PALAVRAS-CHAVE, CONCEITOS, HIPÓTESES E OBJETIVOS DO GRUPO 1-MÍDIAS

Description

PALAVRAS-CHAVE, CONCEITOS, HIPÓTESES E OBJETIVOS DO GRUPO 1-MÍDIA
Pólo Cezarina
Mind Map by Pólo Cezarina, updated more than 1 year ago
Pólo Cezarina
Created by Pólo Cezarina almost 9 years ago
127
0

Resource summary

PALAVRAS-CHAVE, CONCEITOS, HIPÓTESES E OBJETIVOS DO GRUPO 1-MÍDIAS
  1. PALAVRAS-CHAVE
    1. INTEGRAÇÃO
      1. INCLUSÃO
        1. ORIENTAÇÃO PEDAGÓGICA
          1. Recursos pedagógicos adaptados
            1. Tecnologia assistiva
              1. IHM- INTERFACE HOMEM MÁQUINA
                1. Acessibilidade
                  1. CONCEITOS
                    1. INTEGRAÇÃO: A integração nos induz a acreditar que podemos escolher quais seres humanos têm direito a estar nas escolas, nos parques de diversões, nas igrejas, nos ambientes de trabalho, em todos os lugares. Neste processo de inserção seriam pequenos ajustes como adaptar uma calçada, um banheiro ou até receber uma criança com deficiência mental na sala de aula, mas só se ela pudesse “acompanhar a turma”.
                      1. INCLUSÃO: Diz respeito ao ato de proporcionar as mesmas oportunidades para todas as pessoas independente de deficiência, classe social, cor ou falta de acessibilidade, etc. É a luta por direitos iguais para todos. São pessoas que possuem algum tipo de deficiência e não podem participar do ensino regular e também igual oportunidade no mercado de trabalho, por não serem consideradas capazes de realizar as mesmas funções como qualquer outro ser. E outra evidência são por motivos como: condições socioeconômicas, gêneros, raças e falta de acesso a tecnologia ( exclusão digital). E para que se faça a sua inclusão de pessoas com alguma deficiências ao mundo tecnológico, muitas escolas estão adotando projetos que permitam a esses alunos um melhor entendimento e comunicação com as mídias de forma mais versátil e acessível as suas dificuldades.
                        1. ORIENTAÇÃO PEDAGÓGICA: O orientador pedagógico supervisiona o trabalho dos educadores visando garantir a qualidade do ensino. Também está atento a aperfeiçoar as práticas educacionais de acordo com o Projeto Político Pedagógico da escola.
                          1. RECURSOS PEDAGÓGICOS ADAPTADOS: são soluções pensadas, pesquisadas e desenvolvidas com o objetivo de minimizar as limitações funcionais, motoras e sensoriais do aluno especial proporcionando melhores condições para a construção e desenvolvimento de seu aprendizado. Para que possa se obter um melhor resultado neste processo de desenvolvimento dos recursos pedagógicos é necessário que haja envolvimentos interdisciplinares de profissionais capacitados e interessados no projeto, entendendo situação, gerando ideias, escolhendo alternativas, representando ideias, construindo objetos, avaliando o uso e acompanhando o uso dos recursos desenvolvidos.
                            1. TECNOLOGIA ASSISTIVA: diz respeito ao conjunto de recursos que podem oferecer ao portador de necessidades especiais maior independência no desenvolvimento de atividades cotidianas promovendo assim maior inclusão do indivíduo em sociedade. Portanto o conjunto desses recursos, práticas, itens que fornecem maior qualidade de vida para o portador de deficiência denominado tecnologia assistiva se faz primordial em nossa sociedade.
                              1. IHM-INTERFACE HOMEM MÁQUINA: Nome dado ao canal de comunicação utilizado para interação do homem com a máquina visando um objetivo. Conjunto de comandos de controle utilizados em um sistema operacional podendo ser gráfico, acústico ou táctil. Parte integrante do mecanismo de interação de atuação humana.
                                1. ACESSIBILIDADE: corresponde á ação de tornar acessível os recursos, produtos e serviços disponíveis em sociedade. Como, por exemplo, a existência de rampas de acesso, banheiros adaptados, livros disponíveis em Braile, a possibilidade de haver intérprete de Libras nas escolas, etc.
                                  1. HIPÓTESES
                                    1. A inclusão de alunos com algum tipo de deficiência ainda tem sido uma grande problemática, porque muitas partes da sociedade com destaque a escolas não tem tido uma fortes de recursos adaptados as necessidades destes educandos;
                                      1. É preciso mais formação e preparo para a comunidade escolar para que o cumprimento da lei que garante a inclusão seja realizado com maior eficácia;
                                        1. OBJETIVOS
                                          1. Conhecer as tecnologias assistivas que estão sendo desenvolvidas no meio educativo;
                                            1. Buscar informações que possam servir de fonte para projetos que possam oferecer à pessoa com deficiência maior independência, qualidade de vida e inclusão social. Com o objetivo de proporcionar ao aluno especial a ampliação de sua comunicação, mobilidade, controle de seu ambiente, habilidades de seu aprendizado, trabalho e integração com a família, amigos e sociedade.
                                              1. Conhecer os propósitos/objetivos da escola inclusiva e os métodos já utilizados para deficientes visuais de forma a entender e propor as mudanças que são necessárias neste modelo educacional inclusivo.
                                                1. Encontrar Metodologias de ensino utilizadas com o auxilo das tecnologias que promovam o ensino e dinamizem o aprendizado para todos os alunos, principalmente o aluno com deficiência visual.
                                                2. A concepção inclusivista de alunos com necessidades especiais propõe que os membros envolvidos mobilizem um conjunto de recursos cognitivos (saberes, habilidades e informações) a serem utilizados com pertinência e eficácia para desenvolver habilidades específicas na construção da proposta de uma tecnologia assistiva para a inclusão de alunos especiais.
                                                  1. No atual contexto do sistema educacional brasileiro o grande desafio de desenvolver sistemas educacionais que sejam inclusivos e com boa qualidade convive alguns outros desafios igualmente significativos: a recusa de matrículas na rede pública e privada de alunos especiais, apesar de a legislação garantir este direito; a perspectiva de gestores e educadores em geral de que a inclusão de estudantes especiais depende somente de recursos, meios e profissionais externos à escola; a falta de clareza a respeito do novo papel das escolas e instituições especializadas no apoio as escolas da rede de ensino; a distância entre a formação inicial dos docentes e a real necessidade das escolas.
                                                    1. A falta de recursos e metodologias adaptadas em grande parte das escolas brasileiras tem causado demora no desenvolvimento da educação inclusiva;
                                                      1. Se torna cada vez mais frequente o uso de tecnologias no ambiente escolar. Porem utilizar a tecnologia na educação inclusiva pode ser um desafio, já que a maioria dos professores não conhecem metodologias que possam favorecer aprendizado generalizado.
                                                  Show full summary Hide full summary

                                                  Similar

                                                  Conceitos de Contabilidade
                                                  Alessandra S.
                                                  Conceitos de Contabilidade
                                                  Alessandra S.
                                                  Gerenciamento de Projetos - conceitos básicos
                                                  Luiz Fernando
                                                  Conceito de Marketing
                                                  Raquel Sargento
                                                  Glossário de Direito Empresarial
                                                  Daniella Paulino
                                                  Psicanálise
                                                  LucasEsmeraldo
                                                  Redes de Computadores
                                                  Deisi Wegermann
                                                  Geografia C - Conceitos
                                                  Departamento 4 ESMA
                                                  CONCEITOS DE CONSTITUIÇÃO
                                                  GoConqr suporte .
                                                  Fotografia
                                                  Marcio A F Duarte
                                                  Tecidos Vegetais
                                                  Graziele Monteir