LABFORTE

Description

Autores: LEUGI EDUARDO KANAMORI - 1701571688 NÍCOLAS CAMARGO BORBA - 2110200659 PAULA DE OLIVEIRA PEDROSO - 1801570428 YURA JOSÉ CALDEIRA DA SILVA - 161151894
Paula de Oliveira Pedroso
Mind Map by Paula de Oliveira Pedroso, updated more than 1 year ago
Paula de Oliveira Pedroso
Created by Paula de Oliveira Pedroso over 2 years ago
16
0

Resource summary

LABFORTE
  1. O ASSOCIATIVISMO
    1. Iniciou com uma associação de seis laboratórios que se reuniam para trocar experiências administrativas; realizar estudos de casos científicos e de tendências de mercado e implantar sistemas de qualidade.
      1. Logo eram doze empresas associadas. O pensamento de parceria fez com que os pequenos laboratórios se unissem e assim conquistassem resultados significativos, seja em redução do custos de insumos ou no acesso a processos de exames bioquímicos.
        1. Dificuldades iniciais
          1. Com fornecedores: Eles não eram favoráveis a essa ideia, pois acreditavam que as empresas trocassem informações sobre preços e outras condições mercadológicas, incorrendo numa guerra contra os fornecedores por melhores negociações.
            1. Aos poucos os fornecedores acabaram se rendendo ao modelo associativo e entenderam que trabalhar com um grupo de empresas acabava facilitando a logística, forma de pagamento e volume de venda dos produtos
            2. Entre os associados: estavam resistentes a troca de informações, demonstrando desconforto com a sensação de estar se unindo à concorrência.
              1. Esta resistência foi quebrada através de encontros, reuniões e muita dedicação à causa. Com a troca constante de informações, cada empresário buscou adquirir o melhor. O grupo aprendeu por meio de cursos feitos no Sebrae a confiar uns nos outros.
                1. Para os associados da Rede Labforte, o paradigma da concorrência foi quebrado através da união, amizade e da troca de experiências administrativas e científicas, o concorrente não é mais aquele que está do seu lado e vive as mesmas dificuldades, mas sim os grandes grupos econômicos que adentram no Brasil dia após dia.
        2. Uma das grandes conquistas do associativismo é o processo de eleição do presidente na Rede Labforte. Esta é feita por voto durante as assembleias periódicas, onde os interessados em conduzir a Rede manifestam-se, iniciando então, a votação democrática. Neste processo, completamente aberto e transparente já foram eleitos dois presidentes.
          1. Conforme o atual presidente da rede, Eduardo Borges “O associativismo é uma das formas mais inteligentes das empresas se perpetuarem em sua atividade. Desde os primórdios da administração, lá na Teoria da Burocracia, Max Weber já pregava que as corporações teriam dificuldade de permanecerem no mercado sem que houvesse uma união mais racional em sua atividade".
        3. A Labforte é uma rede bem-sucedida do setor de laboratórios do Estado da Bahia.
          1. Juntos, os trinta e nove associados conseguem competitividade no mercado, maior poder de barganha com fornecedores e aperfeiçoamento de seus sistemas de gestão e governança, formando o maior conglomerado de análises laboratoriais do Norte e Nordeste do Brasil.
            1. Todos os laboratórios cresceram mais que 12% ao ano, um crescimento acima da média nacional, que gira em torno de 7%.
              1. A intenção da Rede é associar pelo menos um laboratório em cada município com mais de 50 mil habitantes no estado da Bahia e obter independência dos grandes grupos econômicos que atualmente realizam alguns exames específicos. A Rede Labforte quer chegar em 2022 sendo a maior referência associativa no país, agregando valor aos diversos setores da economia.
          Show full summary Hide full summary

          Similar

          GCSE French Edexcel High Frequency Verbs: Second Set
          alecmorley2013
          Chemistry Regents - Bonding Theories and Polar Bonds Notes
          Ali Kane
          Revolutions and Turmoil: Russia 1905-1917
          Emily Faul
          The Periodic Table
          Catherine Kidd
          Marriage and Family Life - Edexcel GCSE Religious Studies Unit 3
          nicolalennon12
          AQA GCSE Physics Unit 2
          Gabi Germain
          PSBD TEST # 3_1
          yog thapa
          Fate in "Romeo and Juliet"
          Arianna Weaving
          1PR101 2.test - Část 14.
          Nikola Truong
          1PR101 2.test - Část 20.
          Nikola Truong
          Study tips/hacks
          Sarah Biswas