Tipos de Textos

Description

Mind Map on Tipos de Textos, created by ana-leal13 on 22/05/2015.
ana-leal13
Mind Map by ana-leal13, updated more than 1 year ago More Less
Larissa Borela
Created by Larissa Borela almost 9 years ago
ana-leal13
Copied by ana-leal13 almost 9 years ago
26
0

Resource summary

Tipos de Textos
  1. Descrição: Um texto em que se faz um retrato por escrito de um lugar, uma pessoa, um animal ou um objeto. A classe de palavras mais utilizada nessa produção é o adjetivo, pela sua função caracterizadora.
    1. Narração: Modalidade em que se conta um fato, fictício ou não, que ocorreu num determinado tempo e lugar, envolvendo certos personagens. Refere-se a objetos do mundo real. Há uma relação de anterioridade e posterioridade. O tempo verbal predominante é o passado.
      1. Dissertação: Dissertar é o mesmo que desenvolver ou explicar um assunto, discorrer sobre ele. Dependendo do objetivo do autor, pode ter caráter expositivo ou argumentativo.
        1. Resenha: é um texto que serve para apresentar outro, que seja desconhecido do leitor. Resenha de livros é uma forma de crítica literária, em que um livro é analisado com base no conteúdo, estilo e mérito. Muitas vezes, a resenha é realizada em periódicos, como escola, trabalho ou online, essa revisão contém avaliações do livro com base no gosto pessoal.
          1. Resumo: apresentar o conteúdo de forma sintética, destacando as informações essenciais do conteúdo de um livro, artigo, argumento de filme, peça teatral, etc.
            1. Diferença entre resumo e resenha: Uma resenha é um texto onde existe a opinião crítica da pessoa que escreve em relação ao livro ou documento sobre o qual foi elaborada a resenha. Apesar de transmitir a opinião do escritor, a utilização da primeira pessoa em uma resenha não é recomendada. É importante referir que no caso da resenha descritiva, a opinião do autor pode não estar presente. Por outro lado, o resumo não contém a opinião (a não ser que se trate de um resumo crítico), e se trata apenas de uma síntese das principais ideias do livro ou documento.
              Show full summary Hide full summary

              Similar

              Gêneros Literários
              Larissa Borela
              Gênero Textual Notícia
              Thaisa Venancio
              Tipos de Textos
              elton pires
              Aulas Online de Português Reforço Escolar Online
              Seu Professor Online
              Tipologia Textual
              Gilberto Cordeiro
              Tipos de Textos
              ds042059
              Figuras de Linguagem
              Karen Cooper
              verossimilhança
              ANA REIS ANA
              Estrutura e Formação de Palavras
              Ananda Paiva
              Prosa romantica brasileira
              João Vitor Farias