Teoria da Complexidade

Description

Mind Map on Teoria da Complexidade, created by isabella.deolind on 29/05/2016.
isabella.deolind
Mind Map by isabella.deolind, updated more than 1 year ago
isabella.deolind
Created by isabella.deolind almost 8 years ago
16
0

Resource summary

Teoria da Complexidade
  1. A teoria da complexidade entende que o grande problema da educação é a divisão entre áreas do conhecimento isoladas entre si. Ela visa a extinção desta “classificação das matérias”, passando-se assim a aproveitar o “espaço” entre elas.
    1. Os grandes precursores desta forma de organização de ideias foram o antropólogo, sociólogo e filósofo francês Edgar Morin
      1. Que aponta o paradigma cartesiano como o grande estigma do Ocidente
        1. A principal contribuição de Morin foi o alerta para a limitação causada pelo paradigma cartesiano, que propõe uma visão simplista e dualista do mundo, separando a realidade em “isto ou aquilo”, e criando mais e mais especializações ao longo do tempo. Morin acredita que a excessiva especialização conduz à perda de informações que poderiam ser descobertas se fossem estudadas com outros olhos.
        2. o físico teórico romeno Basarab Nicolescu, teorizador da transdisciplinaridade, e o matemático brasileiro ganhador da medalha Felix Klein, Ubiratan D’Ambrósio, pioneiro na área da etnomatemática.
          1. Os três são membros fundadores do CIRET (Centro internacional de pesquisas e estudos transdisciplinares), atualmente presidido por Nicolescu.
            1. Basarab Nicolescu, em sua obra O Manifesto da Transdisciplinaridade (1999), dispõe uma discussão a respeito da transdisciplinaridade. Para o autor, o modo fragmentado do ensino é prejudicial a aprendizagem.
              1. Nicolescu também apresenta a diferença entre os laços disciplinares. A pluridisciplinaridade tem por objetivo aplicar um conhecimento específico para várias disciplinas. Já interdisciplinaridade, propõe o compartilhamento metódico entre disciplinas. A transdisciplinaridade, por fim, apresenta o único meio pelo qual é possível interligar todas as unidades do conhecimento.
            2. Um dos pilares da aplicação da teoria da complexidade é a reaproximação das áreas exatas às humanas, aproveitando deste modo os métodos de uma na pesquisa da outra. Além desta aproximação entre matérias, o movimento propõe também das artes, literatura, poesia e experiências interiores às matérias formais.
            Show full summary Hide full summary

            Similar

            Antecedentes Históricos à Teoria da Complexidade
            professora.reicla
            Study Planner
            indibharat
            Cell Structure
            daniel.praecox
            Language Over Time
            ekimlauretta
            White Devil Critics
            rlshindmarsh
            Cell Structure
            megan.radcliffe16
            NeuroAnatomy
            أطباء 2020
            AQA AS LAW, Unit 1, Section A, Parliamentary Law Making 1/3
            Nerdbot98
            Certification Prep_1
            Tonya Franklin
            Study Plan
            Kundai Gee Ganjani
            Basic Immunology Principles
            Robyn Hokulani-C