Inteligência emocional

Description

Organização sobre eq
duarte neves
Mind Map by duarte neves, updated more than 1 year ago
duarte neves
Created by duarte neves over 3 years ago
2
0

Resource summary

Inteligência emocional
  1. Inteligência emocional é um conceito em psicologia que descreve a capacidade de reconhecer e avaliar os seus próprios sentimentos e os dos outros, assim como a capacidade de lidar com eles.
    1. A designação de inteligência emocional mais antiga remonta a Charles Darwin, que em sua obra referiu a importância da expressão emocional para a sobrevivência e adaptação. Embora as definições tradicionais de inteligência enfatizem os aspectos cognitivos.
      1. Em 1983, Howard Gardner, em sua teoria das inteligências múltiplas, introduziu a ideia de incluir tanto os conceitos de inteligência intrapessoal (capacidade de compreender a si mesmo e de apreciar os próprios sentimentos, medos e motivações) quanto de inteligência interpessoal (capacidade de compreender as intenções, motivações e desejos dos outros). Para Gardner, indicadores de inteligência como o QI não explicam completamente a capacidade cognitiva. Assim, embora os nomes dados ao conceito tenham variado, há uma crença comum de que as definições tradicionais de inteligência não dão uma explicação completa sobre as suas características.
        1. Salovey e Mayer definiram inteligência emocional como: "...a capacidade de perceber e exprimir a emoção, assimilá-la ao pensamento, compreender e raciocinar com ela, e saber regulá-la em si próprio e nos outros." (Salovey & Mayer, 2000).
          1. Goleman definiu inteligência emocional como: "...capacidade de identificar os nossos próprios sentimentos e os dos outros, de nos motivarmos e de gerir bem as emoções dentro de nós e nos nossos relacionamentos." (Goleman, 1998)
            1. Autoconhecimento emocional - reconhecer as próprias emoções e sentimentos quando ocorrem; Controle emocional - lidar com os próprios sentimentos, adequando-os a cada situação vivida; Automotivação - dirigir as emoções a serviço de um objetivo ou realização pessoal; Reconhecimento de emoções em outras pessoas - reconhecer emoções no outro e empatia de sentimentos; e Habilidade em relacionamentos interpessoais - interação com outros indivíduos utilizando competências sociais.
            Show full summary Hide full summary

            Similar

            Processos PMBOK 5ª edição
            Clenia Paradela
            Os cinco mandamentos da inteligência emocional
            Giselle Benzaquen
            Teste para a aula 02 - Gestão de Projetos
            Jizabely Atanasio
            AUMENTAR VENDAS DE CURSO
            jefra.li
            Projeto
            203182014
            Trânsito para o Ensino Fundamental
            Sintian Scxhmidt
            PORTIFÓLIO
            Cats Ita
            Projeto de Consultoria
            Luis Amaro
            Liera
            pedro.gitahy
            PROJETO DE PESQUISA
            grasiport