Espermatogênese e Ovogênese

Description

Mind Map on Espermatogênese e Ovogênese, created by Lucas Daniel on 16/04/2021.
Lucas Daniel
Mind Map by Lucas Daniel, updated more than 1 year ago
Lucas Daniel
Created by Lucas Daniel about 3 years ago
18
1

Resource summary

Espermatogênese e Ovogênese
  1. São os nomes dados ao processo em que ocorre a produção dos gametas masculinos (espermatozóides) e femininos ( ovócitos II). Para que esses processos ocorram é necessário que, antes tenham acontecido dois tipos de divisão celular, nomeados como mitose e meiose. Mitose é um processo onde as células dão origem a duas outras células com o mesmo número de cromossomos, já a meiose produzem mais células e com metade de cromossomos.
    1. A espermatogênese é formada por células germinativas, denominadas PGCs.
      1. As PGCs são células que estão no saco vitelinico entre a quarta e sexta semana da gestação. Onde são formadas as células gaméticas masculinas que ficaram em estado latente até a puberdade.
        1. A divisão da espermatogênese é formada em 4 períodos: período germinativo, de crescimento, de maturação e espermiogênese.
          1. Onde na 1° as PGCs se dividem em processo de mitose, na 2° as espermatogônias aumentam seu citoplasma e passam a ser chamados de espermatócitos primários. Na 3° cada espermatócito passa pela divisão meiótica, dando origem aos espermatócitos secundários passando a ser haplóides, nessa fase ainda ocorre outra meiose fazendo com que os espermatócitos deem origem a quatro espermátides haplóides. e na última fase, as espermátides são transformadas em espermatozoides .
      2. A ovogênese é formada por células germinativas denominadas PGCs.
        1. A partir dessas células formam- se as células gaméticas feminina, a ovogênese tem inicio no 5° mes do feto e tem seu ciclo completado na puberdade.
          1. Diferentemente da espermatogênese, ovogênese tem apenas 3 períodos: etapa proliferativa, de crescimento e de maturação.
            1. No 1° as PGCs passam diversos mitoses, originando várias células denominadas ovogônias. No início do 2° as ovogônias crescem para se formar ovócito primário, que ocorre antes do nascimento e também começa a primeira meiose, mas é interrompida na prófase 1, sendo completado na puberdade. A última etapa só acontece após a puberdade, onde depois os ovócitos completam a maturação originando um ovócito secundário que inicia uma segunda meiose e é interrompida até acontecer uma fertilização.
        2. Os hormônios fazem o papel de mandar mensagens pelos organismos e geralmente são secretados pelas glândulas, onde são transportadas pela corrente sanguínea que essas moléculas chegam ao destino e ativar ou inibir alguma ação pela retroalimentação, termo usado para se referir a o que a glândula fará.
          1. A espermatogênese, possui 3 hormônios: a testosterona que uma de suas ações é regular a fertilidade, o luteinizante que estimula a produção de testosterona e o folículo estimulante regula a produção dos espermatozoides.
            1. Nas mulheres, os hormônios começam a aflorar a partir da menarca que é o início da menstruação e termina com a menopausa, fim da menstruação, possuindo um ciclo de 28 dias para os hormônios, após 5 dias do começo da menstruação, é liberado um o hormônio liberador de gonadotrofina que ao se encontrar com uma glândula pituitária, faz com que comece a secretar os hormônios luteinizantes e folículo estimulantes, que terão como alvo os ovários para agir, dependendo do o hormônio liberador de gonadotrofina na glândula pituitária, é controlado a descamação do endométrio uterino.
              1. A gametogênese também é formada pelos órgãos que são locais de criação das células reprodutoras, armazenamento das células e por onde serão excretadas.
                1. Na gametogênese masculina, o testiculo é o local onde a espermatogênese acontece. Esse órgão, possui dentro os túbulos seminíferos que seria onde a formação dos espermatozoides é feita. Nas paredes dos túbulos, possui células de Sertoli que fornecem nutrientes e energia para as células germinativas que também estão nas paredes. As células de leydig estão na parte externa da parede, possuindo função endócrina.
                  1. Na gametogênese feminina as células germinativas estão nos folículos de Graaf onde se produz hormônios que ajudam as células germinativas. A cada ciclo de 28 dias é um folículo ovariano inicia seu processo de maturação, sendo alternado, no processo de ovulação, os ovócitos secundários, passam a ser chamados de óvulos, que podem ser fecundados que acarretaria na segunda divisão meiótica e quando não é fecundado, o óvulo é degenerado.
              Show full summary Hide full summary

              Similar

              Gametogênese
              lucas onofre
              Gametogênese
              barbara goncalves
              Diffusion and osmosis
              eimearkelly3
              OCR AS Biology - Enzymes
              Chris Osmundse
              Geography Coasts Questions
              becky_e
              Main People in Medicine Through Time
              Holly Bamford
              Types and Components of Computer Systems
              Jess Peason
              Physics 1A - Energy
              Zaki Rizvi
              Longevidad y Envejecimiento Fisiológico
              Isaac Alexander
              2PR101 1.test - 9. část
              Nikola Truong
              Mapa Mental Planificación estratégica
              Verny Fernandez