2_AS ESCOLAS EDUCATIVAS E SUAS PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS

Description

RESUMO DE CADA UMA
margarete.valent
Mind Map by margarete.valent, updated more than 1 year ago More Less
margarete.valent
Created by margarete.valent over 8 years ago
margarete.valent
Copied by margarete.valent over 8 years ago
1
0

Resource summary

2_AS ESCOLAS EDUCATIVAS E SUAS PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS
  1. ESCOLA TRADICIONAL A linha tradicional de ensino teve a sua origem no século XVIII, a partir do Iluminismo. O objetivo era o acesso do indivíduo ao conhecimento. Foi considerada ultrapassada nas décadas de 60 e 70. Acreditam que a formação de um aluno crítico e criativo depende justamente do domínio dos conhecimentos consolidados. Reagem de forma individual Não existem atividades práticas que permitem aos alunos criar e construir sao com muita teoria. O professor uma espécie de "poder". A memorização e a repetição dos conceitos. As avaliações são por meio de provas, e medem a quantidade de informação que o aluno conseguem. São escolas rígidas e normativas de informação.

    Attachments:

    1. ESCOLA COMPORTAMENTALISTA Trouxe uma nova direção e um enfoque dentro da teoria administrativa (Teoria Clássica, Teoria das Relações Humanas e Teoria Burocrática).A Teoria Comportamental fundamenta-se no comportamento individual das pessoas. A Escola Comportamentalista se opõe a Escola de Relações Humanas e não aceita a visão romântica dos estudiosos da Escola de Relações Humanas.A sua fonte principal de inspiração é a psicologia behaviorista (comportamento) desenvolvida por Psicólogos.O modelo pedagógico é a pedagogias por objetivos.Identifica-se com o modelo de uma escola disciplinada,tendo como padrões elevados de eficácia.
      1. ESCOLA NOVA, foi um movimento de renovação do ensino, que surgiu no final do século XIX e ganhou força na metade do século XX. Exerceu grande influência nas mudanças promovidas no ensino na década de 1920, quando o país passava por uma série de transformações sociais, políticas e econômicas. As ideias político-filosóficas de igualdade entre os homens e do direito de todos à educação.O professor e visto como orientado do processo educativo.Os principais que regem as relações sociais na escola são:liberdade,atividade,individualidade e coletividade,relacionado entre si.O currículo contempla os aspectos da formação de uma pessoa.O professor conduz o processo de aprendizagem a partir da experiência do aluno,da observação,de atividades que insere a construção do aluno.
        1. Os críticos da Escola Nova acusaram o movimento de abrir mão dos conteúdos tradicionais e de não exigir nada dos alunos, aceitando apenas a sua espontaneidade.
        2. ESCOLA ATIVA -É um modelo escolar assentado na interação de todos os elementos que compõem a comunidade escolar.As relações pessoas são privilegiadas a uma preocupação em manter todos os canais de forma eficazes.Fortalece as propostas pedagógicas e as metodologias adequadas a da classe.Na relação professor e aluno,o professor remete-se para a posição de facilitador de um processo de aprendizagem que é de iniciativa do aluno.Formam o conjunto do todo .Criatividade,Organização do Currículo ,Proposta Pedagógica e avaliação que se da o processo de aprendizagem

          Attachments:

          1. O construtivismo parte da crença de que o saber não é algo que está concluído, terminado, e sim um processo de incessante construção e criação. Os símbolos produzidos pelo indivíduo e o universo das interações vivenciadas na sociedade. Assim, é a partir da atitude que se instituem a mente e a consciência, assim como os nossos pensamentos. Escrita, pois acredita que o aluno tem condições de se alfabetizar sem a ajuda de cartilhas e mecanismos que o induzem a decorar, repetir mecanicamente, declamar, transmitir e aprender o que já esta acabado.Parte-se da ideia de que a criança,antes mesmo de se alfabetizar no ambiente escolar,já descobriu como funciona o processo de aprendizado do alfabeto,como,por exemplo.ler do lado esquerdo para o direito.O construtivismo educacional é fruto da união das correntes pedagógicas mais recentes,uma versão estendida destes métodos
            1. Mestre e aprendizes atuam juntos na construção do conhecimento,assessorado pela incidência da problemática social mais atual e arsenal de saberes já edificados,patrimônio intransferível do ser humano. A metodologia construtivista conduz,assim, a uma nova visão de mundo,seja ele o cosmos ou universo das interações sociais.Piaget,um dos teóricos mais significativos deste método,acreditava no potencial da criança,no que ela traz em si enquanto herança de sua própria ação e de seu comportamento,o poder nela interiozado de observar as informaçoes obtidas do mundo exterior e acomodà-las,isto é alterar sua forma,para que assim ela entender a realidade na qual está inserida.Basicamente,o saber é sempre produzido pelo ato de construção,o qual deve sempre ser estimulado no aluno.
            Show full summary Hide full summary

            Similar

            NOÇÕES DE INFORMÁTICA
            Viviana Veloso
            Informática conhecimentos básicos
            thiago.tc3
            História da informática
            Renato Costa
            Informática Para Concursos - Conceitos Iniciais (Part. 1)
            ae.antunes
            Apresentação-O que é Lógica e como ela está interligada com a programação?
            Ketlen Dos Anjos
            Noções de Informática
            Carlos Jr Uchôa
            Informática Básica
            Neylor Farias Ma
            Informática de A a Z
            fabianomotta
            Informática - questões gerais
            António Mordido
            Introdução ao Microsoft Word
            Roberto Becker
            Informatica para Concursos - Hardware básico
            Rômulo Santos