Corrida Espacial

Description

Mind Map on Corrida Espacial, created by Matheus Medeiros Nunes on 21/09/2021.
Matheus Medeiros Nunes
Mind Map by Matheus Medeiros Nunes, updated more than 1 year ago
Matheus Medeiros Nunes
Created by Matheus Medeiros Nunes over 2 years ago
497
0

Resource summary

Corrida Espacial
  1. Aconteceu entre 1957 e 1975 e foi travada entre Estados Unidos e União Soviética.
    1. A corrida espacial foi responsável por mobilizar altas quantias de dinheiro com o intuito de promover a exploração do espaço.
      1. Nela, soviéticos e americanos incentivaram o desenvolvimento científico, realizaram expedições tripuladas ao espaço, e, como ápice dessa disputa, foi organizada pelos americanos uma expedição que levou o homem à Lua.
      2. Principais acontecimentos
        1. Sputnik
          1. Os soviéticos deram o primeiro passo na corrida espacial e, em 4 de outubro de 1957, foi lançado o primeiro satélite em órbita, o Sputnik 1. Foi esse acontecimento que deu início à corrida espacial, e o Sputnik 1 funcionou na órbita da Terra durante 22 dias. Nesse período, o satélite enviou sinais de rádio que foram fundamentais para o estudo do planeta.
          2. NASA e Explorer
            1. Em resposta ao lançamento dos Sputnik 1 e 2 realizado pelos soviéticos, os Estados Unidos anunciaram o lançamento de seu próprio satélite artificial. Assim, os americanos lançaram o Explorer 1, no dia 31 de janeiro de 1958. Esse satélite foi responsável por descobrir uma região radiativa ao redor da Terra. Essa região ficou conhecida como Cinturão de Van Allen.
              1. O Explorer 1 parou de enviar sinais cerca de quatro meses depois e entrou na atmosfera somente em março de 1970. Em seguida, ainda como parte da reação americana aos lançamentos soviéticos, foi criada a National Aeronautics Space Administration, mais conhecida como NASA. Sua criação aconteceu no dia 29 de julho de 1958, durante o governo de Dwight D. Eisenhower (1953-1961). Tem curiosidade no assunto deste tópico? Leia nosso texto: NASA.
              2. Lunik
                1. Outro acontecimento importante da corrida espaço deu-se com o lançamento de Lunik 1, uma sonda que foi lançada em 2 de janeiro de 1959. Cerca de 34 horas depois, a sonda tinha passado pela Lua e, depois disso, entrou na órbita do Sol, sendo a primeira sonda a orbitar essa estrela. Uma segunda sonda foi lançada em 12 de setembro de 1959, e a terceira foi lançada no dia 4 de outubro de 1959.
              3. Sobre o fim da corrida espacial
                1. Considera-se o fim da corrida espacial, a missão conjunta realizada por americanos e soviéticos em 17 de julho de 1975. Na ocasião, uma nave americana e uma soviética acoplaram-se na órbita terrestre. As naves que participaram dessa missão conjunta foram Apollo 18, do lado americano, e Soyuz 19, do lado soviético.
                  1. Os astronautas envolvidos foram Thomas P. Stafford, Vance D. Brand, Donald K. Slayton, Alexei Leonov e Valeri Kubasov. Esse acontecimento marcou o fim da disputa espacial e deu início a um processo de reaproximação e cooperação científica entre as nações na questão espacial.
                Show full summary Hide full summary

                Similar

                GUERRA FRIA 2
                Renata Reis
                geopolítica e ordem mundial
                Mariana RV
                Corridas da Guerra Fria
                maria eduarda nepomuceno
                Guerra Fria
                ELLEN ABREU RIZZOLI
                Atividade de Revisão
                Amarildo Machado
                Art Movements
                Julia Lee
                Electromagnetism: Magnetic Flux Density & Magnetic Flux 2
                tatemae.honne
                Music symbols
                Sarah Egan
                Performance y Planificación de Vuelo
                Adriana Forero
                Část 3.
                Gábi Krsková
                Anatomie - sistemul digestiv 1
                Eugeniu Nicolenco