulo 2 - A Revolução Russa

Description

Mapa Mental sobre Módulo 2 - A Revolução Russa, criado por Lucas Fernandes Bigolin em 26/03/2021.
Lucas Fernandes Bigolin
Mind Map by Lucas Fernandes Bigolin, updated more than 1 year ago
Lucas Fernandes Bigolin
Created by Lucas Fernandes Bigolin over 3 years ago
71
0

Resource summary

Módulo 2 - A Revolução Russa
  1. Às véspera da revolução russa
    1. No final do século XIX, a população da Rússia era de cerca de 170 milhões de pessoas e os russos tinham uma economia basicamente agrária. Quase 85% da população vivia no campo, em condições bastante difíceis. Na primeira década do século XX, com a aceleração do processo de industrialização na Rússia, parte dos ex-camponeses encontrou emprego nas fábricas, mas isso não melhorou sua situação. A Rússia era comandada pelo czar, Os czares eram imperadores absolutistas que procuravam manter a população russa sob controle por meio da concentração do poder na figura do imperador. O czarismo existia desde o século XV. Já no século XIX, os czares criaram uma polícia política chamada de Okrana, que perseguia, prendia, executava ou expulsava do país aqueles que, de alguma forma, se manifestavam contrários à organização política vigente. Além das forças de repressão, os czares contavam com o apoio dos grandes proprietários de terras e da Igreja Católica Ortodoxa, que atribuía um caráter religioso.
      1. A oposição ao czarismo
        1. A oposição ao czarismo era composta por boa parte da população, que se organizaram em grupos como o Partido Social Democrata dos Operários, inspirados pelas ideais de Karl Marx, esse partido também tinha a presença de exilados políticos. Mas em 1903 esse grupo se dividiu em duas facções: os bolcheviques e os mencheviques.
          1. Bolcheviques: Liderados por Lênin, os bolcheviques propunham que operários e camponeses derrubassem o czarismo sem contar com a burguesia e implantassem diretamente o comunismo.
            1. A revolução e os resultados:
              1. Em 1905, milhares de pessoas decidiram fazer uma manifestação pacífica em frente ao palácio imperial na cidade de São Petersburgo, mas tal manifestação acabou em uma matança causada pelo czar, algo que enfureceu a população. Com isso a população obrigou ao czar dividir seu poder, algo que ocorreu mas logo foi revertido por ele mesmo. Após um tempo, o czar também resolveu entra na Primeira Guerra Mundial, o que foi o estopim para a revolução. Em fevereiro de 1917 a revolução foi liderada pelos mencheviques, mas suas formas de governo também não foram apoiadas pela população, o que levou à ocorrência da revolução de outubro de 1917 liderada pelos bolcheviques, onde Lênin, o líder dos bolcheviques, tomou ações que agradaram a população, assim o tornando o líder temporário da Rússia. Mas após 7 anos do governo de Lênin, ele veio a falecer, assim ocorrendo uma briga pela sua sucessão, os dois principais participantes, eram Trótski e Stalin. Sendo o vencedor Stalin, o novo líder da Rússia.
            2. Mencheviques: Liderados por Martov, os mencheviques defendiam uma aliança com a burguesia russa para derrubar o czarismo e estimular completamente o capitalismo na Rússia, criando condições para mais tarde haver a luta pelo comunismo.
      Show full summary Hide full summary

      Similar

      Diffusion and osmosis
      eimearkelly3
      Respiratory System
      bridget.watts97
      A2 Organic Chemistry - Reactions
      yannycollins
      Physics 1A - Energy
      Zaki Rizvi
      Poppies - Jane Weir
      Jessica Phillips
      Edexcel Additional Science Biology Topic 2- Life Processes
      hchen8nrd
      Biology (B2)
      Sian Griffiths
      The Circulatory System
      Shane Buckley
      Introduction to the Atom
      Sarah Egan
      Cells And Cell Techniques - Flashcards (AQA AS-Level Biology)
      Henry Kitchen
      1PR101 2.test - Část 6.
      Nikola Truong