Gametogênese

Description

seminina e masculina
ISA LORENA PINTO DANTAS BEZERRA
Mind Map by ISA LORENA PINTO DANTAS BEZERRA, updated more than 1 year ago
ISA LORENA PINTO DANTAS BEZERRA
Created by ISA LORENA PINTO DANTAS BEZERRA over 2 years ago
11
0

Resource summary

Gametogênese
  1. Processo responsável pela formação dos gametas masculino e feminino (células haploides altamente especializadas e morfologicamente preparadas para a fecundação).
    1. Espermatogênese - processo de formação dos espermatozoides
      1. É um processo centrípeto, os espermatozoides são recrutados para entra em meiose, as células de Sertoli capitam o sinal por causa do sincronismo, e fazem uma nova junção de oclusão para pegar essas células, e digerem a junção, seguindo para realiza o processo da meiose.
        1. O processo meiótico é dividido em fases: Espermatogônias, Espermatócito I,Espermatócito II, Espermátedes e Espermátides
            1. Como o processo de formação é bem rápido, são formados algumas pontes citoplasmáticas, que ajudam na comunicação e nutrição, até a separação
              1. Processo de citodiferenciação pela qual espermátides se tornam espermatozoides:1. Formação do acrossomo 2. Condensação e alongamento do núcleo 3. Desenvolvimento do flagelo 4. Perda do excesso de citoplasma 5. Reposicionamento das mitocôndrias
            2. Ovogênese - Processo responsável pela formação do gameta feminino, o ovócito, que são células haploides, preparadas morfologicamente para a fecundação.
              1. Na Ovogênese, apenas uma célula germinativa vai formar apenas um ovócito viável e 4 glóblulos polares
                1. Fases da Ovogênese: a primeira fase é o período de multiplicação - a célula ovogônia vai se ploriferar varias vezes por mitose, depois entra em crescimento para entrar em meiose. Depois vem o período de crescimento, devido ao acúmulo de substâncias de reserva, ocorre a formação de um ovócito e um corpúsculo polar. E o por fim, o período de maturação, o ovócito seja fecundado, ela entra na meiose novamente e gera um óvulo e 3 corpúsculos polares.
                2. Na fêmea, outro processo ocorre em conjunto com a Ovogênese, a chamada de Foliculogênese, que é a formação dos folículos,que são estruturas que contém os ovócitos e a A medida que os folículos se desenvolvem, por estímulo do FSH, produzem quantidades crescentes de estrógeno.
                  1. Os tipos de folículos são, no Período pré-natal: Folículo primordial: Ovócito I circundado por uma camada de células foliculares achatadas e produzem o fator inibidor da meiose.
                    1. Estimulado hormonalmente (ativados) a continuar o desenvolvimento, forma-se o Folículo primário – ovócito I circundado por uma camada de células foliculares arredondadas (cubóides) e ai começa a formação das junções comunicantes, as junções passam para o ovócito o fato inibidor de meiose.
                      1. Ai as células foliculares continuam sendo estimuladas a crescer e começam a se dividirem e aumentar o número de camadas em volta do ovócito – estímulo do FSH. Forma-se o Folículo em crescimento – ovócito I envolto por duas ou mais camadas de células folicular, surge a zona pelúcida e as células da granulosa começam a diferenciar em teca interna e a mais distante teca externa.
                        1. Depois desses processos, as junções começam a liberar o fator para liberar a meiose, e o ovócito se torna o ovócito II e tem sua meiose interrompida na anáfase, com a expansão do antro, o Ovócito II localizado em um pedunculo das células da granulosa - o cumulus oophorus , e é envolto pela corona radiata e surgi o antro folicular forma-se o ovócito II e o primeiro corpúsculo polar e o MPF é ativado. Então tem a meiose interrompida novamente ate ser fecundado.
                          1. Dos restos do folículo que se rompeu (teca interna e externa, antro e células foliculares, além de fibroblastos e capilares) forma-se uma glândula endócrina – CORPO LÚTEO, que vai produzir o estrógeno e a progesterona

                Media attachments

                Show full summary Hide full summary

                Similar

                Visão geral do processo de Gametogênese
                Adriele Silva
                Gametogênese
                Mavi Cavalcante
                Gametogênese - Ovogênese
                Leyrick Emanuelle
                Gametogênese
                João Paulo Richa
                Processo de Gametogênese
                Mariana Presotto
                Visão geral do processo de Gametogênese
                Rubiana Biologia
                Visão geral do processo de Gametogênese
                mariana poderosa
                Visão geral do processo de Gametogênese
                mariana poderosa
                Processo de Gametogênese
                Liriel Miranda
                Visão geral do processo de Gametogênese
                Luana Cavalcanti
                Visão geral do processo de Gametogênese
                Eduarda Lins Couto