Romantismo

Description

Literatura
Vitoria Arsego
Mind Map by Vitoria Arsego, updated more than 1 year ago
Vitoria Arsego
Created by Vitoria Arsego about 3 years ago
41
0

Resource summary

Romantismo
  1. O Romantismo foi um movimento estético e cultural que revolucionou a sociedade nos séculos XVIII e XIX, deixando para trás valores clássicos e inaugurando a modernidade nas artes.
    1. As obras românticas baseavam-se, então, em valores da burguesia, classe social que substituía a elite absolutista em diversos países
      1. Centenas de autores fizeram parte da arte romântica. Dentre eles, temos os escritores: Goethe, da Alemanha; Lord Byron, da Inglaterra; Camilo Castelo Branco e Almeida Garret, de Portugal; Victor Hugo, da França; Gonçalves Dias, Álvares de Azevedo, Castro Alves e José de Alencar, do Brasil.
        1. O Romantismo, em cada país, tem suas particularidades, como o egocentrismo (o indivíduo é encarado como o centro do mundo); sentimentalismo exacerbado; nacionalismo; Idealização do amor e da mulher; tom depressivo (típico de diversos autores românticos, sendo facilmente encontrável, entre eles, um discurso que exalta a fuga da realidade, seja pela morte, seja pelo sonho ou ainda pela própria arte).
          1. O romantismo se destaca em 3 fases: Romantismo ultrassentimental: Obras como Os Sofrimentos do Jovem Werther, do alemão Goethe, ou ainda alguns poemas de Lord Byron, da Inglaterra, apresentam um forte sentimentalismo, em geral depressivo, exaltando a morte ou a loucura como fugas de uma realidade desastrosa. No Brasil, Álvares de Azevedo pode ser lido como um autor que dialoga com essa tendência romântica.
            1. Romantismo social: Tendo como principal expoente o escritor francês Victor Hugo, autor de clássicos como Os Miseráveis e Notre-Dame de Paris (também conhecido como O Corcunda de Notre-Dame), essa vertente romântica é caracterizada por representar a miséria do povo e denunciar as mazelas sociais que ocorriam com as parcelas marginalizadas da sociedade.
              1. Romantismo nacionalista: Ainda sob influência de Victor Hugo, assim como dialogando com fatos históricos fundamentais para compreender os séculos XVIII e XIX (tais como a Revolução Francesa ou, no Brasil, a chegada da Família Real em 1808), diversos autores construíram obras com forte tom nacionalista. O movimento indianista brasileiro, produzido por autores como Gonçalves Dias e José de Alencar, dialoga com essa tendência.
              2. Os principais fatos históricos que se relacionam com o Romantismo são: Revolução Francesa (1789-1799); Invasão de Portugal pelas tropas de Napoleão Bonaparte (1807); Chegada da Família Real ao Brasil (1808); Independência do Brasil (1822).
                1. As principais obras do Romantismo, em cada país, são: ⇒ (Alemanha) Goethe Os Sofrimentos do Jovem Werther (1774) ⇒ (França) Victor Hugo Os Miseráveis (1862) Notre-Dame de Paris (1831) ⇒ (Inglaterra) Lord Byron Don Juan (1824) ⇒ (Portugal) Almeida Garrett Viagens na minha terra (1846) Camilo Castelo Branco Amor de Perdição (1861)
                  1. Outras Principais Obras: (Brasil) Gonçalves Dias Segundos Cantos (1848) Últimos Cantos (1851) Os Timbiras (1857) Cantos (1857) Álvares de Azevedo Lira dos Vinte Anos (1853) Noite na Taverna (1855) Cassimiro de Abreu Primaveras (1859) Castro Alves Espumas Flutuantes (1870) Os Escravos (1883) José de Alencar O guarani (1857) Iracema (1865) Til (1871) Senhora (1875)
                    Show full summary Hide full summary

                    Similar

                    LITERATURA: ROMANTISMO (INTRODUÇÃO)
                    jhonathannicolas
                    Literatura Brasileira
                    Alessandra S.
                    Períodos literários brasileiros
                    GoConqr suporte .
                    Gêneros Literários
                    Larissa Borela
                    Literatura - Escolas Literárias
                    Amanda Destro
                    TROVADORISMO
                    Denise Teófilo
                    RESUMO DE LITERATURA (PARTE 1)
                    Ana Loss
                    Quinhentismo
                    Isadora Borges
                    Mapa conceitual - Parnasianismo no Brasil
                    Letícia Freato
                    MODERNISMO NO BRASIL
                    Carlos Moreira
                    De quem é a frase?
                    Liciane Brun