Desenvolvimento Humano III

Description

Mapa Mental referente a tudo que foi estudado até a G1 na disciplina de Desenvolvimento Humano III
Thayna Portal
Mind Map by Thayna Portal, updated more than 1 year ago
Thayna Portal
Created by Thayna Portal over 8 years ago
46
3

Resource summary

Desenvolvimento Humano III
  1. Desenvolvimento Humano é o estudo cientifico de mudanças que acontecem ao longo do ciclo da vida, envolvendo variáveis afetivas, sociais, cognitivas e biológicas. Desta forma, faz interface com diversas áreas do conhecimento como: biologia, psiquiatria, sociologia, antropologia, genética, ciência da família, educação, história e medicina. Essa interface também acontece com outras áreas da psicologia como: psicologia social, personalidade, cognitiva, psicanálise, entre outras.
    1. O desenvolvimento humano III especificamente estuda variáveis externas e internas dos indivíduos que levam as mudanças no comportamento na fase adulta, sendo respectivamente adulto jovem (20 a 40 anos), adulto intermediário (40 a 60 anos), adulto maduro (60 anos em diante), influenciando o processo biopsicossocial do individuo.
      1. Fase Adulto Jovem (20-40 anos). Essa fase passa por três papeis fundamentais: profissional, conjugal e parental.
        1. Desenvolvimento Físico: Entre os 20 e 30, tem mais tecido muscular, cálcio nos ossos, massa cerebral, visão, audição e olfato, capacidade de oxigenação e sistema imunológico mais eficiente. Recupera-se mais rápido! Auge da força, energia e resistência! Padrão: até os 40, quando a queda é mais significativa do que antes. Capacidade reprodutiva: mais risco de aborto aos 30 do que aos 20! Fertilidade diminui; mas no homem não há declínio... normalmente é uma fase tranquila, devido o sistema imunológico ser mais eficiente, porem ocorre muitas mortes por acidente, suicídio, homicídio, não tanto por doenças. No final dessa fase que normalmente começam aparecer doenças.
          1. Desenvolvimento Cognitivo: A inteligência geral aumenta. O pensamento é formal no inicio da vida adulta, no entanto, ao longo do período, vai ocorrendo mudanças na estrutura do pensamento, se tornando mais pragmático.
            1. Crise do Adulto Jovem Conforme Erick Erickson definiu como uma fase de intimidade X isolamento. Onde o jovem vai em busca de um amor, em busca do papal conjugal, caso isso não ocorra da forma de um apego seguro, o adulto pode entrar na fase do isolamento ou apresentar apego inseguro sufocante.
              1. Saúde mental: Maior risco de transtornos entre 25 e 44 anos (depressão, ansiedade, abuso substancias e esquizofrenia).
                1. O apoio social é fator que influencia na saúde e cognição. A tendência a se perceber o apoio como sendo “suficiente” relaciona-se com a segurança do apego básico do sujeito: quanto mais seguro o apego, maior nossa sensação de apoio social pode ser.
                  1. Desenvolvimento Psicossocial: Assumir seu lugar na sociedade: aquisição, aprendizado e desempenho de 3 papéis fundamentais: profissional, conjugal e parental. Primeiro emprego, ganhar dinheiro. Responsabilidades civis. Ruptura interna com os pais – mais completa autonomia; velhice dos pais: aposentadoria, doença ou morte.
                    1. Outro aspecto relevante é o tique-taque do relógio social, que atuam como postes de sinalização que nos informam sobre quais comportamentos são apropriados em determinada idade e cultura, sendo definidos como pontuais ou impontuais. Conforme o relógio social é estipulado que nessa fase ocorra á saída da casa dos pais (autonomia), a busca pela profissão, escolha conjugal, ter responsabilidades, parentalidade, ingressar em um curso superior, ou seja, é nessa fase que decidimos quem seremos posteriormente nas outras idades adultas.
                      1. Escolha do trabalho: influências da família; educação e QI; sexo e personalidade. A satisfação aumenta ao se dominar mais o trabalho.
                        1. O jovem adulto se torna fisicamente e psicologicamente independente de sua família nuclear. Há medida que domina papéis do início da vida adulta fica mais confiante e capacitado à individualidade.
                          1. Os que não casam: opção ou fontes alternativas de apoio (pais, trabalho). Pode-se pensar em um maior grau de riscos psicológicos. Sem filhos: há uma queda na satisfação conjugal.
                          2. Fase Adulto Intermediário (40-60 anos). Nessa fase os papeis mudam, a vida profissional e familiar tornam-se menos exigentes, há mais tempo para relações conjugal, para fazerem o que realmente gostam.
                            1. Desenvolvimento Físico: Há uma perda gradativa da memoria, visão, audição e capacidade reprodutiva. Há mais índices de morte por doenças crônicas e menor numero de mortes por homicídio e suicídio.
                              1. Crise do adulto Intermediário: Conforme Erick Erickson definiu como uma fase de generatividade X estagnação. Nessa fase o individuo tem a preocupação com tudo que pode ser gerado, desde filhos até ideias e produtos. Ele se dedica a geração e ao cuidado com o que ele gerou. É uma forma de valer todo o esforço de sua vida, de saber que tem um pouco de si nos outros. Caso essa transmissão não ocorra, o individuo acha que tudo que fez e tudo que não construiu não valeu a pena, devido não ter como dar prosseguimento, seja em forma de um filho, um sócio, uma empresa, uma pesquisa, etc.
                                1. Desenvolvimento Cognitivo: Habilidades mantidas ou ampliadas (vocabulário amplia, soluções mantêm-se).
                                  1. Saúde Mental: Nessa fase também ocorre a crise da meia idade, fato de dar-se conta da própria mortalidade, novas limitações físicas, mudanças de alguns papeis. Não são todos.
                                    1. Desenvolvimento Psicossocial: Papéis mudam; trabalho ao máximo; vida familiar e profissional menos exigentes; há mais tempo para relação conjugal ou de parceria. Satisfação conjugal aumenta na meia idade: diminui a sobrecarga de papéis; menopausa pode dar mais liberdade sexual; problemas se reduzem nas uniões intactas.
                                      1. Personalidade: Normalmente a personalidade do adulto intermediário não muda muito, a menos que ocorra uma grande mudança em sua vida
                                        1. Inteligência: A inteligência cristalizada (base de conhecimento) tende a aumentar, no entanto, a inteligência fluida (envolve capacidades de raciocinar rapidamente) tende a diminuir.
                                          1. Cuidado dos Netos e Pais: Muitos adultos intermediários apontando dificuldades com as mudanças de papeis de avós e pais. O conflito de papeis e sentimentos de ambivalência são especialmente intensos quando os avós tem que assumir uma função mais exigente, que seria, voltar a serem pais em tempo integral. Isso também se aplica também com o cuidado com os pais. Muitos filhos acreditam que cuidar dos pais é uma chance de retribuir os anos de amor recebidos por eles, no entanto, muitas vezes acabam influenciando em suas próprias vidas, devido terem que tentar manter um equilíbrio entre cuidar dos pais, cuidar se seus filhos (caso tenha), dar atenção ao esposo (a) e terem suas próprias vidas.
                                        Show full summary Hide full summary

                                        Similar

                                        Mapa Mental de GoConqr
                                        GoConqr suporte .
                                        Aplicações do Mapa Mental
                                        Alessandra S.
                                        Como criar um Mapa Mental
                                        GoConqr suporte .
                                        Como criar um Mapa Mental
                                        Alex Farias
                                        MAPA MENTAL
                                        luciano.silva
                                        Mapa Mental Profissional
                                        Sidnei Dias
                                        Hobbes, Locke e Rousseau
                                        Ricardo l.
                                        VESTIBULAR - DICAS
                                        Alessandra S.
                                        Como criar um Mapa Mental
                                        Alessandra S.
                                        RACIOCÍNIO LÓGICO
                                        Viviana Veloso
                                        Direito Penal
                                        ERICA FREIRE