Ambos, elétron e buraco, são portadores importantes nesse dispositivo.
Linha de carga
Annotations:
Quando este dispositivo (BJT) é polarizado com uma combinação simples de bateria-resistor, valores estacionário de Id e Vd são alcançados.
Quando a corrente iT (corrente do terceiro terminal) é aumentada resulta numa família de curvas id-vd, dependendo da escolha de iT (Gráfico da figura 5.2)
Para qualquer valor da corrente de controle iT no terceiro terminal, os valores Id e Vd (valores DC) são obtidos da linha de carga (gráfico da figura 5.2)
Amplificação
Annotations:
Se uma fonte AC é adicionada à corrente de controle, podemos alcançar variações de iD (corrente total) com pequenas mudanças em iT (corrente de controle)
Chaveamento
Annotations:
Um transistor bipolar de junção (BJT) pode operar como chave eletrônica, bastando para tal polarizá-lo de forma conveniente: corte ou saturação.
Cutoff
Annotations:
Quando está no corte, opera como um circuito aberto (chave aberta) entre o coletor e o emissor, de forma que Vd ≅ VCC.
Saturação
Annotations:
Quando um transistor está saturado opera como um curto (chave fechada) entre o coletor e o emissor de forma que Vd ≅ 0V
Transporte de carga
no BJT
Annotations:
(PNP) Um dispositivo de injeção de buracos eficiente é uma junção p+n diretamente polarizada.
(PNP) Se fizermos o lado n de uma junção polarizada diretamente ser o mesmo que o lado n de uma junção polarizada reversamente, obteremos um bon transistor pnp.
Com esta configuração, a injeção de buracos de p+n no centro da região n, fornece os portadores minoritários buracos para participar na corrente reversa através da junção pn
(PNP) A região n deve ser feita muito estreita se comparada ao comprimento de difusão dos buracos (caso do pnp), e o tempo de vida do buraco deve ser longo: Wb << Lp
(PNP) A corrente IE que atravessa a junção emissor-base deve ser composta quase inteiramente de buracos injetados na base, em vez de elétrons que cruzam da base para o emissor. Essa condição é satisfeita dopando-se levemente a base em relação ao emissor p+n.
(PNP) A corrente Ib é formada por 3 mecanismos dominantes:
1. Recombinação na base
2.Elétrons sugados para a base através da junção coletora reversamente polarizada
3. Elétons injetados na região emissora
*Os efeitos 1 e 3 podem ser reduzidos através do design apropriado do dispositivo.
Amplificação com
BJT
Annotations:
A ideia basica da amplificação com BJTs é a existência de uma neutralidade elétrica na região da base:
- Se aumentarmos o fluxo de elétrons na base o fluxo de buracos no emissor ( e por isso no coletor) deverá aumentar para manter a neutralidade de cargas. O mesmo acontecerá se diminuirmos o fluxo de elétrons na base.
A corrente no coletor é inteiramente composta pelos buracos injetados do emissor que não são perdidos pela recombinação.
Para um transistor eficiente B ( fator de transporte da base) e Gama (eficiência de injeção do emissor) devem ser próximos de 1.
Portadores minoritários
e correntes no BJT
Equação de difusão na
região da base
Determinação das
correntes nos terminais
Modelo do diodo
acoplado
Transistor efeito de campo de junção
(JFET)
Annotations:
o JFET é formado por três terminais:
- Fonte: por onde os elétrons entram;
- Dreno: de onde os elétrons saem;
- Porte: faz o controle da passagem de elétrons.
Envolve somente um tipo de portador majoritário (UNIPOLAR)
Pinch-off e Saturação
Controle pela porta
Característica
corrente-voltagem
Transistor efeito de campo
Metal-Isolante-Semicondutor (MISFET)