EstatutoPessoaDeficiência

Description

TRE Estatut_Pessoa_Deficiência Mind Map on EstatutoPessoaDeficiência, created by Luci Gomes on 16/09/2016.
Luci Gomes
Mind Map by Luci Gomes, updated more than 1 year ago
Luci Gomes
Created by Luci Gomes over 7 years ago
3
0

Resource summary

EstatutoPessoaDeficiência
  1. LEI Nº 13.146, DE 6 DE JULHO DE 2015.
    1. Art. 1o É instituída a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência), destinada a assegurar e a promover, em condições de igualdade, o exercício dos direitos e das liberdades fundamentais por pessoa com deficiência, visando à sua inclusão social e cidadania.
      1. Esta Lei tem como base a Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência e seu Protocolo Facultativo, ratificados pelo Congresso Nacional
        1. Art. 2o Considerase pessoa com deficiência aquela que tem impedimento de longo prazo de natureza física, mental, intelectual ou sensorial, o qual, em interação com uma ou mais barreiras, pode obstruir sua participação plena e efetiva na sociedade em igualdade de condições com as demais pessoas.
          1. § 1o A avaliação da deficiência, quando necessária, será biopsicossocial
            1. I os impedimentos nas funções e nas estruturas do corpo; II os fatores socioambientais, psicológicos e pessoais; III a limitação no desempenho de atividades; e IV a restrição de participação.
            2. § 2o O Poder Executivo criará instrumentos para avaliação da deficiência
              1. Art. 3o Para fins de aplicação desta Lei, consideramse:
                1. I acessibilidade: possibilidade e condição de alcance para utilização, com segurança e autonomia, de espaços, mobiliários, equipamentos urbanos, edificações, transportes, informação e comunicação, inclusive seus sistemas e tecnologias, bem como de outros serviços e instalações abertos ao público II desenho universal: concepção de produtos, ambientes, programas e serviços a serem usados por todas as pessoas, sem necessidade de adaptação ou de projeto específico, incluindo os recursos de tecnologia assistiva; III tecnologia assistiva ou ajuda técnica: produtos, equipamentos, dispositivos, recursos, metodologias, estratégias,..
                  1. IV barreiras: qualquer entrave, obstáculo, atitude ou comportamento que limite ou impeça a participação social da pessoa, bem como o gozo, a fruição e o exercício de seus direitos à acessibilidade, à liberdade de movimento e de expressão, à comunicação, ao acesso à informação, à compreensão, à circulação com segurança, entre outros, classificadas em:
                    1. a) barreiras urbanísticas b) barreiras arquitetônicas c) barreiras nos transportes d) barreiras nas comunicações e na informação e) barreiras atitudinais f) barreiras tecnológicas
                      1. V comunicação:forma de interação dos cidadãos que abrange, entre outras opções, as línguas, inclusive a Língua Brasileira de Sinais (Libras), a visualização de textos, o Braille, VI adaptaçõesrazoáveis: adaptações, modificações e ajustes necessários e adequados que não acarretem ônusdesproporcional e indevido, quando requeridos em cada caso, VII elemento de urbanização: quaisquer componentes de obras de urbanização, tais como os referentes a pavimentação, saneamento, encanamento para esgotos, distribuição de energia elétrica e de gás, iluminação pública, serviços de comunicação, abastecimento e distribuição de água, paisagismo e os que materializam as indicações do planejamento urbanístico; VIII mobiliário urbano: conjunto de objetos existentes nas vias e nos espaços públicos, superpostos ou adicionados aos elementos de urbanização ou de edificação IX pessoa com mobilidade reduzida: aquela que tenha, por qualquer motivo, dificuldade de movimentação, permanente ou temporári
                        1. X residências inclusivas: unidades de oferta do Serviço de Acolhimento do Sistema Único de Assistência Social (Suas) localizadas em áreas residenciais da comunidade, com estruturas adequadas, XI moradia para a vida independente da pessoa com deficiência: moradia com estruturas adequadas capazes de proporcionar serviços de apoio coletivos e individualizados XII atendente pessoal: pessoa, membro ou não da família, que, com ou sem remuneração, assiste ou presta cuidados básicos e essenciais à pessoa com deficiência no exercício de suas atividades diárias XIII profissional de apoio escolar: pessoa que exerce atividades de alimentação, higiene e locomoção do estudante com deficiência e atua em todas as atividades escolares nas quais se fizer necessária XIV acompanhante: aquele que acompanha a pessoa com deficiência, podendo ou não desempenhar as funções de atendente pessoal.
              2. DO DIREITO AO TRABALHO
                1. Art. 34. A pessoa com deficiência tem direito ao trabalho de sua livre escolha e aceitação, em ambiente acessível e inclusivo, em igualdade de oportunidades com as demais pessoas.
                  1. § 1o As pessoas jurídicas de direito público, privado ou de qualquer natureza são obrigadas a garantir ambientes de trabalho acessíveis e inclusivos.
                    1. § 3o É vedada restrição ao trabalho da pessoa com deficiência e qualquer discriminação em razão de sua condição, inclusive nas etapas de recrutamento, seleção, contratação, admissão, exames admissional e periódico, permanência no emprego, ascensão profissional e reabilitação profissional, bem como exigência de aptidão plena.
                      1. § 4o A pessoa com deficiência tem direito à participação e ao acesso a cursos, treinamentos, educação continuada, planos de carreira, promoções, bonificações e incentivos profissionais oferecidos pelo empregador, em igualdade de oportunidades com os demais empregados.
                        1. § 5o É garantida aos trabalhadores com deficiência acessibilidade em cursos de formação e de capacitação.
                          1. Art. 35. É finalidade primordial das políticas públicas de trabalho e emprego promover e garantir condições de acesso e de permanência da pessoa com deficiência no campo de trabalho.
                            1. Parágrafo único. Os programas de estímulo ao empreendedorismo e ao trabalho autônomo, incluídos o cooperativismo e o associativismo, devem prever a participação da pessoa com deficiência e a disponibilização de linhas de crédito, quando necessárias.
                Show full summary Hide full summary

                Similar

                C2 - Formulae to learn
                Tech Wilkinson
                The Skeletal System - PE GCSE EdExcel
                naomisargent
                The Biological basis of Heart Disease
                Andrea Leyden
                Cell Structure
                megan.radcliffe16
                Romeo and Juliet: Key Points
                mbennett
                GCSE AQA Physics Unit 2 Flashcards
                Gabi Germain
                Organic Chemistry
                Megan Tarbuck
                French Revolution quiz
                Sarah Egan
                1PR101 2.test - Část 5.
                Nikola Truong
                Core 1.4 Developments in Modern and Smart Materials
                T Andrews
                Cuadro sinóptico de la función de la planeación
                Elliot Anderson