Orientação Profissional

Description

Mind Map on Orientação Profissional, created by Ana Cleane Alberto on 13/09/2021.
Ana Cleane Alberto
Mind Map by Ana Cleane Alberto , updated more than 1 year ago
Ana Cleane Alberto
Created by Ana Cleane Alberto over 2 years ago
33
0

Resource summary

Orientação Profissional
  1. A orientação profissional é um processo pelo qual o indivíduo é auxiliado a resolver dúvidas e desmistificar alguns 31 conceitos sobre muitas profissões. O conceito de orientação profissional define-se de antemão, pela sua denominação. Em se tratando de um processo, pode-se dizer que o indivíduo é orientado ou direcionado no caminho de uma ou mais profissões. De acordo com Bueno (2009), é um procedimento que se utiliza de técnicas para auxiliar o sujeito em sua vida pessoal, profissional e projetos futuros, oferece informações do sistema político, econômico e social, onde se dá sua escolha, como também promove o seu autoconhecimento.
    1. Teoria em Orientação Profissional
      1. Bock (2001) faz uma sistematização para situar como a Orientaç ão Profissional é entendida nos dias atuais. Inicialmente ele apresenta a classificação elaborada por Crites, que é utilizada por vários autores brasileiros.
        1. Abordagem de Orientação Profisional
          1. Todo o trabalho da orientação profissional deve ser fundamentado e referenciapráticado em torno de uma ou mais abordagens. Um requisito importante para que seja conduzido um processo dessa natureza, é a necessidade de uma base teórica, para direcionar o orientador à realização da prática.
        2. Segundo Bock (2001), as teorias não psicológicas consideram que a escolha profissional do indivíduo é causada por elementos externos a ele, como fatores econômicos, culturais e sociais. Elas descrevem o processo de inserção das pessoas no trabalho, mas não lhes mostram qualquer papel ativo, ou seja, descartam a possibilidade de "orientabilidade" do processo.
          1. TEORIA NÃO PSICOLÓGICA
          2. Bock (2000) afirma que as teorias psicológicas são aquelas que analisam os determinantes internos de escolha dos indivíduos. Sob esta perspectiva, o indivíduo teria papel ativo ou parcial e as condições sócio-econômica-culturais teriam uma função secundária no processo. Justamente por pressuporem participação ativa do sujeito, é que estas teorias são alvo de análise dos estudiosos.
            1. Teoria de Traço e Fator Segundo Bock (2001), a teoria traço e fator dá início à área de Orientação Profissional. Ela pauta sua ação e dá fundamento aos testes vocacionais, que, por mais criticados que sejam, ainda fazem parte do imaginário social, quanto à escolha da profissão, pois acredita-se que as aptidões, os interesses e os traços de personalidade são inatos.
              1. Teorias Psicodinâmicas Nas teorias psicodinâmicas, segundo Bock (2001), busca-se a explicação de como os indivíduos constituem sua personalidade e acabam se aproximando das profissões
                1. Teorias Desenvolvimentistas Estas teorias surgem a partir da década de 50, como alternativa à abordagem do traço e fator. Trazem uma crítica a idéia de "momento de escolha" e defendem a concepção de desenvolvimento vocacional, considerando que o indivíduo possui um ciclo de vida e a questão profissional perpassa-o como um todo, ou seja, os indivíduos desenvolvem-se vocacionalmente e este processo dura por toda a sua vida.
                  1. Teorias Decisionais Como afirma Bock (2001), as teorias decisionais importam pressupostos da Administração de Empresas e da Economia, visando à racionalidade das escolhas, portanto, a decisão deve ser fruto de análise minuciosa dos elementos que interferem no processo.
                    1. TEORIA PSICOLÓGICA
                    2. Nas teorias gerais, de acordo com Bock (2001), tenta-se entender a escolha profissional determinada ora por aspectos psicológicos, ora por aspectos sócio-econômicos, mas elas não formulam novas abordagens, apenas justapõem as anteriores.
                      1. TEORIAS GERAIS
                  Show full summary Hide full summary

                  Similar

                  Carreira em pauta
                  Larissa De Avila
                  Orientação Profissional
                  Vivian Alfradique de Carvalho Figuero
                  ORIENTAÇÃO PROFISSIONAL N1
                  Gabriela Geraldini Conrado
                  Sports betting quiz
                  slowplay.pocketa
                  Analysing Text
                  amberbob27
                  THE HEART labelled
                  offintowonderland
                  mcolby MITOSIS TEST
                  Melinda Colby
                  Ancient China - Glossary of Terms
                  Ms M
                  OCR A-Level Computer Science from 2015 - Chapter 8 (Applications Generation)
                  Tyrone Muriithi
                  CSA (115) ⊙ IITU 2017
                  Zhandos Ainabek