Estado Socialista\ Lênin\ Stalin\ .

Description

revolução Russa
Camila Freitas
Mind Map by Camila Freitas, updated more than 1 year ago
Camila Freitas
Created by Camila Freitas over 7 years ago
24
0

Resource summary

Estado Socialista\ Lênin\ Stalin\ .
  1. É um regime que não há diferenças de classes sociais
    1. O objetivo dos socialistas democratas é a “conquista dos poderes públicos”.
      1. Estado Socialista embora busque o Estado Social, busca principalmente uma desvinculação com o Capitalismo, com objetivo de Construir uma sociedade justa e igualitária, sem diferenças sociais.
        1. Meios de produção socializados: no socialismo toda estrutura produtiva, como empresas comerciais, indústrias, terras agrícolas, dentre outras, são de propriedade da sociedade e gerenciados pelo Estado. Toda riqueza gerada pelos processos produtivos é igualmente dividida entre todos.
      2. Lênin foi um revolucionário russo e um dos principais personagens da Revolução Russa de 1917. Como líder do Partido Comunista, sua ideologia influenciou pessoas em todo o mundo.
        1. Lênin denominou o primeiro período (1848 a 1871) de período de choques e revoluções.
          1. Lênin consolidou sua ideologia, acreditando e seguindo o marxismo, e passou a combater os populistas. Seu retorno definitivo e triunfal para Rússia ainda demoraria muito tempo para acontece
            1. Stalin significa, em russo, homem de aço. Após as prisões e deportações, Stalin se aproximou de Lênin e seu grupo que planejavam a Revolução Russa.
              1. Stalin foi o ditador russo que comandou a União Soviética até sua morte em 1953.
          2. Estado Nazista e Estado Fascista.
            1. O nazismo apoiava teorias como a hierarquia racial e o darwinismo social, sendo que os povos germânicos (chamados de raça nórdica) eram descritos como os mais puros da raça ariana e eram, portanto, vistos como a "raça superior".
              1. O movimento tinha como objetivo superar as divisões sociais para criar uma sociedade homogênea, ao mesmo tempo em que buscava unidade nacional e tradicionalismo.
                1. O Partido Nacional Socialista dos Trabalhadores Alemães (Nationalsozialistische Deutsche Arbeiterpartei, NSDAP) foi fundado em 5 de janeiro de 1919.
                  1. Em 1933, com o apoio das elites alemãs, Hitler tornou-se chanceler e os nazistas gradualmente estabeleceram um regime unipartidário e totalitário, onde judeus, opositores políticos e outros elementos vistos como "indesejáveis" eram marginalizados, escravizados, presos e assassinados.
              2. Fascismo é uma forma de radicalismo político autoritário nacionalista que ganhou destaque no início do século XX na Europa.
                1. Os fascistas procuravam unificar sua nação através de um Estado totalitário que promove a vigilância, um estado forte, a mobilização em massa da comunidade nacional, confiando em um partido de vanguarda para iniciar uma revolução e organizar a nação em princípios fascistas hostis a todas as vertentes do marxismo, desde o comunismo totalitário ao socialismo democrático.
                  1. O fascismo tomou emprestado teorias e terminologias do socialismo, mas aplicou-as sob o ponto de vista que o conflito entre as nações e raças fosse mais significativo, do que o conflito de classes e teve foco em acabar com as divisões de classes dentro da nação
                    1. Influenciados pelo sindicalismo nacional, os primeiros movimentos fascistas surgiram na Itália, cerca da Primeira Guerra Mundial, combinando elementos da política de esquerda com mais tipicamente a política de direita, em oposição ao socialismo, ao comunismo, à democracia liberal e, em alguns casos, ao conservadorismo tradicional.
              Show full summary Hide full summary

              Similar

              REVOLUÇÃO RUSSA
              Savio Andrade
              Manifesto Comunista
              deboracristine
              Rousseau
              annapaulaforesta
              Estado e questão social no capitalismo de monopólios
              Sérgio Souza
              POLÍTICA, PODER E ESTADO
              Alexandre Ramos
              Poder, Política e Estado
              Maria Antônia Wanderley Cunha Melo
              Crises e Totalitarismo
              Tamara Fernandes
              Estado, governo e administração pública
              Gustavo Soares de Castilho