Os Reinos cristãos e o Islã

Description

resumo: Os Reinos cristãos e o Islã
MARIA CLARA PIZZATO ANGI COSTA
Mind Map by MARIA CLARA PIZZATO ANGI COSTA, updated more than 1 year ago
MARIA CLARA PIZZATO ANGI COSTA
Created by MARIA CLARA PIZZATO ANGI COSTA almost 3 years ago
7
0

Resource summary

Os Reinos cristãos e o Islã
  1. Reconquista
    1. É verdade que alguns cristãos daquele período tiveram uma atitude mais construtiva em relação aos islamitas, procurando ir ao seu encontro com o evangelho e não com a espada. Tal foi o caso de alguns dos primeiros membros das novas ordens religiosas surgidas no início do século XIII, os franciscanos e os dominicanos.
      1. O mais célebre missionário aos muçulmanos foi o franciscano Raimundo Lull (c.1232-1315), de Palma de Majorca, que fez diversas viagens a Túnis e à Argélia. Todavia, o espírito predominante do período foi o de beligerância não só contra os muçulmanos, mas mesmo contra grupos cristãos dissidentes, como foi o caso dos cátaros ou albigenses, no sul da França, aniquilados por uma cruzada entre 1209 e 1229.
        1. Também data dessa época o estabelecimento da temida Inquisição. Na Espanha, a Reconquista tomou ímpeto no século XIII e a partir de 1248 os mouros somente controlaram o Reino de Granada. Nos séculos XII e XIII, nesse contexto de luta contra os mouros, houve o surgimento de Portugal como um reino independente.
    2. Cruzadas
      1. O progresso do Islã teve um impacto profundo no Cristianismo. Como vimos, a igreja oriental ou bizantina foi severamente enfraquecida e algumas áreas mais prósperas foram perdidas. A igreja ocidental ou romana voltou-se para o norte da Europa. Como resultado, o Cristianismo se tornou mais europeu, em vez de Ásia ou África.
        1. O processo de separação entre as igrejas grega e latina também se acelerou. Outro problema que os cristãos enfrentam é que suas atitudes em relação à guerra e ao uso da força mudaram. Desde o início, os cristãos aprenderam de Cristo e dos apóstolos a prática do amor e da tolerância no relacionamento com os outros.
          1. Agora, em um mundo cada vez mais hostil às suas crenças, eles finalmente abandonaram muitos de seus antigos valores e começaram a elaborar uma série de razões filosóficas e teológicas para legitimar a violência em alguns casos.
      2. Maria Clara Pizzato A.C. 1M
        1. advento do islamismo
          1. O Islã ou Islã foi estabelecido no início do século 7 pelo empresário árabe Muhammad (c.570-632). As recentes grandes religiões neste mundo são influenciadas pelo Judaísmo e pelo Cristianismo, mas ao mesmo tempo se opõem firmemente a ambos, alegando ser a revelação final de Deus (Alá).
            1. O Livro Sagrado do Islã, o "Alcorão" (Alcorão) foi originalmente revelado a Muhammad pelo próprio Allah, e Muhammad foi o último e maior profeta. A ideia básica do Islã está contida em seu nome - Islã significa "obediência total" à vontade de Deus e "muçulmano" é uma pessoa obediente.
              1. Os preceitos centrais desta religião incluem a recitação diária da confissão ("Não há Deus, senão Alá, e Muhammad é seu profeta") e a prática da caridade e do jejum, sendo este último especialmente importante durante o dia nos dias sagrados. Ramadã. A adoração é estritamente regulamentada.
          Show full summary Hide full summary

          Similar

          KEE3
          harrym
          C6 Flash cards
          Anna Hollywood
          Sports betting quiz
          slowplay.pocketa
          Mechanics
          james_hobson
          B7: Further Biology
          Matthew Law
          Chemistry (C1)
          Phobae-Cat Doobi
          GCSE REVISION TIMETABLE
          TheJileyProducti
          AQA GCSE Physics Unit 3 Mindmap
          Gabi Germain
          2.1.3 Software
          Lavington ICT
          maths notes
          grace tassell
          5 Big Ideas
          cassie_dodd