Rochas magmáticas

Description

Rochas magmáticas
joana_pinto_202
Mind Map by joana_pinto_202, updated more than 1 year ago
joana_pinto_202
Created by joana_pinto_202 about 10 years ago
206
10

Resource summary

Rochas magmáticas

Annotations:

  • As rochas magmáticas formam-se pelo arrefecimento e pela cristalização do magma. Está intimamente ligada à mobilidade da litosfera e ocorre nos limites convergentes e divergentes das placas litosféricas.Os movimentos associados a determinadas condições de pressão e temperatura que condicionam a fusão das rochas.
  1. Consolidação de magmas

    Annotations:

    • O magma dado que é uma mistura complexa de materiais, ao arrefecer e solidicar forma associações distintas de cristais minerais. A cristalização ocorre a temperaturas desiguais, o que origina rochas de composições  diferentes. Pode-se afirmar que existe uma diferenciação magmática por cristalização fraccionada(realizada em tempos diferentes). 
    1. Factores que influenciam a cristalização
      1. Tempo
        1. Temperatura
          1. Agitação do meio
            1. Espaço disponível
              1. Natureza do próprio material.
            2. Estrutura cristalina

              Annotations:

              • A estrutura cristalina implica uma disposição ordenada dos átomos ou iões, que formam uma rede tridimensional que segue um modelo geométrico característico de cada espécie mineral. A rede é constituída por unidades de forma paralelepipédica que constituem a malha elementar ou motivo cristalino, que se repetem. Num cristal, os nós correspondem às partículas elementares, as fiadas são alinhamentos de partículas e os planos reticulares são planos definidos por duas fiadas não paralelas.
              • Por vezes, as partículas não chegam a atingir o estado cristalino. A textura fica desordenada, designando-se a matéria, nestas condições, por textura amorfa ou vítrea.
              1. Silicato

                Annotations:

                • A estrutura básica mais comum de todos os silicatos é o tetraedro (SiO4)4-. Os tetraedros não são electricamente neutros e os tetraedros vizinhos tendem a unir-se entre si por uma série de catiões, ou seja, têm tendência de se polimerizar.
              2. Isomorfismo e polimorfismo
                1. Isomorfismo

                  Annotations:

                  • (mesma forma) ocorre entre minerais de composição química diferente mas estrutura cristalina semelhante. A um conjunto de minerais isomorfos = série isomorfa ou solução sólida. Os cristais constituídos designam-se por cristais de mistura, misturas sólidas ou misturas isomorfas. Ex : Olivina, anortite, albite cálcio --> sódio
                  1. Polimorfismo

                    Annotations:

                    • (várias formas) refere-se a minerais que possuem composição química idêntica mas estruturas cristalinas diferentes. A grafite e o diamante são exemplos de minerais polimorfos (composição química de ambos = Carbono ).
              3. Magma

                Annotations:

                • O magma é rocha fundida, normalmente rica em sílica, com gases dissolvidos e alguns cristais. Origina-se da fusão parcial da porção inferior da crosta ou da porção superior do manto.
                1. Fomação

                  Annotations:

                  • Formam-se em zonas com actividade tectónica. Podem ocorrer em: - zona de afastamento de placas - zonas de colisão de uma placa continental com placa oceânica -zona de colisão entre duas placas continentais -zona de colisão entre duas placas oceânicas - zonas intraplacas
                  1. Rochas intrusivas, plutónicas, ou plutonitos

                    Annotations:

                    • ocorre em profundidade
                    1. Granito

                      Annotations:

                      • abundante no continente, norte do rio tejo, rocha clara
                    2. rochas extrusivas, vulcânicas ou vulcanitos

                      Annotations:

                      • rochas formadas á superfície.
                      1. Basalto

                        Annotations:

                        • abundante nos açores e madeira, rocha escura
                    3. Tipos de magma
                      1. Basáltico (pobres em sílica) <52%

                        Annotations:

                        • dão origem, por consolidação, aos fundos oceânicos. São expelidos principalmente em riftes e pontos quentes, tendo-se originado a partir de rochas do manto – peridotito. Se estes magmas solidificam em profundidade, dão origem a gabros e basalto.
                        1. Riolítico (ricos em sílica) > 65%

                          Annotations:

                          • formam-se a partir da fusão parcial da crosta continental e tendem a ser muito ricos em gases, em zonas de convergência de placas. Em profundidade, dão origem a granitos; à superfície ou perto dela formam riólitos.
                          1. Andesítico (composição intermédia) 52% e 65%

                            Annotations:

                            • formam-se nas zonas de subducção e relacionam-se com zonas altamente vulcânicas. A composição destes magmas depende da quantidade e tipo de material subductado. Quando solificam em profundidade, dão origem a dioritos; quando solidificam à superfície ou perto dela dão origem a andesitos.
                        2. Série de Bowen

                          Annotations:

                          • Série que traduz a sequência pela qual os minerais cristalizam num magma em arrefecimento. Segundo Bowen, existem duas séries de reacções que se designam, respectivamente, por série dos minerais ferromagnesianos (ramo descontínuo) e série das plagióclases (série contínua).
                          • anortite e albite = plagioclases
                          1. Diferenciação magmática

                            Annotations:

                            • Um só magma pode dar origem a diferentes tipos de rochas, visto ser constituído por uma mistura complexa que, ao solidificar, forma diferentes associações de minerais.
                            1. cristalização fraccionada

                              Annotations:

                              • Um dos processos envolvidos na diferenciação magmática é a cristalização fraccionada. Quando o magma arrefece, minerais diferentes cristalizam a temperaturas diferentes, numa sequência definida que depende da pressão e da composição do material fundido. A fracção cristalina separa-se do restante líquido, por diferenças de densidade ou efeito da pressão, deixando um magma residual diferente do magma original. Assim, um mesmo magma pode originar diferentes rochas.
                            2. Separação dos cristais e líquido residual

                              Annotations:

                              • - pressão comprime o local onde se formam os cristais, o líquido residual tende a escapar por pequenas fendas - Se os cristais são mais densos ou menos densos do que o líquido residual, eles deslocam-se para o fundo ou para o cimo da câmara magmática, respectivamente. Acumulam-se por ordem da sua formação e das suas densidades – diferenciação gravítica.
                              1. Características das rochas
                                1. Cor

                                  Annotations:

                                  •  Minerais como o quartzo, feldspatos e moscovite são minerais de cores claras e pouco densos, chamando-se minerais félsicos. (ricos em silicatos)
                                  • biotite, as piroxenas, as anfíbolas e a olivina, por serem ricas em ferro e magnésio, apresentam cores escuras e são designadas por minerais máficos. (ferromagnesianos)
                                  • Quando há predominância de minerais félsicos numa rocha, normalmente ácida, esta dizse leucocrata. Se tiver coloração intermédia, denominam-se por mesocratas.
                                  • Se os minerais predominantes forem máficos, a rocha é básica e designa-se por melanocrata.
                                  1. Textura

                                    Annotations:

                                    • É o aspecto geral da rocha resultante das dimensões, da forma e do arranjo dos minerais constituintes.
                                    •  Granular e faneritica – as dimensões dos cristais têm 1mm ou mais de diâmetro. Durante o arrefecimento lento do magma, a matéria organiza-se formando cristais relativamente desenvolvidos. Este tipo de textura é característico de rochas intrusivas. ex : granito, diorito, gabro
                                    • Agranular e afanitica – a maioria dos cristais têm dimensões microscópicas. Esta textura é característica de rochas resultantes da consolidação de magmas que ascendem rapidamente à superfície terrestre. ex : riolito, andesito, basalto
                                    1. Composição química

                                      Annotations:

                                      • Elemento dominante na constituição das rochas magmáticas é o silicio e apresenta-se na forma de óxido. (SiO2)
                                      • Rocha ácida - granito (&gt;65%) Intermédia - diorito  básica - basalto (entre 43 e 42) ultrabásica - peridotito (&lt;43%)
                                      1. Composição mineralogica

                                        Annotations:

                                        • minerais essenciais - presença confere carácter à rocha e determina a designação. minerais acessórios - não afectam o aspecto fundamnetal da rocha ocorrendo em quantidades diminutas.
                                2. Deformações das rochas

                                  Annotations:

                                  • Causas:  a maior parte das rochas da crosta apresentam deformações devido à ação de forças de pressão exercida pelo peso das camadas de rochas suprejacentes e tensões provocadas pela mobilidade das placas litosféricas.
                                  1. Tipos de forças de tensão

                                    Annotations:

                                    • - limites de tensão com movimentos convergentes (tensão compressiva) - limites com movimentos divergentes (tensão distensiva) - limites com movimentos transformantes (tensão de cisalhamento)
                                    1. Tipos de deformações

                                      Annotations:

                                      • - elástica ( deformação reversível desde que não seja utrapassado o limite de elasticidade) ex - borracha (fvolta á forma inicial)
                                      •  - plástica (deformações mantém mesmo quando deixa de existir tensão) deformação irreversivel - ex : plasticina
                                      • - rutura material fratura em resposta da tensão.) deformação irreversivel (ex:lapis)
                                    2. Falhas

                                      Annotations:

                                      • Comportamento frágil (nas rochas) frágil :Fraturam facilmente, sujeitas a pressões de baixa pressão e baixa temperatura - &gt; formação de falhas. Temperatura e Tensãi baixas. Proximo da superfície.
                                      • Uma falha é uma superficie de fratura ao longo da qual ocorre o movimento relativo dos blocos fraturados. Qualquer tipo de tensões - compressiva, distensiva, cisalhamento - pode induzir á formação de falhas em rochas com comportamento fragil.
                                      • menor distância entre dois pontos que estavam juntos antes da fractura e do respectivo deslocamento. Falha normal ou distensiva ( muro sobe, teto desce - placa separa-se.Falha inversa ou compressiva (muro desce, teto sobe) - colisão de placa.Falha de desligamento (blocos movimentam-se horizontal e paralelo à direção do plano da falha) - deformação de cisalhamento.
                                      1. Dobras

                                        Annotations:

                                        • Consiste no encurvamento das camadas originalmente planas (planos de estratificação)
                                        • Comportamento ductil : sofrem alterações de forma e volume, em condições de elevada temperatura e pressão, sem se fraturarem. Temperatura e Pressão altas, em profundidade.(ex:vidro em alta temperatura é ductil , com baixa temperatura é fragil)
                                    Show full summary Hide full summary

                                    Similar

                                    Biosfera
                                    joana_pinto_202
                                    G11-As Rochas
                                    Carolina Silva
                                    INCOMPLETO - Biologia e Geologia - Geologia 11º ano, parte IV - Ensino Secundário Português
                                    Heres Oliveira
                                    As moléculas orgânicas e inorgânicas
                                    Heres Oliveira
                                    Evolução biológica
                                    joana_pinto_202
                                    Biologia e Geologia - Geologia 10º ano, parte I - Ensino Secundário Português
                                    Heres Oliveira
                                    Geologia 10ºANO
                                    catarinacusca
                                    Glossário de Biologia
                                    GoConqr suporte .
                                    Sistema Respiratório - Biologia
                                    GoConqr suporte .
                                    Sistemas do Corpo Humano
                                    GoConqr suporte .