A história da lingua portuguesa no Brasil

Description

Uma linha do tempo sobre a história da língua portuguesa no Brasil.
Sil Mana Vana
Mind Map by Sil Mana Vana, updated more than 1 year ago More Less
Sil Mana Vana
Created by Sil Mana Vana almost 9 years ago
Sil Mana Vana
Copied by Sil Mana Vana almost 9 years ago
14
0

Resource summary

A história da lingua portuguesa no Brasil
  1. 1500- Portugueses chegam ao Brasil onde habitavam cerca de 5 milhões de índios,os dois principais: Jê (Brasil central) e tupi-guarani (litoral)
    1. 1530- Se da a entrada oficial da língua Portuguesa no Brasil com a criação das vilas São Vicente (1532) e Salvador (1549)
      1. Colonizadores adotam idiomas indígenas,depois surgem as línguas gerais,próximas as línguas dos índios.
        1. 1538- Africanos trazem sua cultura também influenciando a língua portuguesa. Surgem línguas como o Quicongo e Quibundo.
          1. 1580- A língua geral paulista,de base tupi-guarani,é registrada por expedicionários. Os jesuítas e bandeirantes são responsáveis por difundi-la.
            1. 1700- Surge a língua geral Amazônica, de base Tupinambá. Nasce o dialeto de Minas,que mistura o português com a língua evé-fon ( falada por negros que viviam nas costas das minas na Africa.
              1. 1759- O Marquês de Pombal promulga uma lei para impor o uso do Português. No entanto as três línguas,Tupi,Africanas e Português coexistem por muito tempo.
                1. 1808- A chegada da família real Portuguesa marca a difusão da língua Portuguesa.. com a criação da Biblioteca Real e das escolas de Direito e Medicina. O fim da proibição da existência de gráficas possibilita o surgimento de jornais e revistas e a massificação de uma maneira de falar.
                  1. 1850- Imigrantes chegam ao Brasil e dão início a urbanização, há a intensa assimilação do português popular pelo culto,e a incorporação do "estrangeirismo".
                    1. 1922- A semana da arte moderna leva o Português para as artes. Ao mesmo tempo, os imigrantes vão para a cidade e o rádio e as novidades urbanas chegam até o campo. Assim, as variedades lingüísticas passam a se influenciar mutuamente.
                      1. 1950- Com o advento da TV, o americanismo chega ao Brasil e, com ele, novos termos. A criatividade na fala e nas manifestações artísticas movimentam o mundo das palavras. Expressões populares ganham a boca de todos, como “acabar em pizza” e “jogar a toalha”.
                        1. 1980 A Constituição de 1988 garante o direito de índios e negros residentes de antigos quilombos (local onde viviam escravos fugidos) preservarem seu idioma. Atualmente mais de 220 povos indígenas falam cerca de 180 línguas no território brasileiro.
                          1. 1990 A entrada da TV em mais de 90% dos lares acaba com o isolamento lingüístico, mas as comunidade reagem às influências, absorvendo, adaptando ou rejeitando-as, mas sempre mantendo sua identidade. Surgem leis contra o analfabetismo. Nasce o internetês.
    Show full summary Hide full summary

    Similar

    Seminário Romantismo
    Rayane Isabely
    CHEMISTRY C1 1
    x_clairey_x
    GCSE Biology, Module B4
    jessmitchell
    Unit 2 flashcards
    C R
    Conferences of the Cold War
    Alina A
    GRE Verbal Reasoning Vocabulary Flashcards 3
    Sarah Egan
    Periodic table - full deck of element symbols
    Derek Cumberbatch
    Mga Tauhan ng Ibong Adarna
    mark.sy7054
    The Skeleton and Muscles
    james liew
    Power and Conflict Poetry
    Charlotte Woodward
    PSBD/PSCOD/ASSD-New
    Yuvraj Sunar