O Classicismo

Description

Mind Map on O Classicismo, created by Lucas Cruz Vieira on 04/09/2015.
Lucas Cruz Vieira
Mind Map by Lucas Cruz Vieira , updated more than 1 year ago
Lucas Cruz Vieira
Created by Lucas Cruz Vieira over 8 years ago
32
1

Resource summary

O Classicismo
  1. CONTEXTO HISTÓRICO
    1. Na Europa surgiu um movimento artístico entre 1400 e 1650, conhecido nos dias atuais como Renascimento, esse nome foi dado pelo motivo da mesma buscar uma retomada nos ideais da Grécia antiga. Considerado o retrato vivo do Renascimento, o classicismo, apareceu por meio de um intercâmbio cultural entre o Oriente e o Ocidente na época.
    2. CARACTERÍSTICAS DO CLASSICISMO
      1. A obra clássica através da pintura traz a busca do homem universal, o homem clássico procura compreender a harmonia e se equilibrar entre razão e emoção, verdade e beleza. Já na literatura, buscando sempre perfeição, sugiram o soneto, o verso decassílabo e a oitava rima, tudo se deu início com o poeta português Sá de Miranda. Podemos ver a busca da perfeição numérica e estética em Os Lusíadas, de Camões, obras como esta são consideradas as mais importantes da escola literária.
        1. CARACTERÍSTICAS GERAIS DO CLASSICISMO
          1. Individualismo Universalismo Racionalismo Antropocentrismo Neoplatonismo Nacionalismo Paganismo Predomínio da razão Influência da cultura greco-romana Fusionismo: mitologia pagã e cristã Simplicidade, clareza e concisão Equilíbrio, harmonia e senso de proporção Mimese da natureza Soneto (2 quartetos e 2 tercetos) Versos com até dez sílabas métricas (estilo doce novo e Medida nova) Rimas consoantes, por vezes até ricas Compreender o básico do contexto histórico de escola literária é importante para quem se interessa por literatura, além do classicismo temos escolas como: barroco, romantismo, realismo, arcadismo, naturalismo.
      2. Principais Autores e Obras
        1. - Luís Vaz de Camões, Um dos maiores nomes da Literatura Universal, e certamente, o maior nome da Literatura Portuguesa. Escreveu poesias (líricas e épicas) e peças teatrais, porém sua obra mais conhecida e consagrada é a epopéia “Os Lusíadas” considerada uma obra-prima. Essa obra é dividida em 10 partes (cantos) com 8816 versos distribuídos em 1120 estrofes e narra a viagem de Vasco da Gama às Índias enfatizando alguns momentos importantes da história de Portugal. Outros escritores existiram, porém não tiveram tanto destaque quanto Camões, são eles: Sá de Miranda, Bernardim Ribeiro e Antonio Ferreira. O Classicismo terminou em 1580, com a passagem de Portugal ao domínio espanhol e também com a morte de Camões. Leia mais sobre os Escritores do Classicismo. Características de uma epopéia É escrita em versos. O tema é sempre grandioso e heróico e refere-se à história de um povo. É composta de proposição, invocação, dedicatória, narração e epílogo.
          1. OS LUSIADAS, de Luis de Camões
        Show full summary Hide full summary

        Similar

        The Digestive System
        cian.buckley
        Geometry Theorems
        PatrickNoonan
        Breaking Bad
        PatrickNoonan
        Data Structures & Algorithms
        Reuben Caruana
        AQA GCSE Physics Unit 2.2
        Matthew T
        AS Chemistry - Enthalpy Changes
        Sarah H-V
        Variation and evolution Quiz
        James Edwards22201
        GCSE AQA Biology 1 Quiz
        Lilac Potato
        The structure of the heart
        rachel_w
        AN ECONOMIC OVERVIEW OF IRELAND AND THE WORLD 2015/16
        John O'Driscoll
        Forces and motion
        Catarina Borges