Mapa Mental da Administração. Eng Civil

Description

ADMINISTRAÇÃO 2021 G3 Aluno Jhonatan Henrique Ribeiro de Almeida. Faculdade de Engenharia Civil
Jhonatan Henrique
Mind Map by Jhonatan Henrique, updated more than 1 year ago
Jhonatan Henrique
Created by Jhonatan Henrique over 2 years ago
33
0

Resource summary

Mapa Mental da Administração. Eng Civil
  1. Por tanto, administração nada mais do que processos realizados para alcançar os objetivos definidos pela organização, define administração “como um processo de coordenação do trabalho dos membros da organização e de alocação dos recursos organizacionais para alcançar os objetivos estabelecidos de uma forma eficiente e eficaz”.
    1. Eficiência
      1. é minimizar a utilização dos recursos para alcançar os objetivos definidos
        1. Eficácia
          1. é maximizar os objetivos, ou seja, ir além do esperado.
          2. O processo de administração
              1. Planejar
                1. Especificação dos objetivos a serem atingidos; • Definição das estratégias e ações que permitam alcançá-los; • Desenvolvimento de planos que integrem e coordenem as atividades da organização
                2. organizar
                  1. Distribuir as tarefas e os recursos entre os membros da empresa; • Definir quem tem autoridade sobre quem; • Estabelecer quando e onde as decisões devem ser tomadas.
                    1. Dirigir
                      1. Liderar, motivar e coordenar os trabalhadores no desenvolvimento de suas tarefas e atividades; • Selecionar o canal de comunicação mais adequado; • Resolver conflitos entre os subordinados.
                      2. Controlar
                        1. Monitorar e avaliar o desempenho da organização; • Comparar os resultados da ação anterior com os objetivos planejados; • Corrigir os desvios encontrados.
                      3. Áreas funcionais
                        1. são agrupamentos de processos que juntos sustém o ciclo de vida de um recurso e possibilitam que os objetivos e missão da empresa sejam atingidos.
                          1. As áreas funcionais são espaços de administração dos recursos dentro de seu ciclo de vida.
                        2. ADmINISTrADorES
                          1. Os administradores são os responsáveis pela gestão das organizações. Entretanto é preciso estar atento, muitas das atividades e funções que os administradores exercem estão relacionadas com as funções básicas da administração, o P.O.D.C - planejar, organizar, dirigir e controlar.
                            1. Habilidades técnicas: aquelas relacionadas ao desempenho de funções ou trabalhos especializados dentro da organização; consistem no conhecimento, nos métodos técnicos e nos equipamentos para a realização de tarefas específicas.
                              1. Habilidades humanas: aquelas relacionadas ao tratamento com pessoas; consistem na capacidade e no discernimento para trabalhar com pessoas, compreendendo suas atitudes e motivações, exercendo a liderança.
                                1. Habilidades conceituais: as relacionadas à capacidade de ver a empresa como um todo; consistem na capacidade de compreender as complexidades da organização, de modo global, e promover o ajuste do comportamento dos seus participantes.
                                    1. Essas habilidades são exigidas na gestão das organizações, no entanto, conforme o nível organizacional (ou administrativo) em que o gestor se encontra, maior ou menor grau de conhecimento é exigido.
                            2. conceito de decisão
                              1. acreditar que tomar decisão seja algo fácil e simples. Não é. Já é de seu conhecimento o fato de estar inserido em um contexto de incertezas, portanto, achar que tomar uma decisão seja apenas decidir entre alternativas ou possibilidades, certo ou errado, direita ou esquerda, fazer ou não, está longe de ser isso.
                                1. Tomar decisão é um processo complexo que demanda a necessidade de levantamento de informações, analise de cenários e conjecturas a respeito das possibilidades de resultado.
                                  1. Quando da necessidade de tomar decisões, os administradores precisam levar em consideração o contexto ambiental no qual estão inseridos, para tanto precisam conhecer a disponibilidade de informações, em que tipo de ambiente estão e em que nível organizacional fazem, parte. Tudo isso interfere na tomada de decisão e remete a dois tipos diferentes de decisões: programadas e não programadas
                                    1. A tomada de decisão, ou processo decisório, é um procedimento de escolha entre alternativas. Elas podem ser de oportunidades ou de resoluções para adversidades que o negócio enfrenta. O objetivo principal da tomada de decisão é tentar mitigar as incertezas do empreendedor visando um crescimento saudável do negócio e mantê-lo competitivo no mercado. O processo de escolha é importante pois atua para que a organização obtenha a melhor das oportunidades apresentadas ou a mais eficiente solução das dificuldades notadas. É fundamental salientar que esse processo não garante que a escolha seja totalmente eficiente, ele apenas auxilia para que o momento de tomada de decisão seja o mais racional e estratégico possível.
                                      1. 5 tipos de tomada de decisão
                                        1. 1 Decisão baseada no instinto
                                          1. São as decisões tomadas sem pensar direito nas consequências e que surgem naturalmente. Um bom exemplo deste tipo de decisão pode ser encontrado quando um indivíduo escuta um barulho muito alto e tem a reação imediata de se proteger, mesmo que não haja nenhum perigo iminente. Na empresa, o gestor pode tomar uma decisão instintiva quando um profissional de sua equipe comete um erro e, por instinto, acaba assumindo a culpa sem pensar nas possíveis consequências. Infelizmente, como esse tipo de decisão é impensada, existe a possibilidade de que tudo saia errado. Por isso, essa certamente não é forma mais indicada de agir e tomar decisões.
                                            1. 2 Decisão baseada nas crenças conscientes
                                              1. Este tipo de decisão é mais responsável e racional, pois o gestor consegue analisar a situação antes de tomar a decisão que considera mais adequada. Dessa forma, ele consegue ponderar e pedir ajuda de outros profissionais, caso necessário. A partir da decisão baseada nas crenças conscientes, o gestor consegue utilizar suas experiências passadas e sua expertise para entender melhor o que deve ser feito e, assim, projetar novas experiências.
                                                1. 3 Decisão baseada nas crenças subconscientes
                                                  1. A tomada de decisão baseada na crença subconsciente é aquela tomada com base no que o gestor acredita ser verdade e que o acompanha desde a infância. Ao tomar este tipo de decisão, entretanto, é preciso ficar atento para que ela não seja estimulada por sentimentos e emoções que não são exatamente as mais adequadas para a situação.
                                                    1. 4 Decisão baseada em valores
                                                      1. Este tipo de decisão é baseada nos valores pessoais do gestor, ou seja, o que ele acredita ser certo e errado. Em geral, o processo decisório é guiado pelas crenças e por tudo o que o profissional vivenciou ao longo de sua jornada. Gestores com valores positivos certamente conseguem tomar decisões mais corretas, íntegras e coerentes, pois compartilham de sentimentos que lhe permite chegar a resoluções que beneficiam sua equipe e a empresa como um todo. Por outro lado, se o gestor possui valores negativos, ele tende a tomar decisões de forma parcial e que privilegiam apenas a si mesmo.
                                                        1. 5 Decisão baseada na intuição
                                                          1. As decisões tomadas com base na intuição são aquelas em que o gestor se guia pelos seus conhecimentos gerais, pelo que acha ser certo ou errado. Quando se tem uma intuição mais aguçada, é possível tomar decisões mais concisas e acertadas.
                                                            1. importante:
                                                              1. independentemente do tipo de decisão tomada, é preciso antes de qualquer coisa ser íntegro e correto, pensando sempre no bem comum.
                                          Show full summary Hide full summary

                                          Similar

                                          Engenharia
                                          robson kuskowski
                                          Introdução a Engenharia
                                          ismael-airoso
                                          Mapa Conceitual - Engenharia - Empreendedorismo e Inovação
                                          Nathan Kaiser
                                          ENGENHARIA CIVIL
                                          Nayara Gil
                                          Planejamento e Engenharia
                                          Rodrigo Luiz
                                          Desenvolvimento da engenharia e seus materiais.
                                          luizmax10
                                          Engenharia Econômica
                                          Lucas Danilo
                                          Perícia na Engenharia Civil
                                          joaoneto alves
                                          Produto de TI para Empresa de Engenharia
                                          andreylopes
                                          Engenharia Mecânica na Indústria do Entretenimento
                                          ingridlopes
                                          Física moderna
                                          GoConqr suporte .